Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá




Gontran Neto
Jornalista


A REVANCHE
Estão dizendo que a revanche será no Judiciário, visto que  que o Executivo vai apelar da derrota, Mas é preciso destacar que foi um nocaute do Legislativo. Sugiro que não haja outro embate, uma vez que outra queda vai deixar sequelas graves.

JUDICIALIZAR
Supostamente o Poder Executivo "vai brigar na justiça", em razão de acreditar que são inconstitucionais. Contudo, esses projetos na defesa dos animais existem em diversos municípios brasileiros; portanto, não é um fato novo. Inclusive, tem projeto nessa direção aprovados pela Câmara Federal.

TEMPERATURA ALTA
Após a derrubada dos vetos do prefeito Zequinha Lima (PP) aos projetos de autoria do Poder Legislativo, a tendência é um clima quente entre os poderes Executivo e Legislativo. Mas uma coisa fica bem explícita: os poderes são independentes e a Constituição garante a autonomia e o respeito mútuo entre eles. Ademais, a derrubada dos vetos foi por unanimidade.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
O assessor de Articulação Política e Relações Institucionais, José Maria, é peça importante para evitar prejuízos políticos maiores. É necessário funcionar cirurgicamente e sem erros nesse caso, dado que houve amadorismo da pasta, e de nada adianta mergulhar no infinito das palavras e faltar ação.

PROCURAR O ERRO
A recente decisão de derrubar os vetos acentuou debates vigorosos e evidenciou a relevância do diálogo institucional por parte do Poder Executivo. A arrogância é inimiga do diálogo; é a arma da incompetência, portanto o erro nessa situação foi do Executivo que tentou mostrar força e mandar recado, mas encontrou resistência do outro lado. Se deram mal!

DESMORALIZAÇÃO
Caso o Poder Executivo queira partir para o confronto, imbuído de satisfazer o ego de alguns, a desmoralização vai ser em dobro. Além disso, a condução de temas sensíveis, como políticas para proteção animal, demanda responsabilidade e compromisso com o interesse coletivo, não apenas demonstrações de força política.

A FORÇA DO PARLAMENTO
O episódio serve como alerta para o risco de desgaste institucional e para a necessidade de se restabelecer o respeito às funções constitucionais de cada órgão. Afrontar ou pretender mensurar qual é o limite do Poder Legislativo com investidas no intuito de fragilizar a Câmara Municipal e torná-la subserviente não é produtivo e não é uma ação elogiáveis de aliados.

DEPENDE DO STJ
O destino do governador Gladson Cameli está sobre a responsabilidade do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Pelo andar da carruagem até setembro de 2025 o destino de Cameli será encaminhado.

A VOLTA QUE O MUNDO DÁ
A criminosa e deputada federal que fugiu do Brasil por ser condenada a 10 anos de prisão, debochou de Lula e sua família quando ele estava preso, dizendo em êxtase: "eu venho aqui pedir para a Polícia Federal, para o Ministério Público, para o Judiciário: ajudem o Lula, está chegando o Natal, deixa o Lula passar o Natal com a família dele, os filhos bota eles na cadeia junto"

LEI DO RETORNO
Zambelli está presa na Itália depois de fugir do Brasil e pelas notícias que chegam, a deputada perdeu a pose da superioridade, a arrogância desapareceu e anda reclamando que não tem xampu na cadeia na Terra da Bota. Sofre com a superlotação, e aquele ar de deboche se transformou em sofrimento. Hoje ela é presidiária e o Lula é presidente da República! A lei do retorno é real!

MARTELO BATIDO 
A informação que circula no ambiente político é que a vice-governadora é a escolhida para disputar o governo do Acre em 2026, pois seu nome foi confirmado pelo PP e ratificado pelo União Brasil do Acre. Portanto, só resta para quem cobiçava o amparo de Cameli procurar rumo e apoio em outras legendas.

OS MENINOS DO PEDRO LONGO
Em Cruzeiro do Sul, os irmãos Márcio Lima e Vasco Lima são conhecidos como os meninos do Pedro Longo. Ambos têm mostrado que são habilidosos no cenário político e não precisam provar mais nada para ninguém, pois a desenvoltura nos bastidores da política tem trazido resultados positivos, até mesmo em eleições do Conselho Tutelar.

O JULGAENTO
Na quarta-feira (13), encerrou-se o prazo para os réus apresentarem suas alegações finais, o que ocorreu dentro do prazo estipulado. Concluída essa última etapa, o ministro Alexandre de Moraes solicitou nesta quinta-feira (14) ao presidente da 1ª Turma, Cristiano Zanin, que agende a data do julgamento dos réus acusados de tentativa de golpe de Estado e outros crimes, dentre eles Jair Bolsonaro.

ALEGRIA PARA ALGUNS E TRISTEZA PARA OUTROS
Os julgamentos de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e Gladson Cameli no Superior Tribunal de Justiça (STJ) são bastante aguardados. Apesar de aliados acreditarem na inocência de ambos, as provas apresentadas dizem o contrário. Está chegando a hora decisiva. Portanto, enquanto uns ficarão alegres e outros tristes, ou vice-versa, com o resultado final, setembro de 2025 parece ser um mês marcante para a história.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...