Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá - A Lei do retorno é implacável


Imagem através do usa de IA

Se for chorar, manda áudio: A hipocrisia mora ao lado

A Memória de Abril de 2018 
Há datas que ficam marcadas a ferro e fogo na memória. O dia 7 de abril de 2018 foi uma delas. Enquanto Lula se entregava à Polícia Federal e era levado para Curitiba, nós, companheiros e companheiras, vivíamos um luto político profundo. Mas há uma cena específica, aqui no Acre, que eu jamais vou esquecer.

A Festa do Ódio na ALEAC 
Enquanto alguns membros do PT acreano estavam reunidos em uma sala na Assembleia Legislativa (ALEAC), tentando digerir o golpe, os opositores não tiveram a menor dignidade. Do lado de fora, na praça em frente à ALEAC, eles faziam uma festa sórdida. 

Soltavam fogos, gritavam palavras de ordem, insultavam nossa dor e celebravam a prisão do maior líder popular da história deste país. Não houve empatia, não houve "respeito ao momento", houve apenas escárnio.

O Mundo Gira (e capota) 
Hoje, com a prisão de Jair Bolsonaro, vejo esses mesmos figurões "sentidos", reclamando que a esquerda está comemorando. Estão exigindo respeito? A vergonha na cara passou longe! Agora que o ídolo de barro deles está atrás das grades, querem ditar regra de comportamento?

O Recado 
Aos parlamentares bolsonaristas acreanos, que naquele dia riam e soltavam foguetes enquanto nós sangrávamos, fica o aviso pedagógico da história: o mundo dá voltas. E para vocês, só tenho uma frase: se forem chorar, mande áudio. Aguentem, porque a lei do retorno é implacável. 

Polícia Federal - A Lei é Para Todos (o filme)
O "Grande Dia" em que o feitiço virou contra o feiticeiro

A Prisão 
Neste sábado, 22 de novembro de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso em sua residência, em um condomínio de Brasília. A prisão cautelar, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes (STF), atende a um pedido da Polícia Federal (PF) e ratificado pela Procuradoria-Geral da República (PGR),  motivado pela violação reiterada do uso da tornozeleira eletrônica.
 
A ordem foi executada pela própria PF, que conduziu Bolsonaro à Superintendência do órgão no Distrito Federal.
 
O Risco de Fuga e a "Guarita"
Na justificativa do relator, Alexandre de Moraes apontou o risco iminente de fuga. O ex-presidente poderia aproveitar-se da movimentação de uma vigília religiosa, convocada por seu filho para hoje (22), para evadir-se.
 
Considerando precedentes de pedidos de asilo anteriores, a Justiça não descartou a possibilidade de Bolsonaro buscar "guarita" em alguma embaixada próxima à sua residência, repetindo um padrão de comportamento já monitorado pela inteligência da polícia.
 
Os Filhos: Carrascos da Própria Linhagem
Os filhos do agora presidiário Jair Bolsonaro,  o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, acabaram se revelando os construtores da ruína do próprio pai. O cenário torna-se irreversível e desesperador para o clã, visto que o trânsito em julgado do outro processo é iminente:
 
o prazo final para os embargos de infringência se encerra amanhã. Esse marco jurídico selaria o destino do ex-presidente, tornando a prisão definitiva, o que aumentou drasticamente o risco de uma tentativa de fuga nas últimas horas.
 
A Profecia da Camiseta
A prisão traz à tona uma ironia implacável. Em dezembro de 2018, logo após a eleição e antes da posse presidencial, Michelle Bolsonaro usou uma camiseta estampando a frase: “Se começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema”.
 
A fala original era da juíza Gabriela Hardt, que substituiu o ex-juiz Sérgio Moro — declarado parcial pelo STF, no processo contra Lula. O tempo passou e a profecia se inverteu: de fato, quem acabou tendo "problemas com o tom" foi a própria família Bolsonaro.
 
Foram as atitudes desafiadoras do clã que contribuíram diretamente para a prisão do patriarca.
 
A "Vigília Santa" como Cortina de Fumaça
O estopim para a ordem de prisão foi a convocação feita por um dos filhos para uma concentração no balão do Jardim Botânico, próximo ao condomínio Solar de Brasília 2, marcada para as 19h deste sábado.
 
Sob o pretexto de uma "vigília pela saúde de Bolsonaro e pela liberdade do Brasil", a Justiça interpretou o ato como uma manobra clara para criar tumulto e facilitar a fuga do condenado, uma tática de "escudo humano" e distração midiática.
 
Decisão do ministro Alexandre de Moraes
“Expeça-se o mandado de prisão, destinado à Polícia Federal, que deverá ser cumprido no dia 22/11/2025, no período da manhã. A medida deverá ser cumprida com todo o respeito à dignidade do ex-Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sem a utilização de algemas e sem qualquer exposição midiática. O réu deverá ser recolhido na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.” .” Integra aqui
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...