Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

Imagem: Zequinha Lima e Rueda/acrenews/Donadoni:notíciasdahora/editada


Gontran Neto
Jornalista


VAI PARA CIMA
Informações de bastidores indicam que o chefe da Casa Civil do Acre, Jonathan Donadoni, está articulando em favor da candidatura de Fábio Rueda (UPB) para as eleições de 2026. Durante visita a Cruzeiro do Sul, Donadoni e Rueda reuniram-se com alguns vereadores da região do Juruá com o objetivo de fortalecer o nome de Rueda e costurar alianças políticas estratégicas.
 
CANDIDATURA IMPORTADA
Nesse final de semana, com o encerramento do Festival da Farinha, o prefeito de Cruzeiro do Sul desfilou com Fábio Rueda, primeiro suplente de deputado federal, chefe da Representação do Governo do Acre em Brasília e provável candidato a deputado federal. A caminhada ocorreu no Complexo Esportivo, local do evento, que recebeu um grande público.
 
MUITO PRAZER
Fontes disseram que o prefeito, na companhia do governador, fez questão de apresentar Rueda aos agricultores e aproveitou a oportunidade para mostrar um pé de macaxeira e um forno de casa de farinha. Foram devidamente apresentados”
 
TOCO
Diante desses fatos, e considerando que na política ninguém dá almoço grátis, a probabilidade de o deputado federal Zezinho Barbary (UPB) ser desprezado não é descartada. Nos bastidores, isso já é dado como certo. Se de fato se confirmar, Barbary levará um "toco" daqueles.
 
TÁ NA CONTA
Segundo uma fonte bem-informada, a incursão política de Rueda (com seu bordão "tá na conta") teve uma movimentação positiva para ele, e já se conjectura que a parceria está praticamente certa. Dito isso, especula-se que Barbary, que foi protagonista ao lado de Lima e Donadoni, é carta fora do baralho para seus mentores.
 
O PODER PELO O PODER
Quando a influência é usada como arma e a prioridade é permanecer no poder e aumentar ainda mais a força e a autoridade, esta frase retrata bem o momento: “para alcançar os objetivos, não importam os meios que serão usados”. Portanto, nesse jogo, quem atuar de forma amadora terá insucesso e será trucidado, mas bem usado.
 
A DISPUTA VAI SER ACIRRADA
As eleições de 2026 para deputado federal, especialmente no âmbito da Federação União Progressista (UPB), prometem ser altamente disputadas. A corrida eleitoral contará com, ao menos, cinco parlamentares em exercício, além de outras figuras políticas de grande relevância. Diante desse cenário, qualquer descuido caberá aos derrotados o ‘jus sperniandi’.
 
PARLAMENTO FORTE
O Parlamento Mirim de Cruzeiro do Sul tem mostrado ao prefeito Zequinha Lima que os vereadores de sua base são aliados, mas não reféns. No início dos nove meses de mandato em 2025, quando necessário, não foram subservientes e houve "confrontos", resultando em duras derrotas para o Executivo por falta de habilidade de seus "homens fortes" e no fortalecimento do Legislativo por priorizar os interesses da população.
 
LÍDER SEM PULSO
Um grupo pode até lutar para conquistar seu espaço, mas sem uma liderança forte e um plano claro, o esforço será em vão. O fracasso de uma empreitada desorganizada é o reflexo direto da falta de um líder com pulso firme, capaz de guiar uma equipe disciplinada e tomar as decisões certas
 
EFICIENTE E EFICAZ
Para quem confunde os termos "eficiente" e "eficaz", apesar de serem conceitos complementares, uma analogia resume bem a busca por um resultado convincente: “Não basta jogar bem (ser eficiente), tem que ganhar o jogo (ser eficaz)”. Entendedores entenderão!
 
XEQUE-MATE
O cenário político cruzeirense está muito próximo de uma surpresa que mexerá com o xadrez do poder local. A informação é que um partido sofrerá uma baixa de peso, tanto pela liderança quanto pela capacidade de articulação da figura em questão. Acredita-se que este seja apenas o aquecimento para 2026, com mais novidades a caminho nesse cenário já agitado.
 
MELÉ SOLTO
"Melé" é um termo usado no jogo de cartas para se referir ao curinga. Há jogadores na mesa que, de forma zombeteira e para intimidar os adversários, dizem: "o melé tá solto". Mas o que isso tem a ver com a política? Uma pessoa que tem um elo comigo e com o Zequinha Lima, acredito estar chateada com algo, disse: "esse prefeito pensa que tá com o melé solto" para jogar. Mandou bem!
 
POLÍTICO QUE TEM DONO
Um político só conquista respeito quando tem voz própria, escolhe bem suas companhias e possui clareza de seus objetivos, além de estar sempre pronto para o inesperado. No entanto, se ele permite que um mentor o controle com uma coleira, definindo até o que o alimenta, ele se torna dependente. Sem seu dono, ficará completamente perdido.
 
LEALDADE E GRATIDÃO
Lealdade e gratidão são a base de qualquer relação sólida. Na política, essa verdade é implacável: quem não tem palavra e lealdade até se senta à mesa, mas nunca prova a sobremesa.
 
TEMPO PARA DECIDIR
O xeque-mate de um ator político em Cruzeiro do Sul inevitavelmente fortalecerá outra legenda. Para este político, o tempo será um fator estratégico na decisão sobre seu futuro. Contudo, o episódio também expõe a fragilidade de partidos que não valorizam nem reconhecem os esforços de seus membros.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...