Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

Boletim vermelho e a dança das cadeiras em Cruzeiro

 
Enquanto Itamar de Sá e o grupo de Márcio Bittar aquecem no banco de reservas, atuais secretários tremem com a nota baixa na avaliação do prefeito.
 
Conselho de Classe
Faltam pouco mais de 20 dias para a chegada de 2026 e o cenário na prefeitura é de "recuperação escolar". Apesar de o prefeito Zequinha Lima (PP) sinalizar uma oxigenação no primeiro escalão, a mudança tarda. Vale lembrar a promessa do próprio gestor: quem não atingisse a média "sete", estaria reprovado. Pelo visto, tem secretário repetindo de ano e parece que o prefeito não viu o boletim.
 
Tudo indica
A danada da Abelhinha Azul, que adora um zumbido, soprou ao blog que Itamar de Sá (Solidariedade) pode desembarcar na equipe de Zequinha. Ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo por três mandatos, Itamar tem experiência e articulação política de sobra. Seria um reforço de peso. O Urtiga tentou contato com D' Sá, mas não foi possível.
 
A Cota do Senador
Quem também parece está na mira da "elite" do Executivo para 2026 é o empresário Marceli Tomé (PL). Considerado o "homem forte" e 01 do senador Márcio Bittar em Cruzeiro do Sul, seu nome surge para corrigir uma anomalia política: até hoje, o PL, não conseguiu emplacar nenhum titular no time principal de Zequinha Lima.
 
A vez dos deputados estaduais
E a fatia do bolo não para por aí. Segundo a abelhinha que tudo sabe declarou que, outros nomes estão sendo levantados nos partidos de grupos políticos com os deputados Nicolau Júnior (PP), Pedro Longo (PDT) e Luiz Gonzaga (PSDB) também vão ser protagonistas na decisão de nomes para compor parte do secretariado.
 
O jogo é do vera
Não precisa ser cientista político para entender a jogada: a intenção do prefeito vai além de pedir "ajuda". Ao fazer mudanças nas pastas com caciques estaduais e um senador, Zequinha tenta dividir a responsabilidade e, quem sabe, salvar a avaliação da gestão perante a opinião pública.
 
Falta Noção, sobra Moção
Outra abelhinha, que adora perambular inclusive em dia chuvoso como hoje, trouxe uma notícia que desafia a lógica meteorológica. Segundo a voadora a notícia é que um vereador da base rural prepara uma “Moção de Aplausos” para o secretário de Obras, Carlos Alves.
 
É ver para crer
Diante da realidade das ruas e ramais, a homenagem soa, no mínimo, como uma piada de mau gosto. Resta saber se o vereador está vendo uma cidade que ninguém mais vê, ou se a moção é apenas um "agrado" político. Aguardemos a ordem do dia.
 
Prioridades Invertidas 
Ninguém aqui é o Grinch para dizer que Cruzeiro do Sul não merece um Natal iluminado, Casa do Papai Noel e um belo Réveillon. O povo precisa de lazer. O que não desce na garganta é ver o prefeito montando "Planejamento Estratégico" para discutir festa. Na boa, Zequinha! Estratégia e urgência devem ser aplicadas para resolver os problemas crônicos da cidade, que não são poucos. Gastar neurônio e tempo da equipe focando em queima de fogos, enquanto a cidade pede socorro na infraestrutura, não é gestão. É pão e circo.

Cimento ou Anzol?
O abandono das ruas está obrigando o povo a improvisar. Enquanto um morador da Rua Alagoas teve que pagar pedreiro particular para fazer o serviço da prefeitura e tapar um buraco perigoso, outro cidadão preferiu o humor. Sentado à beira de uma das muitas crateras da cidade, lançou o anzol e disparou: "Isso não é um prefeito, é um pai". Entre quem paga a conta e quem ri para não chorar, a gestão segue assistindo a tudo de camarote.
 
Um sentimento de asco
É curioso observar o "timing" da Polícia Legislativa e da Mesa Diretora da Câmara Federal. Quando deputados federais e senadores que defendem os criminosos que tentaram um golpe de estado e ocupara a mesa diretora da Câmara e do Senado por 48 horas, nada, absolutamente nada foi feito.
 
Não é apenas indignação, é asco. Puro e profundo asco.
Hoje, a cena foi outra: o deputado Glauber Braga foi arrastado à força por ocupar o mesmo espaço em protesto político. O Congresso mostra suas garras apenas quando convém. A perseguição ao mandato de Braga já era evidente; agora, fica claro que o "respeito às regras" depende exclusivamente de quem as está quebrando. Não é apenas indignação, é asco. Puro e profundo asco.

Cortesia com o Chapéu Alheio 
Já virou rotina no Vale do Juruá: gestores entregam benefícios federais "esquecendo" propositalmente de citar a origem da verba. É o famoso fazer cortesia com o chapéu alheio. Mas a Prefeitura de Cruzeiro do Sul se superou na ousadia. Entregar o Bolsa Família e omitir o nome do presidente Lula não é apenas lapso de memória, é subestimar a inteligência do povo. O programa tem pai, tem história e tem assinatura, mas a gestão municipal tenta agir como se fosse o "padrasto rico" bancando a conta


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...