Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá

 

Imagem de Zequinha Lima e Marcelo Siqueira/Reproduzida/Editada


Gontran Neto
Jornalista


 
CENTRAL ÚNICA DE MEDICAMENTOS (CUM)
A denúncia desta vez envolve a Central de Medicamentos de Cruzeiro do Sul. Uma fonte ligada à área da Saúde, que prefere não se identificar, relata uma grave escassez de remédios na unidade. A situação deixa uma pergunta preocupante: o que dizer aos cidadãos mais necessitados quando o medicamento de uso contínuo está em falta e não há qualquer previsão para a regularização do estoque?"
 
SEM ESTOQUE
A lista de medicamentos em falta inclui itens essenciais. Para hipertensão e problemas cardíacos, faltam Anlodipino, Carvedilol (nas dosagens de 3,125 mg e 6,25 mg) e AAS infantil. Também não há estoque de Metformina, usada no tratamento de diabetes. Além disso, há escassez de remédios para depressão e ansiedade, entre outros. A pergunta que fica é: de quem é a culpa por esse desabastecimento, é do Papa?
 
SUA FINALIDADE
Por definição, a Central Única de Medicamentos (CUM) de Cruzeiro do Sul deveria centralizar o controle e garantir a distribuição de medicamentos para os serviços de saúde. Sua missão principal é justamente entregar os remédios prescritos e oferecer assistência farmacêutica a quem mais precisa. Diante disso, a falha no fornecimento se torna ainda mais grave.
 
MAIS FUNÇÕES E OBJETIVOS DA CUM
Concentrar a compra e o armazenamento de medicamentos e insumos, garantindo sua disponibilidade para a rede de saúde do município, oferecer apoio a pacientes com doenças crônicas e assegurar uma distribuição eficiente são alguns dos objetivos primordiais.
 
APOIO
Além disso, apoiar a gestão municipal na melhoria dos serviços de saúde é fundamental para a Central de Unidades Municipais (CUM). Mas qual é o entrave que fez com que se chegasse a nesse cenário de terra arrasada?
 
CONTINUA DENÚNCIAS CONTRA A GESTÃO MUNICIPAL
O fato é que depois que trouxe à baila a situação da UBS do Agricultor, outras queixas chegaram ao Blog alertando a precariedade em algumas unidades, coisas básicas como luvas, a falta de bateria para exames de glicemia e aparelho medidor de pressão antigos, e as vezes, sem pilhas.
 
SITUAÇÃO DESFAVORÁVEL
Chegou à informação que a Unidade de Saúde do Ramal 2 – no Projeto Santa Luzia, a situação está tão desfavorável que quando chove, cai mais água dentro do posto do que fora. Portanto, não resolver ficar com raiva de mim e sim aproveitar as críticas e resolver ou amenizar a situação.

LIVRE E INDEPENDENTE
O UrtigaDoJuruá surge com o propósito de questionar, com o compromisso de ecoar a verdade e com a missão de ser uma voz incansável na defesa popular. Essencialmente livre e independente, abraçamos nossa causa sem reservas.
 
RESPEITO
Fazemos questão de assegurar aos nossos leitores que este espaço repudia ataques pessoais; nenhum conteúdo buscará desonrar, desabonar ou ofender a dignidade de agentes públicos. A nossa arena é o campo das ideias, o embate de argumentos e da crítica à eficiência.
 
NÃO ME VENHAM COM PRESSÃO
Ameaças vazias, indiretas e mensagens acusadoras não vão me intimidar. Portanto, usem o espaço para o contraditório, questionar e/ou justificar a ineficiência do poder público. A democracia permite um jogo limpo e aberto, assim como outorga o direito de cobrar do time que foi eleito para um mandato de quatro anos, mas também permite as críticas.
 
PESCADOR NO BALDE
Conforme levantamento do Ministério da Pesca e Aquicultura, o Acre possui 17,63 pescadores registrados a cada mil habitantes, e foi liberado para o Estado o valor de R$ 48 milhões em pagamentos do seguro-defeso em 2024. Se o Acre possui  880.631 habitantes (IBGE), calculando conforme o registo, 15.526 dos acreanos são pescadores artesanais, o que representa 1,76% da população beneficiada com o seguro-defeso.
 
70 MIL BENEFÍCIOS
O Tribunal de Contas da União (TCU) sugere que o Acre está entre os seis estados brasileiros com irregularidades no benefício. Disto isso, a fiscalização feita entre o Ministério da Pesca e a Controladoria-Geral da União (CGU) demonstrou um tratamento mais minucioso no Acre para os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima com quase 70 mil pagamentos do benefício nos últimos cinco anos.
 
RICUCA
Podemos classificar essa auditoria como uma ‘ricuca’, para “pescar grandes e pequenos nessa malha”. Quer dizer, se há  alguma fraude nos benefícios do seguro-defeso, a ‘ricuca’ vai identificar. O fato é que o levantamento mostra que 70 mil pagamentos do auxílio foram realizados nos últimos cinco anos nesses três municípios do Juruá.
 
CIFRA SIGNIFICATIVA
Se a população dos três municípios (CZS, M. Lima e R. Alves), conforme dados do IBGE, é de 127.794, e 70 mil pagamentos foram realizados de benefícios nos últimos cinco anos nessas áreas, então são 14 mil pescadores beneficiados por ano, ou seja, quase 11% dos habitantes são pescadores e foram contemplados com o seguro-defeso por ano.
 
COM A PALAVRA: AS AUTORIDADES
O Advogado e o Presidente da Colônia de Pescadores, que foram anunciadas pelos meios de comunicação local, estão acompanhando a situação e colaborando com as investigações. Elas também estão trabalhando para garantir que os pescadores filiados tenham seus direitos assegurados e não sejam prejudicados.

 

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

IMAGEM IA Gontran Neto Jornalista GREVE EM CRUZEIRO DO SUL: SINTEAC X PREFEITURA A greve dos servidores temporários em Cruzeiro do Sul expõe um abismo cada vez maior entre a gestão municipal e os trabalhadores da educação. De um lado, um sindicato que luta por direitos; do outro, uma administração que parece preferir a retórica da força ao diálogo.   Embora a greve seja um direito constitucional, a resposta do poder público tem transformado o debate em um perigoso campo de batalha narrativo, onde a arrogância e as decisões autoritárias ameaçam sufocar a legitimidade das reivindicações.   O PODER E SUA ARROGÂNCIA A recente entrevista do Secretário Municipal de Gestão Estratégica, Orçamento e Finanças, Matheus Lima, é um sintoma claro de como a arrogância no poder pode levar a decisões perigosas.   Ao invés de buscar o entendimento, a fala do secretário serviu para inflamar ainda mais a situação, demonstrando uma desconexão preocupante com os princípios da negociação e do r...

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá

Gontran Neto Jornalista A REVANCHE Estão dizendo que a revanche será no Judiciário, visto que  que o Executivo vai apelar da derrota, Mas é preciso destacar que foi um nocaute do Legislativo. Sugiro que não haja outro embate, uma vez que outra queda vai deixar sequelas graves. JUDICIALIZAR Supostamente o Poder Executivo "vai brigar na justiça", em razão de acreditar que são inconstitucionais. Contudo, esses projetos na defesa dos animais existem em diversos municípios brasileiros; portanto, não é um fato novo. Inclusive, tem projeto nessa direção aprovados pela Câmara Federal. TEMPERATURA ALTA Após a derrubada dos vetos do prefeito Zequinha Lima (PP) aos projetos de autoria do Poder Legislativo, a tendência é um clima quente entre os poderes Executivo e Legislativo. Mas uma coisa fica bem explícita: os poderes são independentes e a Constituição garante a autonomia e o respeito mútuo entre eles. Ademais, a derrubada dos vetos foi por unanimidade. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS O asse...