Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá

 

Imagem: Reprodução


Gontran Neto
jornalista


AMIGO E CORRELIGIONÁRIO
Para quem assegurou que a relação política entre o deputado federal Zezinho Barbary (PP) e o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), estava amarga, devido ao afastamento do parlamentar da gestão, podemos dizer que foi uma “suspensão temporária” e a relação entre ambos parece que continua adocicada.

AGENDA INSTITUCIONAL
A visita do deputado ao prefeito nesta segunda-feira (18) foi, principalmente, de cunho institucional, em que a pauta principal foram as emendas individuais do parlamentar à prefeitura de Cruzeiro do Sul. Importante evidenciar que o deputado federal Zezinho Barbary tem sido um dos principais responsáveis por garantir recursos essenciais para o desenvolvimento do município.

OBJETIVOS COMUNS
Durante o encontro, foram discutidas prioridades, o andamento de projetos e a importância da continuidade dos investimentos, com ênfase em uma atuação conjunta e harmônica, em sintonia, potencializando resultados e ampliando o alcance das políticas públicas que a cidade tanto precisa.

BANDEIRA BRANCA
Depois de uma semana agitada na política local, ao que tudo indica, a bandeira branca foi estendida e a paz entre os poderes Legislativo e Executivo vai superar as diferenças e fortalecer o diálogo entre as lideranças. Contudo, se não houver reciprocidade de parte do Executivo, será uma tentativa sem certeza de sucesso.

RESPEITO MÚTUO
A mensagem do emissor relata que a bandeira branca foi hasteada em sinal de respeito mútuo e disposição para alinhar esforços em prol dos interesses da comunidade, mesmo diante dos desafios e divergências recentes.

ANÁLISE RACIONAL E PONDERADA
A política é feita de embates, contradições, alianças e desgastes; portanto, nesse cenário, quem pensa melhor e toma a atitude certa se destaca. Contudo, aqueles que fazem política com o "fígado" vão ter a oportunidade de adquirir conhecimentos e construir habilidades para fazer uma leitura racional e ponderada.

A SOBERBA PRECEDE A QUEDA
Segundo informações de uma fonte fidedigna, há uma secretária na região do Juruá que, além de estar em uma situação crítica administrativamente, enfrenta ânimos fervorosos e bate-boca constante no alto escalão. Invocando uma figura ilustre que aprecia a prática verbal: "Por pouco não vão para o físico".

CAPIM NA PALHETA
As veredas espinhosas que alguns atores políticos escolheram para trilhar, acreditando que são perfeitas e seguras, não percebem a atmosfera de desconfiança e o constante vai e vem de informações desencontradas. Pode acreditar, vai dar “capim na palheta”.

SE ALIMENTA DE TENSÕES E AMADORISMO
Tudo indica que o cenário político na província caminha para se esclarecer, mesmo com tensões diárias ininterruptas. Mas, essa informação do 'capim na palheta' aponta que o interesse pessoal fala mais alto. Virão mais informações precisas em um futuro próximo, bem próximo mesmo.

A SOBERANIA É SOBERANA
A frase acima é uma tautologia, mas é apenas uma formalidade. O essencial que quero dizer é que, no Brasil, quem manda são os brasileiros. Portanto, é bom enfatizar isso para aqueles com complexo de inferioridade e ressaltar a importância e a autoridade da nossa soberania.

PODER UNIVERSAL
Para quem defende o poderio bélico e econômico dos EUA e aceita como normais os abusos praticados pelo Estado americano em todo o mundo, e aplaudiu quando a mira acertou o Brasil na economia e no Judiciário em prol de uma família, o Brasil não é terra arrasada, como um certo deputado federal deseja, mas é um país que tem leis que ditam as regras e protegem contra governos intrusivos.

MINISTRO FLÁVIO DINO
Quando o ministro Flávio Dino (STF) afirma que leis e decisões judiciais estrangeiras não têm validade no Brasil, não é fruto apenas de sua inteligência, mas sim do cumprimento do Art. 17 do Decreto-Lei nº 4.657, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Portanto, para ter validade, precisa ser homologado pela Justiça brasileira.

TRAIDOR DA CONSTITUIÇÃO É TRAIDOR DA PÁTRIA
"As leis, atos e sentenças de outro país, bem como quaisquer declarações de vontade, não terão eficácia no Brasil quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pública e os bons costumes." Portanto, como afirmou Ulysses Guimarães: "Traidor da Constituição é traidor da Pátria".

TRIBUNAIS INTERNACIONAIS, VALIDADE IMEDIATA
Flávio Dino declarou na manhã desta terça-feira (19) que as decisões tomadas nos tribunais internacionais, têm efeito imediato no Brasil, haja vista que o país é signatário dos acordos firmados, e não precisa haver homologação pela Justiça brasileira para ter validade no País, nesse caso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

IMAGEM IA Gontran Neto Jornalista GREVE EM CRUZEIRO DO SUL: SINTEAC X PREFEITURA A greve dos servidores temporários em Cruzeiro do Sul expõe um abismo cada vez maior entre a gestão municipal e os trabalhadores da educação. De um lado, um sindicato que luta por direitos; do outro, uma administração que parece preferir a retórica da força ao diálogo.   Embora a greve seja um direito constitucional, a resposta do poder público tem transformado o debate em um perigoso campo de batalha narrativo, onde a arrogância e as decisões autoritárias ameaçam sufocar a legitimidade das reivindicações.   O PODER E SUA ARROGÂNCIA A recente entrevista do Secretário Municipal de Gestão Estratégica, Orçamento e Finanças, Matheus Lima, é um sintoma claro de como a arrogância no poder pode levar a decisões perigosas.   Ao invés de buscar o entendimento, a fala do secretário serviu para inflamar ainda mais a situação, demonstrando uma desconexão preocupante com os princípios da negociação e do r...

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá

Gontran Neto Jornalista A REVANCHE Estão dizendo que a revanche será no Judiciário, visto que  que o Executivo vai apelar da derrota, Mas é preciso destacar que foi um nocaute do Legislativo. Sugiro que não haja outro embate, uma vez que outra queda vai deixar sequelas graves. JUDICIALIZAR Supostamente o Poder Executivo "vai brigar na justiça", em razão de acreditar que são inconstitucionais. Contudo, esses projetos na defesa dos animais existem em diversos municípios brasileiros; portanto, não é um fato novo. Inclusive, tem projeto nessa direção aprovados pela Câmara Federal. TEMPERATURA ALTA Após a derrubada dos vetos do prefeito Zequinha Lima (PP) aos projetos de autoria do Poder Legislativo, a tendência é um clima quente entre os poderes Executivo e Legislativo. Mas uma coisa fica bem explícita: os poderes são independentes e a Constituição garante a autonomia e o respeito mútuo entre eles. Ademais, a derrubada dos vetos foi por unanimidade. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS O asse...