Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá


                                                         Foto/Rede Social da vereadora. Editada/Gontran Neto


Gontran Neto
jornalista

VEREADORA VALÉRIA LIMA
A vereadora Valéria Lima (PP), embora tenha forte ligação com a área da saúde, vem atuando em diversas frentes para promover melhorias à população, demonstrando firmeza e segurança em seus primeiros meses de mandato. Uma grata surpresa!

NO MODO "NEM AÍ"
Chegou à informação de uma fonte que dois projetos de lei da vereadora mais votada de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima (PP), não foram sancionados e nem vetados pelo prefeito; simplesmente o Poder Executivo perdeu o prazo. Dessa forma, passa a sensação de que o Executivo está no modo "que se dane" ou "não me preocupo dom isso", pois não há uma interação entre o Executivo e os vereadores da base.

SEM ULTERIOR EXPLICAÇÃO
É bom saber que o prazo para sanção ou veto do prefeito é de 15 dias úteis; portanto, não havendo manifestação do prefeito, o projeto é considerado tacitamente sancionado e promulgado pela Câmara Municipal e torna-se lei. Ressaltando que, nessa situação, o presidente do Legislativo, respeitando os parâmetros legais, promulga o projeto.

GEROU AMPLO DEBATE 
A decisão unânime da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul ao derrubar os vetos do prefeito, na terça-feira (11), desencadeou debates intensos na sociedade local e entre os próprios vereadores. Esse cenário evidencia a pressão sobre os parlamentares, que passam a ser alvo de tentativas de influência por parte de atores políticos que não conseguiram consolidar alianças.

ALCANÇOU NOTABILIDADE
O tema rapidamente ganhou destaque nos meios de comunicação, impulsionando análises aprofundadas sobre seus possíveis impactos e desdobramentos futuros. No entanto, tudo leva a crer que a lição não foi plenamente assimilada, pois, apesar do destaque e do debate intenso, persiste um movimento de interesses e estratégias que desafiam a transparência e o entendimento comum.

A PROCISSÃO: ENCERRAMENTO DO NOVENÁRIO
Recebi de um leitor assíduo do Blog uma mensagem elogiando a festa da Padroeira de Cruzeiro do Sul - Nossa Senhora da Glória, como um dos eventos mais esperados do ano no Vale do Juruá. A prova disso são os milhares de fiéis na procissão pelas ruas da cidade, em uma demonstração de fé cristã.

A PARTE TRISTE
Ainda segundo o mensageiro, a parte triste fica por conta de alguns agentes do pelotão de trânsito de CZS, que ficam com suas cadernetas e afiadas canetas multando moradores que queriam, antes do início da procissão, passar com seus veículos para suas residências. Por mais que afirmassem morar em uma das ruas interditadas, não havia liberação para alguns. O bom senso sempre é bom, mas neste episódio parece ter desaparecido.

MAIS INVESTIMENTOS
Você, cruzeirense, está sabendo que o presidente Lula, através da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), vai adquirir 180 mil equipamentos para qualificar a estrutura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 5 mil municípios do Brasil? E o edital de licitação já foi publicado.

LULA E O PAC DA SAÚDE
É evidente que você, cruzeirense, não terá a informação de que é o presidente Lula e o novo PAC da Saúde "que vão garantir o acesso universal, equânime e integral à saúde em todo o território nacional". Visto que pelas bandas da província é proibido falar o nome do Lula.  Quer saber quais são os equipamentos que serão adquiridos? aqui

SILAS MALAFAIA NA MIRA DA PF
Através dos meios de comunicação e das redes sociais, tive conhecimento que o pastor Silas Malafaia está sendo investigado pela Polícia Federal (PF), no inquérito sobre obstrução do processo que apura a tentativa de golpe de estado. Infelizmente, demorou para isso acontecer.  

FARISEU HIPÓCRITA
Esse "religioso" apresenta uma imagem para o público que parece que Deus é empregado dele e que é um "santo homem" com razão em tudo que ele profere. E com isso, se sente no direito de ofender e agredir verbalmente quem não pensa como ele, não respeitando ninguém.

NEM O QUE ELE DIZ E NEM O QUE ELE FAZ
A imagem desse sujeito para o público, além de ser a de um cara milionário favorecido pela fé dos mais humildes, é a de um indivíduo raivoso, agressivo, mal-educado, desbocado, puxa-saco, desleal e histérico. De que ninho de cobras venenosas esse "devoto" pertence?

MATHEUS
“Guardai-vos os falsos profetas, que vem a vós disfarçados de ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”. “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”. 

Questionamentos sobre a Mídia e Corrupção
O texto encerra com críticas à cobertura da imprensa sobre escândalos de corrupção, especialmente na Secretaria da Fazenda do governo Tarcísio de Freitas, em São Paulo, levantando dúvidas sobre imparcialidade, interesses políticos e a forma como as informações são divulgadas dependendo do perfil dos envolvidos.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

IMAGEM IA Gontran Neto Jornalista GREVE EM CRUZEIRO DO SUL: SINTEAC X PREFEITURA A greve dos servidores temporários em Cruzeiro do Sul expõe um abismo cada vez maior entre a gestão municipal e os trabalhadores da educação. De um lado, um sindicato que luta por direitos; do outro, uma administração que parece preferir a retórica da força ao diálogo.   Embora a greve seja um direito constitucional, a resposta do poder público tem transformado o debate em um perigoso campo de batalha narrativo, onde a arrogância e as decisões autoritárias ameaçam sufocar a legitimidade das reivindicações.   O PODER E SUA ARROGÂNCIA A recente entrevista do Secretário Municipal de Gestão Estratégica, Orçamento e Finanças, Matheus Lima, é um sintoma claro de como a arrogância no poder pode levar a decisões perigosas.   Ao invés de buscar o entendimento, a fala do secretário serviu para inflamar ainda mais a situação, demonstrando uma desconexão preocupante com os princípios da negociação e do r...

Rapidinhas com o UrtigaDoJuruá

Gontran Neto Jornalista A REVANCHE Estão dizendo que a revanche será no Judiciário, visto que  que o Executivo vai apelar da derrota, Mas é preciso destacar que foi um nocaute do Legislativo. Sugiro que não haja outro embate, uma vez que outra queda vai deixar sequelas graves. JUDICIALIZAR Supostamente o Poder Executivo "vai brigar na justiça", em razão de acreditar que são inconstitucionais. Contudo, esses projetos na defesa dos animais existem em diversos municípios brasileiros; portanto, não é um fato novo. Inclusive, tem projeto nessa direção aprovados pela Câmara Federal. TEMPERATURA ALTA Após a derrubada dos vetos do prefeito Zequinha Lima (PP) aos projetos de autoria do Poder Legislativo, a tendência é um clima quente entre os poderes Executivo e Legislativo. Mas uma coisa fica bem explícita: os poderes são independentes e a Constituição garante a autonomia e o respeito mútuo entre eles. Ademais, a derrubada dos vetos foi por unanimidade. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS O asse...