Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá




Gontran Neto
Jornalista


Comissionados na Mira: O Alerta Vermelho

VAI PESAR NO BOLSO
A "abelhinha" que tudo sabe dos bastidores da gestão municipal, e que andava sumida, resolveu sobrevoar novamente a redação do Urtiga. Desta vez, o zumbido traz uma notícia particularmente indigesta, com potencial para impactar diretamente o orçamento dos servidores em cargos comissionados da prefeitura de Cruzeiro do Sul.


TESOURA AFIADA
Conforme o relato do "inseto voador" palaciano, o Poder Executivo cruzeirense está estruturando uma medida para reduzir os valores pagos por esses cargos de confiança. A implementação, segundo a fonte, pode ocorrer ainda este ano. 


MAS, JOSÉ, E AGORA
A fonte do blog indica que essa seria a "saída" encontrada pela administração para garantir duas coisas simultaneamente: manter o pagamento do funcionalismo em dia e, ao mesmo tempo, preservar o atual quadro de comissionados.


O CAIXA APERTOU
Traduzindo o "economês" da gestão: o caixa apertou. A prefeitura parece estar diante de um dilema clássico de gestão fiscal: ou se corta postos de trabalho, ou se reduz o salário de quem fica.


REMÉDIO AMARGO
Se a informação da "abelhinha" se confirmar, a gestão Zequinha Lima optará pelo remédio amargo de socializar o ônus. Vai preferir sacrificar parte do vencimento de todos para salvar os cargos. 


PARA O COLO DO SERVIDOR
É uma estratégia que, na prática, admite a dificuldade financeira, mas que joga a conta dessa equação para o colo do servidor comissionado. Resta saber qual será o nível de satisfação de quem, no fim do mês, sentirá o peso dessa decisão no bolso.


DEU RUIM
Que a situação financeira da Prefeitura de Cruzeiro do Sul é caótica, todos já sabem. Contudo, a crise ganhou um novo capítulo quando uma simples mensagem de WhatsApp gerou uma "reprimenda" em um ator político de extrema confiança da gestão.


ESTAMOS QUEBRADOS
Ao ser questionado sobre um trabalho de limpeza em um certo bairro da cidade por uma moradora, o servidor respondeu com a sinceridade de quem está na linha de frente: não seria possível executar o serviço, pois a prefeitura estava "quebrada", sem combustível.


O PREFEITO NÃO GOSTOU
A conversa, que se espalhou rapidamente por grupos na rede social, chegou ao conhecimento do prefeito. Segundo relato, de imediato, ele telefonou para o "amigo" e o questionou severamente sobre a justificativa apresentada. 


HABILIDADE POLÍTICA
Ainda segundo a fonte próxima à gestão, a cobrança não foi pela falta do serviço, mas pela sinceridade do funcionário. O prefeito teria exigido mais "habilidade política" para lidar com a situação, em vez da franqueza. Pois, causa grandes prejuízos políticos à sua administração. É o chamado "varrer para debaixo do tapete".


MERAS PROMESSAS NÃO LEVARAM A NADA
As fortes chuvas que caem sobre a região do Juruá não deixam dúvida: o inverno amazônico chegou, e com força. Com ele, a triste constatação de que as reclamações e protestos dos produtores rurais sobre a falta de manutenção dos ramais não passaram de um eco perdido. 


SÓ FICA O DIREITO DE ESPERNEAR
As queixas foram em vão, e a promessa de que "no ano que vem será feito um trabalho mais técnico" soa, mais uma vez, como um roteiro repetido e desgastado.


FAIXAS ELEVADAS
As três faixas elevadas, que prometiam ser a solução para o trânsito em três das ruas mais movimentadas da cidade, continuam a ser um foco de transtornos e indignação. Essa parceria entre Estado e Município na instalação dos redutores de velocidade transformou-se em um verdadeiro seriado, com capítulos diários de dor de cabeça para motoristas e pedestres.


PACIÊNCIA E CAUTELA
A obra, que parece não ter fim, já deu o que falar e ainda dará. Enquanto a espera se arrasta, e a conclusão permanece uma incógnita, fica o alerta: atenção redobrada! E como diz o velho ditado, "cuidado e caldo de galinha caipira não fazem mal a ninguém". Um pouco de paciência e cautela são indispensáveis para navegar por esse canteiro de obras que virou parte do nosso cotidiano.
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

IMAGEM IA Gontran Neto Jornalista GREVE EM CRUZEIRO DO SUL: SINTEAC X PREFEITURA A greve dos servidores temporários em Cruzeiro do Sul expõe um abismo cada vez maior entre a gestão municipal e os trabalhadores da educação. De um lado, um sindicato que luta por direitos; do outro, uma administração que parece preferir a retórica da força ao diálogo.   Embora a greve seja um direito constitucional, a resposta do poder público tem transformado o debate em um perigoso campo de batalha narrativo, onde a arrogância e as decisões autoritárias ameaçam sufocar a legitimidade das reivindicações.   O PODER E SUA ARROGÂNCIA A recente entrevista do Secretário Municipal de Gestão Estratégica, Orçamento e Finanças, Matheus Lima, é um sintoma claro de como a arrogância no poder pode levar a decisões perigosas.   Ao invés de buscar o entendimento, a fala do secretário serviu para inflamar ainda mais a situação, demonstrando uma desconexão preocupante com os princípios da negociação e do r...

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá

Gontran Neto Jornalista A REVANCHE Estão dizendo que a revanche será no Judiciário, visto que  que o Executivo vai apelar da derrota, Mas é preciso destacar que foi um nocaute do Legislativo. Sugiro que não haja outro embate, uma vez que outra queda vai deixar sequelas graves. JUDICIALIZAR Supostamente o Poder Executivo "vai brigar na justiça", em razão de acreditar que são inconstitucionais. Contudo, esses projetos na defesa dos animais existem em diversos municípios brasileiros; portanto, não é um fato novo. Inclusive, tem projeto nessa direção aprovados pela Câmara Federal. TEMPERATURA ALTA Após a derrubada dos vetos do prefeito Zequinha Lima (PP) aos projetos de autoria do Poder Legislativo, a tendência é um clima quente entre os poderes Executivo e Legislativo. Mas uma coisa fica bem explícita: os poderes são independentes e a Constituição garante a autonomia e o respeito mútuo entre eles. Ademais, a derrubada dos vetos foi por unanimidade. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS O asse...