Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá



Imagem enviada por uma fonte


Neto Gontran
Jornalista


Faz parte do jogo ou é uma injustiça?
A nomeação para um cargo de confiança pressupõe lealdade ao governo que o nomeou. No entanto, o que acontece quando o nomeado se sente no direito de apoiar um adversário nas eleições de 2026, efetivamente "traindo" quem lhe deu a mão?
 
Coerência
Alguns defendem que isso é parte da liberdade democrática, onde todos são livres para apoiar quem acreditam. Mas onde fica a coerência e a gratidão?
 
Perseguição ou consequência?
Quando o governador exonerou um comissionado de alto escalão em Feijó por, supostamente, não retribuir a confiança, muitos rapidamente classificaram o ato como "perseguição política".
 
Prerrogativas de qualquer governo
Penso que a análise é mais simples: cargos de confiança são prerrogativas de qualquer governo. Para não haver ruídos e manter a integridade, o certo seria o próprio beneficiado pedir exoneração antes de declarar apoio a um projeto político adversário.
 
A coerência será mantida?
Agora, olhemos para Cruzeiro do Sul. A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Milca Oliveira dos Santos, ocupa um cargo de alto escalão do prefeito Zequinha Lima (PP). Zequinha, como se sabe, é parceiro de jornada do governador Gladson Cameli (PP) e de Mailza Assis (PP). A dúvida que fica é: o prefeito Zequinha Lima manterá a linha de coerência exigida pelo governo do Estado?
 
Pau que dá em Chico...
O ditado é claro. Se o comissionado em Feijó foi exonerado pelo governo estadual após participar de uma atividade política com Alan Rick (Republicanos), a pergunta se impõe: o prefeito de Cruzeiro do Sul vai exonerar a secretária Milca Oliveira?
Consta que ela não apenas estava na mesma atividade, como ainda "abençoou" a filiação de Alan Rick ao partido. A régua será a mesma para todos?
 
Direto dos bastidores
Circula forte nos bastidores da política local a informação de que, se Jéssica Sales (MDB) for "ungida" como vice na chapa de Mailza Assis (PP) ao governo em 2026, o prefeito Zequinha Lima (PP) não subirá no mesmo palanque em Cruzeiro do Sul. O motivo? As "feridas" abertas na disputa eleitoral de 2024 ainda não cicatrizaram.
 
Mais rumores dos bastidores
Como em Cruzeiro do Sul "não há muro baixo", ou seja, as notícias voam, mais um rumor flutua pelas rodas de conversa: o de que o prefeito Zequinha Lima será candidato a deputado estadual em 2026. A especulação segue, apesar de o próprio prefeito já ter dito em vários momentos que pretende cumprir seu mandato até o final.
 
Por enquanto, nenhuma certeza
No entanto, como a política é notoriamente maleável, tudo pode acontecer nesse ambiente onde a dúvida sempre prevalece, aguardemos o mexer das pedras.
 
Todos os ambientes ideológicos
Em Cruzeiro do Sul, sobram personagens políticos que circulam por todos os ambientes ideológicos. Com isso, naturalmente, muita coisa vaza. A última informação que chegou me chamou a atenção. Pensei até que fosse algo relacionado aos 51 imóveis adquiridos pela família Bolsonaro (notícia do Portal Uol), mas o alerta foi outro, e bem local.

Alerta
“Cuidado com a compra de imóvel”. Cruzeiro do Sul não tem muro. Parece que vem bomba por aí. Será?

Demissão em massa?
Um rumor que ganha força nos corredores do poder em Cruzeiro do Sul está tirando o sono dos servidores temporários, especialmente os lotados na Secretaria de Obras. A informação que circula é que o Poder Executivo prepara uma demissão em larga escala. 

Manobra fiscal
Uma manobra fiscal para "economizar" às custas do trabalhador, evitando o pagamento do 13º salário de uma quantidade significativa de pessoas.

Descansar um pouco
O mais grave, segundo a denúncia, é a narrativa que estaria sendo montada para justificar o ato. A "desculpa" oficial seria que os trabalhadores precisam "descansar um pouco". Contudo, o plano incluiria o retorno desses mesmos funcionários logo depois, mas recontratados por outra empresa.
 
Não duvido de nada
Se confirmado, é um claro estratagema de precarização e terceirização, possivelmente usado para driblar vínculos e obrigações trabalhistas. Na Secretaria de Obras, dizem que a "primeira degola" já ocorreu. Vindo de onde vem, não duvido de mais nada.

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...