Pular para o conteúdo principal

Parabéns, Cruzeiro do Sul

 



A Última Urna: Meu Presente para Você

Uma crônica de Gontran Neto

Minha amada Cruzeiro do Sul, hoje você celebra 121 anos. Em dias como este, seus filhos se debruçam sobre as memórias para lhe tecer homenagens. Há os que narram vitórias com o peito estufado, os que recordam insucessos com um suspiro conformado e aqueles que, de longe, sentem a saudade do lar que deixaram para buscar o sucesso em outras paragens.

Cada cruzeirense "pé-rachado" tem sua forma de declarar este amor: em poemas, prosas, canções ou anedotas. Até os políticos, por um dia, curvam-se à sua grandeza. Inauguram obras, cuidam de suas ruas, vestem suas melhores roupas para os desfiles. É um dia de festa, de promessas e de respeito.

Permita-me, então, oferecer a minha homenagem: a crônica de um dia que selou nosso destino, um triunfo construído em muitas mãos, que me deu a honra de cuidar da sua "saúde". E, modéstia à parte, acredito que fiz isso muito bem.

O calendário marcava 2004. A política já pulsava forte em mim, mas o protagonismo parecia reservado a atores mais calejados. Mesmo assim, lancei-me nesse cenário, um desafio quase intransponível, pois até então, a história teimava em não eleger um vereador do meu partido, o PT.

Lá estava eu, seu filho, um profissional atuante, mergulhado em três meses de embates ferozes. Carregava nos ombros o peso das derrotas do meu pai e do meu tio, que trilharam o mesmo caminho. O caminho era árduo, pavimentado pela desconfiança e pela ingratidão que tantas vezes assombram a política. Sem recursos, a jornada tornava-se ainda mais íngreme. Mas eu não desanimei. Outros nomes despontavam, até mesmo os que não nasceram aqui, mas que você, com seu coração generoso, acolheu.

Chegou o dia 3 de outubro. Ao fim da tarde, as urnas se fecharam e, com elas, um ciclo de esperança e suor. Sentado no chão da escola Osvaldo de Albuquerque Lima, epicentro da apuração, eu me sentia um náufrago. Ao meu redor, alguns já cantavam vitória antes da hora. Meu candidato a prefeito havia perdido, aprofundando minha decepção. Entre o cansaço e as lágrimas que ameaçavam rolar, a voz de um servidor do TRE cortou o ar pesado:

— Levanta, cabra! Fica assim não. Ainda resta uma urna. Não perca a esperança.

Mas a esperança era frágil. As perguntas ecoavam: "E a última urna? Já saiu?". A desvantagem era próxima de quinze votos, um abismo para ser superado em uma única urna. Desolado, um pensamento me assombrava: “Meu pai, meu tio e agora eu... Parece que Cruzeiro do Sul não nos quer em sua vida política.”

Foi quando avistei o mesmo servidor vindo em minha direção. Desta vez, ele não trazia apenas palavras de consolo, mas um sorriso largo e apressado. Ele parou na minha frente, e as palavras que saíram de sua boca ecoam em mim até hoje, como a mais doce melodia:

- Levanta, cara! Tu arrebentou nessa urna. 

-  Foram quase 40 votos. Voto no balde! 

- Tu és vereador, cabra!

O chão pareceu desaparecer. A alegria, represada por horas de tensão, explodiu dentro de mim. Fui o último candidato a deixar o local de apuração, já tarde da noite. Enquanto caminhava em direção à casa do meu pai, as lágrimas, antes amargas, agora corriam quentes, lavando a alma. Um pensamento, um único e glorioso pensamento, tomou conta de mim: sou o primeiro vereador eleito na história do PT de Cruzeiro do Sul.

E assim, minha querida cidade, naquela noite, você me deu a honra de servi-la. Por quatro anos, ao lado de outros oito vereadores — entre eles José de Souza Lima, o prefeito de hoje, que foi um grande parceiro de oposição, lutei para que tivéssemos dias melhores.

Foi a minha vitória, mas, no fundo, sempre a senti como um presente seu para mim. Um presente que me permitiu retribuir, com trabalho, todo o amor que sinto por este chão que é meu lar e meu tesouro até hoje.

Parabéns pelos seus 121 anos, Cruzeiro do Sul.

Comentários

  1. Arrasou demais, companheiro raíz! Tu é bom! Parabéns!👍👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...