Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

Imagens reproduzidas e editadas


Gontran Neto 
Jornalista


Um Marco na História do Brasil
O dia 11 de setembro de 2025 ficará marcado para sempre na história do Brasil. Nesta data, um ex-presidente da República, generais, tenente coronel, um almirante, um deputado federal e um servidor público sentaram-se no banco dos réus. Foram julgados e condenados por atentar contra a democracia e planejar o assassinato de autoridades.
 
Que este veredito sirva como uma lição definitiva: ninguém está acima da lei. Independentemente do cargo que ocupa, da farda que veste ou das estrelas que ostenta, seja político, capitão, general ou delegado da polícia federal.
 
Após o trânsito em julgado, os anos de prisão em regime fechado para os culpados serão o prêmio para todos os brasileiros que respeitam as regras, as leis e a democracia e sabem ganhar e perder.
 
STF CONDENA BOLSONARO E ALIADOS POR TENTATIVA DE GOLPE; VEJA AS PENAS
No rescaldo do julgamento histórico de 11 de setembro de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete de seus principais aliados por uma série de crimes contra o Estado Democrático de Direito.
 
As condenações foram baseadas em cinco acusações principais:

Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Golpe de Estado
Organização Criminosa Armada
Dano qualificado
Deterioração de patrimônio público
 
A SENTENÇA DO CHEFE DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
Apontado como o líder do esquema, Jair Bolsonaro recebeu a sentença merecida: 27 anos e 3 meses de reclusão, inicialmente em regime fechado, além de 124 dias-multa no valor de dois salários-mínimos cada. Conforme sugerido pelo STF, ele também será julgado pelo Superior Tribunal Militar (STM) e poderá ter sua patente de capitão cassada.
 
AS PENAS DOS DEMAIS ENVOLVIDOS
Os outros réus, incluindo generais, um almirante e ex-ministros, também receberam sentenças que envergonham a casta :
General Braga Netto: Ex-ministro e candidato a vice-presidente em 2022.

  • Pena: 26 anos de reclusão e 100 dias-multa. Terá abatimento de nove meses pelo tempo que já cumpriu em prisão preventiva. Sua patente será avaliada pelo STM.
Anderson Torres: Ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF.
  • Pena: 24 anos de reclusão e 100 dias-multa, com a perda do cargo de delegado da Polícia Federal.
Almirante Almir Garnier Santos: Ex-comandante da Marinha.
  • Pena: 24 anos de reclusão e 100 dias-multa. Também poderá perder sua patente após o trânsito em julgado.
General Augusto Heleno: Ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
  • Pena: 21 anos de reclusão e 84 dias-multa. A pena foi atenuada devido à sua idade avançada. A manutenção da patente será analisada.
General Paulo Sérgio Nogueira: Ex-ministro da Defesa.
  • Pena: 19 anos de reclusão e 84 dias-multa. Também passará por julgamento no STM sobre a perda da patente.
Alexandre Ramagem: Delegado federal, ex-diretor da ABIN e deputado federal eleito em 2022.
  • Pena: 16 anos de reclusão, 50 dias-multa e a perda da função pública e do mandato parlamentar.
 
O BENEFÍCIO DA COLABORAÇÃO PREMIADA
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, teve um destino diferente. Por ter atuado como colaborador (delator) no processo e cumprido seu acordo, recebeu uma punição branda: 2 anos de prisão em regime aberto, sem a perda de sua patente militar.
 
PRÓXIMOS PASSOS DO PROCESSO
Com as sentenças definidas, o processo segue para as seguintes etapas:
Publicação do Acórdão: O documento com a decisão final deve ser publicado em até 60 dias.
Recursos: As defesas terão prazos curtos para apresentar recursos, como embargos declaratórios (em até 5 dias) e infringentes (em até 15 dias), nesse caso como o resultado foi 4 x 1, talvez não aconteça.
Trânsito em Julgado: Somente após o esgotamento de todos os recursos, a decisão se torna definitiva (trânsito em julgado) e o cumprimento das penas é iniciado.
 
LOCAL DO CUMPRIMENTO DA PENA
O local de cumprimento das penas será definido pelo ministro relator, podendo variar entre unidades militares (para os oficiais, até decisão do STM), salas da Polícia Federal ou o Complexo Penitenciário da Papuda. Ou, prisão domiciliar doentes.
 
ALERTA DO MINISTRO: NÃO HAVERÁ PERDÃO
Ao final do julgamento, o ministro relator, Alexandre de Moraes, fez um alerta enfático, afirmando que crimes contra a democracia não são passíveis de perdão judicial, indulto ou anistia. O recado foi um golpe duro nas esperanças daqueles que ainda articulavam meios de reverter as consequências da tentativa de golpe.
 
O BRASIL NÃO PAROU
Apesar das ameaças de parlamentares, dirigentes do PL, um influente pastor e governadores extremistas de que o Brasil iria parar caso Bolsonaro fosse condenado, a realidade foi outra. A profecia alarmista provou ser mais uma fake news.
 
O que se viu na noite desta quinta-feira (11), após o veredito, foi o oposto: um verdadeiro carnaval fora de época, com celebrações em todo o país em comemoração ao resultado do julgamento.
 
NEGAR A TENTATIVA DE GOLPE
Como o choro é livre, os senadores Márcio Bittar (PL) e Alan Rick (União Brasil), o deputado federal Coronel Ulisses (União Brasil) e o prefeito Tião Bocalom (PL) têm todo o direito de vociferar e de fazer uso do famoso jus sperniandi.
 
Negar a gravidade da tentativa de golpe, no entanto, representa não apenas um desafio à ordem jurídica, mas um ataque à memória coletiva da sociedade brasileira.
 
JUSTIÇA FEITA. PONTO FINAL.
O julgamento e a resposta popular foram a prova definitiva: apesar de todas as ameaças e narrativas distorcidas, as instituições permaneceram firmes. Resiliente, o país seguiu adiante. O resultado deste processo, portanto, transcende a esfera judicial. É um símbolo de maturidade institucional e um atestado do compromisso inegociável da nação com a democracia.
 
GPS DA CULPABILIDADE RECALCULANDO A ROTA
Atenção, o Waze da Culpabilidade, gerenciado pelo vereador Carlos Bolsonaro, acaba de recalcular a rota!
 
Após anos indicando o mesmo trajeto engarrafado que passava pelas ruas Alexandre de Moraes, Lula, PT, a imprensa e os Correios, o sistema encontrou um atalho surpreendente, Mauro Cid, que estava o tempo todo ali do lado! Aparentemente, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil podem respirar aliviados. Por enquanto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...