Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

Imagem/IA

A soberba de um senador acreano e a lei do retorno

O andar de cima vai dividido
Ao que tudo indica, o tabuleiro para as eleições de 2026 já está posto. A candidatura de Tião Bocalom (PL) soa irreversível, enquanto Mailza Assis (PP) já deu o "nó cego", consolidando-se como a candidata natural da máquina governista. Alan Rick (Republicanos) mantém seu grupo coeso e Thor Dantas (PSB) completa a lista de pretendentes à cadeira principal do Palácio Rio Branco. O "andar de cima" não trincou apenas; rachou ao meio.
 
Político sem mandato e o vento nas costas
Na política, a palavra empenhada muitas vezes vale tanto quanto uma nota de três reais  e no "andar de baixo" todos sabem disso. A pergunta que não quer calar ecoa nos bastidores: após Bocalom renunciar à prefeitura de Rio Branco para concorrer, tornando-se um político sem mandato, quem restará ao seu lado no palanque além de Márcio Bittar?

O estrago será monumental
A fissura aberta pelo desejo do prefeito da capital em disputar o governo em 2026 é profunda, colidindo frontalmente com o projeto de Mailza Assis e, por tabela, com o governador Gladson Cameli. A vice-governadora não esquece que o grupo governista foi decisivo na reeleição de Bocalom em 2024 e, no mínimo, esperava reciprocidade dessa fatura.
 
Servir a Deus e a Mamom
Contudo, a realidade impõe seus limites: o Senador Márcio Bittar estará atado a Bocalom. E como ensina a sabedoria antiga: "ninguém pode servir a dois senhores ao mesmo tempo". A mãe do governador se manifestou sobre uma fala do senador e questionou se ele já “esqueceu apoio recebido do filho”.
 
Agora não tem volta
Em entrevista recente à imprensa local, o prefeito Zequinha Lima (PP) jurou lealdade institucional, declarando que seu apoio seguiria estritamente a orientação do governador Gladson Cameli. No entanto, bastou um café da manhã com a vice-governadora Mailza Assis e seu grupo político para o discurso mudar de ritmo. Ao lado da correligionária, Zequinha cravou nas redes sociais: “reafirmando nosso apoio”.

Chefe de uma organização criminosa
Penso que o senador Shape tenha conhecimento de que o seu 'ídolo', além de outros crimes, foi condenado também como chefe de uma organização criminosa. E, em resposta ao que o parlamentar declarou ser injustiça sua prisão, esclareço: o seu amigo não foi preso ainda pela tentativa de golpe de Estado, pelo qual foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.
 
Violou dolosa e conscientemente
A prisão decretada preventivamente foi a pedido da PF, corroborada pela PGR e determinada pelo Ministro Alexandre de Moraes (STF), pela tentativa de romper a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda, crime que ele mesmo confessou. 

Má-fé
Portanto, o senador está usando de má-fé em suas declarações; ademais, o ministro relator declarou que o condenado violou, dolosa e conscientemente, a tornozeleira eletrônica.

Comemoraram e agora choram
É preciso refrescar a memória deste senhor: quando Lula foi preso, ele e seus aliados celebraram com euforia a perseguição promovida por um juiz que, mais tarde, o próprio STF declarou parcial. Naquela época, entre risos e sarcasmo, a frase de ordem era: "o choro é livre". Agora, o mundo girou.
 
Quem fala o que quer...
A liberdade de expressão é um pilar sagrado da democracia; o direito ao contraditório é legítimo. Porém, usar o mandato para desqualificar movimentos históricos como o MST e a Contag, e rotular alguns cidadãos de “ratos do Brasil que roubavam as Petrobras da vida e voltaram a roubar", é 
mau-caratismo.

O senador precisa entender a lei da ação e reação
Quem desce ao nível de chamar o povo que não pensa como ele de "rato", não poderá se melindrar se, em resposta, alguém o taxar  de "rato de esgoto".
 
Telhado de vidro
Não deveria atirar pedras no telhado alheio quem possui vidraças quebradas pelo destino nebuloso de emendas parlamentares. É o caso dos recursos destinados às Santas Casas da Amazônia e de Rio Branco, que, segundo a Justiça Federal, estão sob forte suspeita de fraude, desvio de finalidade e promoção pessoal.
 
Teimosia negacionista
Além disso, é muita cara de pau querer voltar ao poder depois de ser conivente com uma gestão desastrosa que custou a vida de 700 mil brasileiros na pandemia. Estudos indicam que centenas de milhares dessas mortes poderiam ter sido evitadas se não fosse a teimosia negacionista e a incompetência do "amigo" que ele tanto defende. A história não absolverá os cúmplices.
 
Dia de carreata
Nesta terça-feira (25), o confronto entre Atlético Mineiro e Flamengo pode resultar em mais uma carreata espetacular em Cruzeiro do Sul, tradicionalmente puxada pelo flamenguista Ralid Almeida. Mas, para a festa acontecer, a matemática é clara: o Mengão precisa vencer o jogo e o Palmeiras perder para o Grêmio. Aguardemos com as bandeiras a postos!
 

 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...