Rapidinhas com UrtigaDoJuruá
Gontran Neto
Jornalista
ADORNO
A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Obras, colocou uma placa próxima à escadaria do Instituto Santa Terezinha, após denúncia do Urtiga sobre o lixo que tomava conta da escadaria e prejudicava os alunos que por ali passam diariamente. A placa contém os dizeres: “ATENÇÃO: PROIBIDO JOGAR ENTULHO E LIXO DE QUALQUER NATUREZA. SUJEITO A MULTA. LEI FEDERAL Nº 12.305, LEI MUNICIPAL Nº 797”.
RESULTADO
Continuam jogando entulho, lixo e ‘outras coisitas más’, e o que acontece? Absolutamente nada, a não ser a desmoralização do poder público perante a sociedade. E tem mais: a Secretaria de Obras, ao recolher os entulhos e o lixo — que ali é proibido — quebrou um cano de água e deixou o espatifado para trás, o prejuízo foi grande. Com certeza, alguém ficou sem receber água da Saneacre.
DESCRÉDITO
Se não vão cumprir com a decisão tomada, para que colocar uma placa deixando claro que vão punir quem desobedecer às leis? É por essas e outras que o respeito às instituições acaba diante dessa sucessão de descasos. Se a fiscalização inexiste e o poder público ainda contribui fazendo vista grossa, o ciclo se repete, e o que deveria ser instrumento de proteção e ordem transforma-se em símbolo de impotência institucional.
FORA DAS QUATRO LINHAS
Os parlamentares aliados de um réu que, durante quatro anos como presidente da República, buscou a ruptura da democracia alegando jogar dentro das quatro linhas, agora se fazem de vítimas e se dizem perseguidos.
O mais estarrecedor é que a ditadura que eles alegam estar sofrendo admite manifestos, ofensas, calúnias e, sob o manto da liberdade irrestrita, tentam transformar delitos em causas e golpes em discursos de resistência. Ou seja, uma ditadura que concede direitos e ainda banca um deputado federal que conspira contra seu próprio país em solo americano.
O presidente Lula ficou preso na PF em Curitiba por 580 dias. Em nenhum momento, agrediu as instituições ou fez conluio com outros países para conspirar contra a sua pátria. Nesse período, foi impedido de concorrer à eleição de 2018, foi censurado e não deu entrevistas. Absurdamente, foi impedido de ir ao enterro do irmão, negado de receber seu neto e teve contas bloqueadas. Perseguido por um juiz que foi considerado parcial e um procurador que foi eleito deputado federal e foi cassado.
ELE PENSAVA ASSIM
“Dar para levar a sério um País onde existe PRISÃO
DOMICILIAR? O condenado é carcereiro dele mesmo!!! Se não conseguem nem monitorar
as tornozeleiras eletrônicas quem dirá cada preso em seu domicílio. A lei de
execuções penais e CPP precisam ser revisadas urgentemente”. (Eduardo Bolsonaro,
24 de março de 2018, no antigo Twitter).
E ASSIM
“o crime cresce quando o bandido se sente confortável. A evolução
de nossas leis penais sempre dão conta de protegê-los. É tornozeleira, é prisão
domiciliar, substituição de pena, progressão com 1/6, saldões, visita íntima, audiência
de custódia, desarmamento... E o cidadão comum?” (Eduardo Bolsonaro, 06 de
março de 2019, no antigo Twitter).
DEU NA VEJA
Texas ordena prisão de democratas que boicotaram votação
apoiada por Trump
Na véspera, mais de 50 parlamentares do partido viajaram
para Illinois e Nova York para que a Câmara do Texas não tivesse quórum. (Fonte:
Veja). A democracia americana.
DEU NO G1
Após relatório apontar criação de menos empregos nos EUA,
Trump alega manipulação e manda demitir servidora responsável (Fonte:
G1). A democracia americana
ALEXANDRE DE MORAES
“A justiça é cega, mas não é tola”
O lixo estar em cada canto da cidade.
ResponderExcluir