segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Dia dos Finados, os 64 mortos vitimas da Covíd-19 sem túmulos e sem chuvas.


Cruzeiro do Sul -Cemitério Jardim da Paz. Ala da Covid-19. 


Pela tradição da igreja católica dia 02 de novembro celebra-se o dia dos finados, dia em que as pessoas que perderam entes queridos visitam cemitérios e fazem orações pelos mortos.

Os serviços de limpeza e reformas dos 13 cemitérios em Cruzeiro do Sul foram efetuados pela Prefeitura, fizeram também pinturas dos 5 mil túmulos, segundo Igor Neves coordenador de limpeza do município realizaram melhorias na capela do Jardim da Paz e retiraram 3 toneladas de lixo dos cemitério Jardim da Paz e São João Batista.

2020 no mundo todo foram ceifadas por um vírus mortal mais de 1.201.000 no Brasil superou 160.000 óbitos, desses mortos o Acre teve 694  e Cruzeiro do Sul 64  que não resistiram a pandemia.

 Como ficou as visitas desses  mortos pelo mundo nos cemitérios?

Sorocaba, município de São Paulo não permitiu a entrada nos cemitérios municipais  particulares e públicos na cidade devido a Covid-19, Cruzeiro do Sul foi na contra mão e dispuseram de anuência para visitar no dia dos finados com familiares, amigos e conhecidos as pessoas amadas para rezarem e cumprirem com o rito, houve informação para evitar aglomeração.

A ala da Covi-19 é separada, não há túmulos construídos, um descampado com covas, uma cruz e coberto de barro, muito dolorido para os familiares que detém uma pessoa para velar, as visitas no dia dos finados são em áreas sem as "moradias" para descanso, toda a passagem dessa doença é dolorida.

Clamamos para a população de Cruzeiro do Sul que respeite as regras sanitárias, evitem aglomeração, usem máscaras e álcool em gel, se possui alguma comorbidade fique em isolamento social, não vamos contribuir para mais mortos, aos que participam como atores na politica, assumam a responsabilidade e não permitam eleitores em eventos promovidos descumprir as normas, não basta só reduzirmos internações e infectados, o foco é não morrer mais ninguém, portanto lutar para destruir o vírus mais perigoso do mundo enquanto aguardamos uma vacina. 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rapidinhas com UrtigaDojuruá

 Por: Evilásio Santos Sobre a pesquisa do Instituto Data Control, divulgada nesta sexta-feira, (27) Nesta sexta-feira saiu o resultado de um...