Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá - Neto Gontran - Jornalista

 

Imagem reproduzida e editada

Vereador que sabe o que quer
Enquanto alguns personagens do cenário político de Cruzeiro do Sul ainda têm dúvidas sobre 2026, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Elter Nóbrega, larga na frente. Com a postura de um político que sabe o que quer, ele já definiu que vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nas próximas eleições.
Pré-candidato a Deputado Estadual
Diante de um público de mais de 500 pessoas, Elter Nóbrega deixou patente sua pré-candidatura a deputado estadual para 2026. O evento, que contou com diversas autoridades da região, teve a presença de destaque da deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos). Em sua fala, a deputada avaliou que Nóbrega tem serviço prestado e, por ser um político de resultado, "merece voar mais alto".
Sem rodeios ou incertezas
Elter Nóbrega se destaca pela seriedade e compromisso com Cruzeiro do Sul, sendo reconhecido por sua liderança e postura firme diante dos desafios políticos. Sua atuação na presidência da Câmara Municipal reflete dedicação e resultados substanciais para a população. Com esse capital, ele entra de pulso firme na briga por uma vaga no parlamento estadual.
Prego batido e ponta virada
O deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) está focado em sua reeleição,  ele já definiu seu rumo para 2026. Conforme confirmou ao Blog, seu apoio à vice-governadora Mailza Assis (PP) é "prego batido e ponta virada". A relação é baseada na confiança, e o deputado apenas aguarda a janela partidária de 2026 para oficializar sua saída do Republicanos e se filiar em uma legenda que apoie o mesmo projeto.
SEM FOGO AMIGO
A vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite (PL), esposa do deputado estadual, Clodoaldo Rodrigues, tem seu nome à disposição para disputar uma vaga na Câmara Federal pelo PL. O cenário, no entanto, ficou conturbado. A decisão de Tião Bocalom (PP) de também entrar na disputa pelo governo cria uma turbulência. No entanto, um fato é indiscutível, não terá “fogo amigo” e nem arranjo político que prejudique Mailza Assis (PP).
Disputas acirradas e o vácuo cruzeirense
Resta aos eleitores aguardar os próximos capítulos. As definições de alianças prometem ser acirradas e podem trazer novidades, tornando o processo eleitoral interessante para Cruzeiro do Sul. Afinal, até o momento, pouquíssimos nomes cruzeirenses se mostraram dispostos a encarar as disputas pelo parlamento, aumentando o peso de quem decide entrar no jogo. 
Período de apogeu
Nos tempos de glória da esquerda, era "fácil" compor uma chapa para disputar cargos nas eleições. Mas isso é passado. Talvez a lição que ficou tenha sido o erro de valorizar atores políticos que não se mostraram merecedores de tal destaque. O tempo corrobora esse pensamento.
O tabuleiro da esquerda
O cenário da esquerda está incerto e suas movimentações de bastidores, sigilosas. A falta de apresentação de prováveis candidatos para 2026 torna o desfecho imprevisível. Se não for por real falta de nomes, é uma estratégia perigosa. Afinal, "camarão que dorme, a onda leva".
Mais um mercado público na cidade
Na sexta-feira (24), o prefeito Zequinha Lima (PP) inaugurou o Mercado do Agricultor João Machado de Assis, no bairro do Remanso. A solenidade contou com a presença da ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), autora da emenda de R$ 1,2 milhão que viabilizou a obra, além do deputado estadual Edivaldo Magalhães (PCdoB) e de outras autoridades municipais.
Inaugurado num dia, fechado no outro?
O Poder Executivo, porém, mal teve tempo de aproveitar os aplausos da inauguração. Logo cedo no sábado (25), menos de 24 horas depois, um cidadão cruzeirense que se dirigiu ao novo mercado para fazer a "feira" encontrou o local surpreendentemente fechado.
ALGUÉM DORMIU DEMAIS?
Um exemplo claro desse amadorismo é o desabafo de uma senhora que vendia seus produtos na calçada, já que o mercado estava fechado. Frustrada, ela ironizou que 'vai pedir a chave', pois não pode ficar esperando para começar a trabalhar depois de ter chegado cedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

IMAGEM IA Gontran Neto Jornalista GREVE EM CRUZEIRO DO SUL: SINTEAC X PREFEITURA A greve dos servidores temporários em Cruzeiro do Sul expõe um abismo cada vez maior entre a gestão municipal e os trabalhadores da educação. De um lado, um sindicato que luta por direitos; do outro, uma administração que parece preferir a retórica da força ao diálogo.   Embora a greve seja um direito constitucional, a resposta do poder público tem transformado o debate em um perigoso campo de batalha narrativo, onde a arrogância e as decisões autoritárias ameaçam sufocar a legitimidade das reivindicações.   O PODER E SUA ARROGÂNCIA A recente entrevista do Secretário Municipal de Gestão Estratégica, Orçamento e Finanças, Matheus Lima, é um sintoma claro de como a arrogância no poder pode levar a decisões perigosas.   Ao invés de buscar o entendimento, a fala do secretário serviu para inflamar ainda mais a situação, demonstrando uma desconexão preocupante com os princípios da negociação e do r...

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá

Gontran Neto Jornalista A REVANCHE Estão dizendo que a revanche será no Judiciário, visto que  que o Executivo vai apelar da derrota, Mas é preciso destacar que foi um nocaute do Legislativo. Sugiro que não haja outro embate, uma vez que outra queda vai deixar sequelas graves. JUDICIALIZAR Supostamente o Poder Executivo "vai brigar na justiça", em razão de acreditar que são inconstitucionais. Contudo, esses projetos na defesa dos animais existem em diversos municípios brasileiros; portanto, não é um fato novo. Inclusive, tem projeto nessa direção aprovados pela Câmara Federal. TEMPERATURA ALTA Após a derrubada dos vetos do prefeito Zequinha Lima (PP) aos projetos de autoria do Poder Legislativo, a tendência é um clima quente entre os poderes Executivo e Legislativo. Mas uma coisa fica bem explícita: os poderes são independentes e a Constituição garante a autonomia e o respeito mútuo entre eles. Ademais, a derrubada dos vetos foi por unanimidade. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS O asse...