Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 



Foto: Rede Social/Pedro Lima 


Gontran Neto
Jornalista


15 DE OUTUBRO, DIA DO PROFESSOR
Hoje é o dia em que todos se lembram dos professores. Chovem homenagens, discursos emocionados e reconhecimentos de que tudo o que somos devemos a eles. 

Mas aqui, em Cruzeiro do Sul, a realidade rasga a fantasia. Nossos professores temporários, sim, temporários, mas ainda assim PROFESSORES, que também educam e transformam vidas, foram proibidos de lutar por seus direitos. Suas vozes foram caladas, e seu direito à greve, esmagado. 

Foram expostos à humilhação pública, agredidos verbalmente e ameaçados com a perda do seu sustento. 

Pior: foi jogado em seus rostos que eles são uma classe inferior, sem os mesmos direitos dos colegas efetivos, pois o edital é "soberano" e lhes reserva o direito de afirmar isso. 

Portanto, que as palmas de hoje não abafem o grito dos injustiçados. Pois. para muitos, aqui nessa cidade tão maravilhosa, este não é um dia de celebração, mas um dia de luta e de indignação.

DEMISSÃO: A NOVA POLÍTICA DA GESTÃO CRUZEIRENSE
Ao que parece, o termo “demissão” não é apenas a palavra de ordem, mas uma dura realidade na gestão de Cruzeiro do Sul. Chega a informação de que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras promoveu uma verdadeira “limpa” em sua equipe, resultando na demissão de aproximadamente 50 servidores temporários que atuavam na limpeza e coleta de lixo.

JUSTIFICATIVAS
A coluna ouviu o ex-vereador Fábio Correia, conhecido como Novo, o segundo na hierarquia da Secretária de Obras, que sugeriu dialogar com o secretário da pasta, Carlos Alves, como a pessoa mais indicada para prestar informações precisas sobre o assunto. Mas, na opinião de Correia, as demissões podem ter ocorrido por questões administrativas ou pelo término de contrato. 

SEM SUCESSO
Conversar com alguns secretários da Prefeitura de Cruzeiro do Sul não é algo tão natural, pois a soberba de alguns interfere diretamente na gestão.

UM MERGULHO NO ABISMO
Outra informação preocupante é a de que a gestão municipal estaria paralisada. Relatos indicam a falta de combustível e de materiais básicos para a execução das atividades administrativas, comprometendo o funcionamento da máquina pública. Conforme já alertado neste Blog, a situação acende um sinal de alerta para os servidores efetivos e credores, que podem ser os próximos alvos da crise.

CRISE NA GESTÃO
É preciso destacar que a prefeitura opera, em grande parte, com os repasses constitucionais. Se essa receita for utilizada para cobrir dívidas acumuladas, o impacto para a cidade poderá ser catastrófico. 
 
JÁ CAIU NA CONTA
Uma informação é importante. Após o recente atraso no pagamento do alto escalão da prefeitura, os salários já foram regularizados com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 
 
TRABALHADOR É TRABALHADOR
Torço para que essa situação não se repita. Trabalhador é trabalhador, não importa a posição que ocupe. Quando "o andar de cima" é prejudicado, isso gera um efeito de pânico e insegurança em todos os outros servidores, que temem que o pior ainda esteja por vir.
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

IMAGEM IA Gontran Neto Jornalista GREVE EM CRUZEIRO DO SUL: SINTEAC X PREFEITURA A greve dos servidores temporários em Cruzeiro do Sul expõe um abismo cada vez maior entre a gestão municipal e os trabalhadores da educação. De um lado, um sindicato que luta por direitos; do outro, uma administração que parece preferir a retórica da força ao diálogo.   Embora a greve seja um direito constitucional, a resposta do poder público tem transformado o debate em um perigoso campo de batalha narrativo, onde a arrogância e as decisões autoritárias ameaçam sufocar a legitimidade das reivindicações.   O PODER E SUA ARROGÂNCIA A recente entrevista do Secretário Municipal de Gestão Estratégica, Orçamento e Finanças, Matheus Lima, é um sintoma claro de como a arrogância no poder pode levar a decisões perigosas.   Ao invés de buscar o entendimento, a fala do secretário serviu para inflamar ainda mais a situação, demonstrando uma desconexão preocupante com os princípios da negociação e do r...

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá

Gontran Neto Jornalista A REVANCHE Estão dizendo que a revanche será no Judiciário, visto que  que o Executivo vai apelar da derrota, Mas é preciso destacar que foi um nocaute do Legislativo. Sugiro que não haja outro embate, uma vez que outra queda vai deixar sequelas graves. JUDICIALIZAR Supostamente o Poder Executivo "vai brigar na justiça", em razão de acreditar que são inconstitucionais. Contudo, esses projetos na defesa dos animais existem em diversos municípios brasileiros; portanto, não é um fato novo. Inclusive, tem projeto nessa direção aprovados pela Câmara Federal. TEMPERATURA ALTA Após a derrubada dos vetos do prefeito Zequinha Lima (PP) aos projetos de autoria do Poder Legislativo, a tendência é um clima quente entre os poderes Executivo e Legislativo. Mas uma coisa fica bem explícita: os poderes são independentes e a Constituição garante a autonomia e o respeito mútuo entre eles. Ademais, a derrubada dos vetos foi por unanimidade. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS O asse...