Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá




Gontran Neto
jornalista

 

PARABÉNS AOS MOTOR UBERS
O presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, Elter Nóbrega (UP), promulgou a lei que regulamenta o serviço de transporte de passageiros por motocicleta (motor Uber). A vereadora Valéria Lima (UP), autora da proposta, celebrou a medida, classificando-a como 'um marco histórico' para a cidade.
 
PERDEU PRAZO
A promulgação pelo chefe do Legislativo ocorreu porque o prefeito Zequinha Lima (UP) não se manifestou dentro do prazo legal para sancionar ou vetar o projeto. Com isso, a responsabilidade foi transferida para a Câmara Municipal. A nova lei beneficia diretamente cerca de 100 famílias que têm no serviço sua principal fonte de renda
 
RECONHECIMETO
Merece destaque o comportamento das categorias de taxistas e mototaxistas, que reconheceram a importância do projeto de lei e não criaram obstáculos para a sua votação. Isso foi possível porque houve reuniões com todos os representantes, garantindo que o projeto fosse um consenso.
 
AVALIAÇÃO
No início do mandato, o prefeito Zequinha Lima, que agora pertence à Federação União Progressista (UP), expôs em uma entrevista à Rádio Integração que faria uma avaliação do seu secretariado até o final do mês de julho de 2025, e aquele que não atingisse a média exigida seria convidado a "deixar a sala".
 
PRAZO ESTENDIDO
Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Integração, o prefeito Zequinha Lima foi questionado pelo jornalista Chico Melo sobre a avaliação prometida do seu secretariado. Zequinha afirmou que o prazo foi prorrogado por mais dois meses, mas não esclareceu se esse período começa a contar a partir da data da entrevista ou do início do mês de agosto.
 
RECUPERAÇÃO
Com certeza, o fato de a avaliação ter sido originada pelo prefeito gerou uma certa expectativa nos cruzeirenses. Apesar do prefeito ter dito na entrevista que quem avalia é o povo, e ter deixado entender que a aprovação ou não é dada na época da eleição, mas será curioso ver quem ficará de prova final e recuperação.
 
NOME DO VICE DO JURUÁ
Zequinha Lima deixou explícito também que não será candidato a nada, mas que não fugirá do debate para definir o protagonista para vice. Ou melhor, defende que o nome para compor a chapa de vice-governador seja da região do Juruá, e para isso está fazendo conversas com os prefeitos dos municípios próximos a CZS e não abre mão.
 
APOSENTANDO
Tomei uma decisão importante na minha vida: estou me aposentando da militância partidária. Acredito ter sido atuante e exercido firmemente a missão no Partido dos Trabalhadores  com sangue nos olhos. Tenho meus motivos, e não preciso justificá-los para ninguém. Contudo, acredito que desempenhei com convicção e firmeza a missão partidária por quase 30 anos, incluindo um mandato de vereador.
 
NOVOS DESAFIOS
Vou me dedicar a novos desafios profissionais com a mesma garra e determinação que caracterizaram minha militância política. Ademais, talvez supere uma mágoa que insiste em me corroer por dentro, o responsável por isso não merece nem decepção da minha parte. Grato aos companheiros e companheiras por me suportarem!
 
ATRAVESSOU A PONTE
O vereador Mazinho da BR, eleito para a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul pelo MDB em 2024, ou seja, ganhou um mandato para ser oposição, mas resolveu atravessar a ponte e buscou um trilho mais bem definido. Em outras palavras, com os favores do Poder Executivo, fica menos difícil acomodar os seus interesses.
 
SEM NOME DE PESO DO JURUÁ
Se a decisão de Alan Rick é se filiar ao Republicanos, e esse veredito de descartar sua ida para o MDB ou PSD se deve ao fato de que isso confronta seus interesses, então uma coisa é digna de nota: o senador vai renunciar a um possível nome como o de Jéssica Sales para compor sua chapa como vice, pelo mesmo motivo que o levou a recuar do MDB, já que essa legenda tem a possibilidade de apontar o vice na chapa de Lula.
 
SOBERBA
Se Alan Rick confia tanto na sua vitória em 2026, a ponto de escolher seus apoiadores de forma nada simpática e não é porque os números das pesquisas de intenção de votos lhes são favoráveis atualmente, é recomendável que o senador baixe a bola e se prepare para uma disputa ferrenha contra Mailza Assis.


MÁQUINA E ATORES POLITICOS NA MÃO
Com a máquina e a maioria absoluta dos atores políticos do Estado ao seu lado, Mailza Assis só tende a crescer, e o senador, que já alcançou o nível mais elevado, pode estar à beira do declínio, pois não é fácil se manter no topo. Outro cenário de corrosão foi a forma como o MDB do Acre foi desrespeitado por Alan Rick.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

IMAGEM IA Gontran Neto Jornalista GREVE EM CRUZEIRO DO SUL: SINTEAC X PREFEITURA A greve dos servidores temporários em Cruzeiro do Sul expõe um abismo cada vez maior entre a gestão municipal e os trabalhadores da educação. De um lado, um sindicato que luta por direitos; do outro, uma administração que parece preferir a retórica da força ao diálogo.   Embora a greve seja um direito constitucional, a resposta do poder público tem transformado o debate em um perigoso campo de batalha narrativo, onde a arrogância e as decisões autoritárias ameaçam sufocar a legitimidade das reivindicações.   O PODER E SUA ARROGÂNCIA A recente entrevista do Secretário Municipal de Gestão Estratégica, Orçamento e Finanças, Matheus Lima, é um sintoma claro de como a arrogância no poder pode levar a decisões perigosas.   Ao invés de buscar o entendimento, a fala do secretário serviu para inflamar ainda mais a situação, demonstrando uma desconexão preocupante com os princípios da negociação e do r...

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá

Gontran Neto Jornalista A REVANCHE Estão dizendo que a revanche será no Judiciário, visto que  que o Executivo vai apelar da derrota, Mas é preciso destacar que foi um nocaute do Legislativo. Sugiro que não haja outro embate, uma vez que outra queda vai deixar sequelas graves. JUDICIALIZAR Supostamente o Poder Executivo "vai brigar na justiça", em razão de acreditar que são inconstitucionais. Contudo, esses projetos na defesa dos animais existem em diversos municípios brasileiros; portanto, não é um fato novo. Inclusive, tem projeto nessa direção aprovados pela Câmara Federal. TEMPERATURA ALTA Após a derrubada dos vetos do prefeito Zequinha Lima (PP) aos projetos de autoria do Poder Legislativo, a tendência é um clima quente entre os poderes Executivo e Legislativo. Mas uma coisa fica bem explícita: os poderes são independentes e a Constituição garante a autonomia e o respeito mútuo entre eles. Ademais, a derrubada dos vetos foi por unanimidade. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS O asse...