Getty Images
#VidasNegrasImportam
Até que a cor da pele de um homem
não tenha maior significado que a cor
dos seus olhos haverá a guerra.
20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo o país, não necessariamente seja feriado nacional, contudo alguns estados e municípios declararam feriado, a razão da homenagem nasceu ao dia da morte do Zumbi dos Palmares, líder do Quilombola dos Palmares, que bravamente combateu com o intuito de conservar a forma dos negros que conseguiam escapar da escravidão.
A população negra, extremamente perseguida nesse país por autoridades que são declaradamente racistas, indivíduos que vivem cometendo violação do crime de racismo, que transgride o inciso XLII do art. 5º da CF - "A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei" o mais agravante, sem punições.
A data sugere mais uma reflexão do que uma comemoração, não há razão para festas, no Brasil o caso da vereadora Mariele Franco próximo de completar três anos de sua morte e permanece negado a devida atenção para punir os culpados, violência e crime policial contra negro, os jovens negros Agatha Vitória Sales 8 anos, Eduardo de Jesus, 10 anos, João Pedro Matos, 14 anos e Guilherme Silva Guedes, 15 anos fazem parte do índice de 11% no aumento de mortes de negros nos últimos 10 anos.
Existem autoridades que declaram na mídia que não há crime de racismo no Brasil, contudo o questionamento das violações que acontecem se fossem homens brancos teria a mesma "conduta"? . Não existe democracia racial, os números e imagens acusam que o Brasil precisa melhorar as politicas públicas relacionado a intolerância racial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário