Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá




Gontran Neto
Jornalista


A REVANCHE
Estão dizendo que a revanche será no Judiciário, visto que  que o Executivo vai apelar da derrota, Mas é preciso destacar que foi um nocaute do Legislativo. Sugiro que não haja outro embate, uma vez que outra queda vai deixar sequelas graves.

JUDICIALIZAR
Supostamente o Poder Executivo "vai brigar na justiça", em razão de acreditar que são inconstitucionais. Contudo, esses projetos na defesa dos animais existem em diversos municípios brasileiros; portanto, não é um fato novo. Inclusive, tem projeto nessa direção aprovados pela Câmara Federal.

TEMPERATURA ALTA
Após a derrubada dos vetos do prefeito Zequinha Lima (PP) aos projetos de autoria do Poder Legislativo, a tendência é um clima quente entre os poderes Executivo e Legislativo. Mas uma coisa fica bem explícita: os poderes são independentes e a Constituição garante a autonomia e o respeito mútuo entre eles. Ademais, a derrubada dos vetos foi por unanimidade.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
O assessor de Articulação Política e Relações Institucionais, José Maria, é peça importante para evitar prejuízos políticos maiores. É necessário funcionar cirurgicamente e sem erros nesse caso, dado que houve amadorismo da pasta, e de nada adianta mergulhar no infinito das palavras e faltar ação.

PROCURAR O ERRO
A recente decisão de derrubar os vetos acentuou debates vigorosos e evidenciou a relevância do diálogo institucional por parte do Poder Executivo. A arrogância é inimiga do diálogo; é a arma da incompetência, portanto o erro nessa situação foi do Executivo que tentou mostrar força e mandar recado, mas encontrou resistência do outro lado. Se deram mal!

DESMORALIZAÇÃO
Caso o Poder Executivo queira partir para o confronto, imbuído de satisfazer o ego de alguns, a desmoralização vai ser em dobro. Além disso, a condução de temas sensíveis, como políticas para proteção animal, demanda responsabilidade e compromisso com o interesse coletivo, não apenas demonstrações de força política.

A FORÇA DO PARLAMENTO
O episódio serve como alerta para o risco de desgaste institucional e para a necessidade de se restabelecer o respeito às funções constitucionais de cada órgão. Afrontar ou pretender mensurar qual é o limite do Poder Legislativo com investidas no intuito de fragilizar a Câmara Municipal e torná-la subserviente não é produtivo e não é uma ação elogiáveis de aliados.

DEPENDE DO STJ
O destino do governador Gladson Cameli está sobre a responsabilidade do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Pelo andar da carruagem até setembro de 2025 o destino de Cameli será encaminhado.

A VOLTA QUE O MUNDO DÁ
A criminosa e deputada federal que fugiu do Brasil por ser condenada a 10 anos de prisão, debochou de Lula e sua família quando ele estava preso, dizendo em êxtase: "eu venho aqui pedir para a Polícia Federal, para o Ministério Público, para o Judiciário: ajudem o Lula, está chegando o Natal, deixa o Lula passar o Natal com a família dele, os filhos bota eles na cadeia junto"

LEI DO RETORNO
Zambelli está presa na Itália depois de fugir do Brasil e pelas notícias que chegam, a deputada perdeu a pose da superioridade, a arrogância desapareceu e anda reclamando que não tem xampu na cadeia na Terra da Bota. Sofre com a superlotação, e aquele ar de deboche se transformou em sofrimento. Hoje ela é presidiária e o Lula é presidente da República! A lei do retorno é real!

MARTELO BATIDO 
A informação que circula no ambiente político é que a vice-governadora é a escolhida para disputar o governo do Acre em 2026, pois seu nome foi confirmado pelo PP e ratificado pelo União Brasil do Acre. Portanto, só resta para quem cobiçava o amparo de Cameli procurar rumo e apoio em outras legendas.

OS MENINOS DO PEDRO LONGO
Em Cruzeiro do Sul, os irmãos Márcio Lima e Vasco Lima são conhecidos como os meninos do Pedro Longo. Ambos têm mostrado que são habilidosos no cenário político e não precisam provar mais nada para ninguém, pois a desenvoltura nos bastidores da política tem trazido resultados positivos, até mesmo em eleições do Conselho Tutelar.

O JULGAENTO
Na quarta-feira (13), encerrou-se o prazo para os réus apresentarem suas alegações finais, o que ocorreu dentro do prazo estipulado. Concluída essa última etapa, o ministro Alexandre de Moraes solicitou nesta quinta-feira (14) ao presidente da 1ª Turma, Cristiano Zanin, que agende a data do julgamento dos réus acusados de tentativa de golpe de Estado e outros crimes, dentre eles Jair Bolsonaro.

ALEGRIA PARA ALGUNS E TRISTEZA PARA OUTROS
Os julgamentos de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e Gladson Cameli no Superior Tribunal de Justiça (STJ) são bastante aguardados. Apesar de aliados acreditarem na inocência de ambos, as provas apresentadas dizem o contrário. Está chegando a hora decisiva. Portanto, enquanto uns ficarão alegres e outros tristes, ou vice-versa, com o resultado final, setembro de 2025 parece ser um mês marcante para a história.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

IMAGEM IA Gontran Neto Jornalista GREVE EM CRUZEIRO DO SUL: SINTEAC X PREFEITURA A greve dos servidores temporários em Cruzeiro do Sul expõe um abismo cada vez maior entre a gestão municipal e os trabalhadores da educação. De um lado, um sindicato que luta por direitos; do outro, uma administração que parece preferir a retórica da força ao diálogo.   Embora a greve seja um direito constitucional, a resposta do poder público tem transformado o debate em um perigoso campo de batalha narrativo, onde a arrogância e as decisões autoritárias ameaçam sufocar a legitimidade das reivindicações.   O PODER E SUA ARROGÂNCIA A recente entrevista do Secretário Municipal de Gestão Estratégica, Orçamento e Finanças, Matheus Lima, é um sintoma claro de como a arrogância no poder pode levar a decisões perigosas.   Ao invés de buscar o entendimento, a fala do secretário serviu para inflamar ainda mais a situação, demonstrando uma desconexão preocupante com os princípios da negociação e do r...