terça-feira, 29 de setembro de 2020

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

 

No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília


Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de 10 Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola.

Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporcionasse o melhor para sua turma de classe, e assim ocupava os três turnos, manhã, tarde e noite entre o público e o privado e o tempo foi ficando curto, vez por outra o coração avisava que precisava de um tempo, pois já tinha feito uma cirurgia e a necessidade de cuidados tinha pressa.

Seguindo os caminhos do pai como diretor, enfrentou com muita garra o sistema de eleição e venceu sua adversária com muita bravura, dando uma lição que competência, força de vontade, coragem e disposição são fluídos para triunfar diante de qualquer adversidades possibilitando se tornar diretora na escola em que seu genitor foi gestor por vinte anos respeitado pela sociedade cruzeirense e fazer parte da galeria de diretores da escola com uma vitória incontestável lhe colocava no rol da qual foram protagonista além do professor Siqueira Maciel o seu tutor Irmão Mariano Espada. O êxito da vitória foi comemorado com alegria pelos seus que o ajudaram e pela família com a frase memorável num telefonema para um dos irmãos aos gritos "eu ganhei mano, eu ganhei" e começou uma nova e terrível fase para ela.

Nova missão em sua vida, assumiu a direção da escola, no entanto antes se despediu do "colégio das irmãs" onde fez história com seus ensinamentos. Na direção da escola Craveiro costa seu tempo era cada vez mais escasso pra si e em um certo dia ao chegar na frente do colégio ainda dentro do veículo sofreu um AVC Esquemico após um espirro e deu início a uma luta pela vida, pela invalidez intelectual e física teve que se aposentar. Encarando fisioterapias, hospitais e de urgência outra cirurgia do coração, em nenhum momento perdeu a fé, ficou sem falar, sem andar, sem conhecer as pessoas, porém não deixou de rezar a sua maneira, conversando com Deus com a fé que lhe é peculiar.

A professora Carla Maciel, amada pelos amigos, pelos ex alunos, por professores e professoras que fizeram parte de uma era, amada pela família, contudo aquele os pais que abdicaram da vida ela própria para cuidar dela, sorrir com ela, chorar com ela e ter paciência, precisam mostrar que são fortes, ela, tem mostrado como se deve lutar pela vida. Fez a sua parte para o município quando sã, educou e formou muitos jovens, agora sua riqueza é sua fé e seu corpo que precisa do que funciona de sua memória. Ela também merece os parabéns no aniversário de Cruzeiro do Sul, pois quantos desfiles no aniversário da cidade ela linda e maravilhosa com seus alunos mostrando a elegância da escola representada pelos estudantes. Ela, seus problemas de saúde, sua família, amigos que permanecem do lado, sua filha, ela, e os embates com os problemas de saúde que insiste em despontar, ela e a vida irmãs gêmeas.  



segunda-feira, 28 de setembro de 2020

PARABÉNS CRUZEIRO DO SUL 116 ANOS DE LUTAS E GLÓRIA.



Imagem: UrtigadoJuruá

Cruzeiro do Sul - Acre instituído em 28 de Setembro de 1904 teve sua inspiração na Constelação Cruzeiro do Sul, terra de bravos lutadores e conquistas brilhantes, nossa bela cidade em seu advento era ocupado por índios da etnia Nauas, Amahuacas, Jamináuas, Capanáuas, Caxinauás, hoje a magnifica cidade conta com a tribo Katuquina, mas já teve 49 tribos, Na atualidade Cruzeiro do Sul pelos dados do IBGE apresenta 89.072 moradores e já foi imenso com os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo se tornaram imbatíveis nesta imensidão florestal.

Governador Tião viana e Vice César Messias na entrega das casas do conjunto Vale dos Buritis Foto;Gontran


Cruzeiro do Sul e seus 116 anos de superação, de investimentos como o Porto e Aeroporto moderno, da Avenida Mâncio Lima cartão postal do centro da cidade, tirou do esgoto e da lama alguns moradores que há tempos eram esquecidos, Cruzeiro do Sul da Avenida São Paulo e da Biblioteca Pública Estadual de uma ordenação impecável, a deslumbrante cidade das águas pretas conta com Hospital da Mulher e da Criança - Maternidade,  com o a Clinica de Nefrologia evitando quem necessita de hemodialise  abandonar a família e fazer tratamento fora dos seus lares, Cruzeiro do Sul do Hospital Regional do Juruá feito de uma obra denegada, Hospital Dermatológico, Cruzeiro do Sul da UPA Jaques Pereira Braga.


Foto: Francisco Rocha/G1

Cruzeiro do Sul da Escola modelo Caveiro Costa, da CEDUP, da Escola Katukina, Cruzeiro do Sul da bela Escola Anselmo Maia que transformaram em Colégio Militar, Cruzeiro do Sul do Centro de Referência em Inovação para Educação, Cruzeiro do Sul e sua atuação marcante do Ceflora e Instituto Dom Moacir no passado, Cruzeiro do Sul dos inúmeros cursos da UFAC e do IFAC, das Faculdades a distância, Cruzeiro do Sul e a evolução da educação em que em tempos passados só possuía Letras e Pedagogia e teve uma época de Contabilidade nível médio e Magistério, Cruzeiro do Sul do Centro de produção de Alevinos.

Foto: Onofre Brito/SECOM

Cruzeiro do Sul da melhor farinha do Brasil, das casas de farinha, do luz para todos, Cruzeiro do Sul das Vilas Lagoinha, Santa Luzia, São Pedro, Santa Rosa e Vila Assis Brasil todas estruturadas com o programa Ruas do Povo, Cruzeiro do Sul do Bairro Miritizal que deixou as sacolas dos pés pra trás com o bairro totalmente asfaltado e falta manutenção, Cruzeiro do sul e os investimentos do Ruas do Povo,  do Lua Pra Todos da Ponte da União, da Variante, da BR 364, do respeito ao produtor familiar com o Crédito Rural, Cruzeiro do Sul das Sociedades Agrícolas, das Associações de Produtores que buscavam investimentos e melhorias para a produção familiar, Cruzeiro do Sul do PAA, Cruzeiro do Sul da Fabrica de biscoito Vó Didi, Cruzeiro do Sul das Bajolas, do Pólo Naval, do Pólo Moveleiro, Cruzeiro do Sul da UGAI do Liberdade, Cruzeiro do Sul dos conjuntos habitacionais São Salvador, Miritizal Novo, do Conjunto Cumarú e Vale dos Buritis, Cruzeiro do Sul da Arena do Juruá, do Mercado Joãozinho Melo.

Programa Rua do Povo Foto: Gontran Neto

Parabéns Cruzeiro do Sul 116 anos superando dificuldades cada dia se fortalecendo para amparar as famílias tradicionais que sempre permaneceram "No regaço da selva assombrosa, onde outrora espumava o tapi, uma bela cidade ruidosa, vimos hoje fagueira surgir"  " E do trono dos seus esplendores, Sobre nuvens bordados de azul, Deus semeia cascata de flores E abençoa o Cruzeiro do Sul". Parabéns Cruzeiro do Sul das belas e assustadoras ladeira, da magnifica Igreja Nossa Senhora da Glória, das águas do rio Juruá e Môa, Parabéns Cruzeiro do Sul e todos e todas que contribuem direta ou indiretamente para o melhor da nossa cidade.


Biblioteca Pública de Cruzeiro do Sul: Foto Genival Moura







domingo, 27 de setembro de 2020

ELEIÇÃO 2020. Fortaleça a Democracia com o voto consciente.



Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE - 6.8.2017



Se inicia neste domingo 27 de setembro de 2020 o primeiro round das eleições 2020 para prefeito e vereador, o segundo round será no dia 15 de novembro com a votação, muitos lutam para ocupar as vagas, permanecem 14 cadeiras para vereador em Cruzeiro do sul. Candidatos a Legisladores, Prefeito e vice para obter êxito da campanha os votos precisam chegar nas urnas, ato que não é fácil, pois constantemente acontece mudanças dos eleitores, o´prazo de registro de candidaturas encerrou, agora é jogo jogado e lambari pescado, é onde se separa os homens dos meninos é onde as lágrimas escorrem pelas orelhas.

Em todo estado do Acre dados da Justiça Eleitoral são 88 candidatos que disputam as vagas nos 22 municípios acrianos e 2.782 candidatos para o parlamento mirim deram inicio a enfrentar o embate de cada voto, vale ressaltar que em Cruzeiro do Sul - Acre com uma população de  89.072 habitantes possui 55.787 eleitores que fazem parte da 4a  Zona, dos quais 206 registrados que pleiteiam 14 vagas para o legislativo municipal, a luta é árdua também para as tês candidaturas que disputam a prefeitura da cidade.

No Município de Mâncio Lima Isaac Lima (PT) concorre a reeleição e confronta com mais dois candidatos e 125 requerentes disputam as vagas das 10 cadeiras para vereador, para uma população de 19.311.

Na cidade de Rodrigues Alves com uma População estimada de 19.351 pessoas, a disputa é de 5 candidatos a prefeito e 93 munícipes concorrem a 9 vagas de vereadores através de 9.984 eleitores.

Na localidade de Porto Walter  com uma população de 122.241 pessoas e eleitores de 5.887 disputam 9 cadeiras no legislativo e 02 disputam vagas para prefeitura.

No Município de Marechal Thaumaturgo com uma população de 19.299, e disputam a cadeira da prefeitura com 3 concorrentes, Itamar de Sá (PT) retorna a disputa de sua cidade depois de um tempo cumprindo outras missões em Cruzeiro do Sul, Itamar já foi prefeito por três mandatos em Marechal Thaumaturgo,  e 127 candidatos a Câmara Municipal para 9 vagas.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou o limite de gastos de cada candidatura, nos cargos de vereadores dos municípios Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo R$ 12.307,75 e para prefeito R$ 123.077,42 reais.

No Município de Mâncio Lima cada candidato a vereador está autorizado a gastar até o limite de        R$ 17.361, 60 reais e para prefeito R$ 123.077, 42 reais.

Na Município de Cruzeiro do Sul o valor estabelecido para despesas da candidatura de prefeito é de R$ 647.317,65 reais para prefeito e vereador é de R$ 24.279,99 reais.

Levando em consideração estes aspectos, o enfrentamento vai ser ríspido, contudo respeitar o voto e fazer uma luta justa, já basta de criminalizar a politica, se todos fizerem sua parte respeitando as regras sem abuso do poder econômico ou influencias de qualquer natureza o resulta final será o fortalecimento da nossa democracia e a punição de candidatos desbocados e sem propostas.


sábado, 26 de setembro de 2020

A ausência do PT de Cruzeiro do Sul na disputa pelo executivo e legislativo não é para procurar culpados e sim onde foi o erro.

 

Imagem de uma Plenária do Partido dos Trabalhadores em Cruzeiro do Sul


O PT de Cruzeiro do sul vem travando uma luta constante pra sobreviver como partido em Cruzeiro do sul, enquanto o governo era do Partido dos Trabalhadores conseguiu reunir militantes, filiados e simpatizantes para debater conjuntura local, estadual e nacional, na transição de um governo para outro deu inicio ao êxodo de alguns filiados para outras siglas ligada ao hodierno governador, militantes aguerridos que durante a passagem pelo partido do governo expuseram amor eterno, no entanto como nada é eterno o amor acabou quando acabou o governo e seguiram em busca de novos horizontes, certamente o PT cometeu erros em conceder oportunidades para alguns e alijar outros, faz parte do jogo politico, contudo a lição depois de duas décadas no poder possa servir de amostra para um recomeço, fácil jamais será, porém os poucos que permaneceram podem iniciar uma nova era com esquerdistas com sangue nos olho.

A ausência do Partido dos Tralhadores com candidatos na eleição de 2020 é uma derrota para todos, para a militância que teria um partido com concorrente de esquerda e idéias transformadoras e a sociedade com mais uma opção para tomada de decisão a quem a sociedade cruzeirense entregará a chave da cidade para administrar por quatro anos, a  ausência de um nome do PT forçou a militância a uma certa zona de conforto sem um compromisso de sangue com um nome, apesar de a executiva do partido definir apoio a candidatura dos pré candidatos Zequinha Lima (PP) e Henrique Afonso (PSD) prefeito e vice prefeito respectivamente, diga-se nomes concebidos da esquerda e que enquanto esquerdista honraram seus práticas, merecem respeito dos companheiros.

Durante anos a direita e extrema direita tem lutado para extinguir o PT e para obter êxito não importa os meios que são usados, o que interessa é uma disputa nacional sem a participação do maior partido de esquerda do Brasil com o melhor presidente que esta nação já possuiu e que deu voz aos pobres, esta luta de calar o pais com o nome do PT no cenário politico não será missão para esta encarnação, contudo a ausência de candidaturas em Cruzeiro do Sul silenciaram a voz do Partido dos Trabalhadores local, mostrando uma fragilidade de nomes que não é real, abdicar de candidaturas foi um ato de fraqueza mostrada para sociedade, claro que na situação que os protagonistas caminhariam seriam castigados nas urnas por falta de apoio, todavia a ausência total de nomes mostrou o tamanho do PT de Cruzeiro do Sul e deu razão aos arguidores que sempre criticaram o PT local.

Um partido que possui um capital politico como ProfessorMarcelo Siqueira, Janete Ponce, Gontran Neto, Valdemir Neto, Raimundo Evilásio, Rosa Maria, Rosalina Souza, José Ferreira, Dr. Augusto Medeiros, Andréia Valente, Maria Zilaide, Marcos Pereira, Leônidas Neto, Armedio Cameli, Professor Pedro Moreira, Professor Nilo Castro, Professor Levir Moreira , Professor Leandro Negreiros, Professora Mercês Rodrigues, Professor Cleberson Félix, José Cláudio, Professora Maria Vanderlina, Vietna Ponce, Marifran Oliveira, Ednilnon Araújo, Irenir Uchôa, Professor Nildson, Cleicinho Cruz, Enildo de Souza, Gilberto Bonfim, Getúlio silva, Izaú Melo, Cledon Nery, José Rossini, Roberval Pinho, Professora Maria da Glória, Odete Moreira, Vanderlene Maciel, Matheus Nery, Aparecido Serafim Freitas, Rinauro |Lima, com um capital politico desses e outros nomes filiados é inadmissível virar um mero coadjuvante no segundo maior Município do Acre, vale ressaltar nomes que migraram para outro lado, inclusive vereador e ex-vereadores , candidato a vice prefeito pelo PT, pessoas que ocupavam cargos comissionados e assessores de deputados do PT hoje colocaram seus nome a disposição de demais legendas.

Portanto, a falta de habilidade e comprometimento insere o PT nos desejos mais íntimos de extinção, não competir é uma maneira de concordar com a derrota e a pequenez, a máxima de "o medo de perder tira a vontade de ganhar" não pode ser um indulto para um partido da grandeza do Brasil, do Acre e de Cruzeiro do Sul, orgulhar daquilo que lhe faz bem é reconhecer todos os acertos que transformaram a vida de muitas pessoas, ter vergonha do partido que você acredita é cair em águas profundas sem saber nadar, portanto fica a mensagem de acreditar sempre e desistir jamais para o bem de uma nação e de seu próprio espirito.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Ainda não estamos livres da Covid-19, contudo continuam desafiando a morte com seus ceticismos.

 


Foto:Adelcimar Carvalho



Com dois casos da covid-19 em abril de 2020 prefeitura de Cruzeiro do Sul fecha bares, balneários, comércios e suspendeu aulas, hoje confirmados 3.443 e curados 3.015, ou seja 428 pessoas contaminadas e as evidencias de vida normal no meio da pandemia na capital do Vale do Juruá e em outras localidades do país.

O Brasil alcança mais de 140 mil mortos com a Covid-19, número absurdamente alto para uma população madura e disparadamente contagiante pela teimosia e desafios de cidadãos que não acreditam nessa enfermidade e conseguem infectar famílias, amigos, colegas de trabalhos, isto é, pessoas que são capazes de duvidar da ciência e colocar sua vida e dos outros em risco para provar que estão certos e o conhecimento equivocado, quantos não perderam a vida pelo simples fato de não usar máscaras e não respeitar o isolamento social? no outro extremo os que foram a óbitos por cumprirem as determinações das autoridades, no entanto foram contaminados por sujeitos que abdicaram das devidas precauções e fizeram famílias de vitimas.

A pandemia ainda não acabou continua fazendo vítimas, contudo componentes irresponsáveis de uma sociedade afoita e desafiadora continuam com atos de irresponsabilidades com o vírus e os números confirmam que prosseguem vitoriosos, flexibilizar da forma que está acontecendo é prematuro, não podemos viver com uma retomada da economia matando pessoas, inadmissível antepor a economia em substituição da vida, o preço de um tanto de indivíduos que estão padecendo por desafiar a morte em não dar crédito para a ciência é imenso, famílias destruídas sem o suporte, filhos órfãos entregue ao mundo por leviandade de alguns lideres e teimosia de despropositados seguidores trazendo tragédias para o interior do sua lar.

Os estados brasileiros convivem com a pandemia atualmente de forma amistosa, não há mais o medo da doença por uma quantidade significativa da sociedade, a invasão de locais que deleita o corpo humano ao êxtase está liberado assim causando aglomerações e a máscara deixa de ser essencial e se torna obsoleta, inconcebível aceitar como normal 800 mortes por dia, inaceitável um estado como o Acre que não está isento de contagiados pela covid-19 por dia dispensarem os cuidados para evitarem contaminação e contemporizar com a morte mostrando a frieza da alma dos sem compaixão de outrem.

Vale ressaltar que em Cruzeiro do Sul - Acre pelos dados da prefeitura são 428 pessoas contaminadas, todos são cientes do impacto desta doença na economia, porém o município já está apto para ter vida normal? as pessoas  sem máscaras, em bares, restaurantes, banhos, shopping, som ao vivo que o governo liberou agora, balneários, é facilmente constatado pessoas do grupo de risco correndo risco no meio de aglomerações, a campanha politica se tornou um verdadeiro disseminador desta doença em locais distantes pessoas sem mascaras e aglomeradas, alguns pré candidatos não deposita os devidos cuidados para evitar um infortúnio desmedido.

Não se cobra lockdown na terra dos Nauas, não se revindica o direito de ir e vir das pessoas, não se pleiteia quebrar a economia local, o que se aguarda é um cuidado maior com as pessoas contra essa doença, impondo as autoridades para empregar o que a lei permite com o intuito de proteger a cidade, todas as pessoas querem retomar a normalidade da vida, e não vai ser autorizando ou forçando a barra que evitará contágios, mesmo nessa eventualidade existem pessoas que sofrem com o medo desta doença e cumprem rigorosamente o que determina a OMS e autoridades para não brincar com a morte e com a sorte,  todavia não se pode fazer descaso enquanto uma pessoa perder a vida por esse vírus imensamente danoso.


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Extensionistas, uma categoria rica em conhecimentos e poucos em quantidade para dimensão do Acre.


Última turma de Extensionistas formada com pré-serviço em 1992. Gov.. Edmundo Pinto



Extensão Rural é um processo educacional  lendo e gradual, no entanto de caráter continuado que labora a educação extra escolar com o propósito de melhora a qualidade de vida das famílias rurais, por conseguinte avanço do bem estar de toda a sociedade, o papel do extensionista rural sempre foi o equilíbrio para a família no campo, a relevância de cada profissional dessa área que durante a sua vida profissional abdica da própria família para cuidar daquela pelo qual houve a especialidade nessa esfera, por vezes, o risco de vida para atuar em determina região fazia e faz parte do cotidiano desta profissão tão massacrada pelas classes que deveriam propor as devidas deferências.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural-Emater é uma empresa sobrevivente e dependeu de  autoridades que reconheceram o devido valor da instituição nos estados e todos os profissionais desempenharam suas funções para superar as dificuldades e trabalhar os projetos governamentais levando upgrade para a produção rural com Assistência Técnica e Extensão Rural. No limite entre o perigo e segurança por vezes as pernas fazem o papel das rodas dos veículo, pois para chegar a propriedade rural é preciso do esforço físico para romper lamas, buracos e barrancas, para se sobrepor as dificuldades existente na profissão o barco, a canoa, a lancha e os braços para nadar fizeram parte da era máxima da extensão na vida de cada extensionista Acreano e deste país.

Na época da extinção da Empresa Brasileira de Extensão Rural - Embrater no governo Color de Melo se deu início ao sucateamento da extensão rural no país, governos estaduais assumiram "a Emater" e as responsabilidades, buscando fortalecer a empresa como de fundamental importância para difundir tecnologias e levar as propostas de seus governos para a área junto as populações tradicionais e produtores rurais. A luta constante desses sacerdócios rompeu tempos e barreiras deste os pré-serviço para inserir na profissão aos riscos constantes nas florestas com animais  peçonhentos e outras feras em seu habitat que se sentiam invadidos.

Na vida de cada extensionista da Emater existe um livro guardado no seu interior com histórias que um dia será contada para conhecimento da sociedade, uma categoria que enfrentou momentos tensos como o Programa de Incentivo à Produção de Borracha Vegetal-PROBOR e a melhoria da qualidade de vida da mulher através da Extensionista Social que  se agigantaram diante das adversidades que são inúmeras, enfrentamentos do Extensionista Rural e da Extensionista Social transformaram estes profissionais em verdadeiros seres humanos, vivenciar momentos com as famílias rurais em épocas que transportava um doente na rede ou entrar numa área sem acesso para levar um curso de interesse da comunidade, dentre outras ações técnicas como crédito rural e ações imediatistas.

Em síntese, a vida do extensionista é acoplada a resolutividade, servir ao próximo buscando alavancar a comunidade para o bem estar, um texto para referendar a capacidade gigantesca que culturalmente enraizou em seu interior a "melhoria de vida da família rural" não certifica tudo que foi feito, contudo serve para serenar o espirito vitorioso e ainda ter a certeza que tudo foi feito com responsabilidade, comer calango, beber água dos rios e igarapés, passar fome, sofrer acidentes, ser ameaçado de morte, mordida de cobra, de cachorro, se perder dentro da mata, dormir em barracos e casas de farinha, dormir juntos com animais de pequenos porte, se imunizar com a vacina contra raiva para entrar em área de risco, realizar cursos em locais de difíceis acesso em áreas restritas, são algumas das missões desses abençoados profissionais do Acre e do Brasil afora.

Todos os personagens da Extensão do Acre são dignos de condecorações pelos serviços prestados no estado, os que já partiram deixaram um legado na extensão pela bravura e insistência em ultrapassar seus limites, uma lembrança de um dos ícones e pai da extensão do Acre  Zaqueu machado de almeida, com a capacidade intelectual elencou os pensadores da extensão no estado e contribuiu para habilitar outros tantos, por fim, respeito e valorização a estes profissionais seria o reconhecimento pelos frutos cultivados e colhidos de excelentes qualidades. 

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Léo de Brito, é Léo de novo!

 

 Léo de Brito assumirá o mandato de deputado federal



A justiça tarda mas não falha, este é o ditado que prevalece na sociedade, no entanto ela deveria ser mais ágil, exemplos disso na Justiça Eleitoral do Acre que cassou os mandado do prefeito de Cruzeiro do Sul praticamente quatro anos depois, ou seja por poucos meses não conclui o mandato, tirando a oportunidade da população cruzeirense escolher o novo prefeito, nesse mesmo contexto a Justiça Eleitoral invalidou os mandatos do deputado federal Manoel Marcus  (PR) e da deputada estadual  Juliana Rodrigues (PR) por abudo do poder econômico  e desvio de recursos públicos do fundo partidário, praticamente dois anos depois da prisão no Acre com acusação de crime eleitoral, mesmo assim assumiram o mandato e a resposta para sociedade veio, o Ex Deputado Federal Léo do PT o Léo de Brito vai retornar ao Congresso Nacional.

Léo de Brito reforça a bacada do PT da Câmara Federal com sua inteligencia e compromissado com nosso estado e o país terá uma atuação exemplar como foi no primeiro mandato, Léo do PT foi um parlamentar de destaque com suas atuações ríspidas e produtivas dentro do congresso, sempre teve lado e sua atuação reflete que a politica realizada sempre com bons propósitos transforma uma sociedade, Léo de Brito revigora que a luta por bons propósitos sempre vale a pena, a justiça fez valer que cometer crime para alcançar os objetivos são punidos, precisa-se celeridade para que abusos dessa natureza não passem impunes e sejam punidos os infratores.

Os agora ex parlamentares foram cassados no TSE por unanimidade o Relator do processo o Ministro Edson Fachin apresentou vários danos efetuados pelos deputados para conseguir votos através do crime, mandatos adquiridos ludibriando a forma correta é um exemplo que deve ser punido severamente, a luta desigual não fará bem para o povo e sim mostra uma fissura na lei que busca coibir e são afrontadas por pessoas transgressoras da lei, o que revolta os eleitores brasileiros e a população em geral é o desperdício de recursos públicos sendo aplicada para cometer excessos e se aproveitar de um sistema que pela morosidade demora julgar.

Léo de Brito atua como advogado e professor universitário com 39 anos de idade seguia sua vida normal como cidadão e professor universitário, aguardando a palavra final da justiça do homem e de Deus, ela veio e Léo reassume o mandado de deputado federal para alegria dos seus correligionários e militantes do Partido dos Trabalhadores, a missão do companheiro Léo do PT é árdua, no entanto vai fazer valer cada voto que lhe confiaram concebendo oposição aos governos estadual e federal, portanto como é do seu perfil de nunca fugir da luta, a esperança de um mandato produtivo, participativo e honrando a esquerda.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Discurso proferido pelo presidente do Brasil na ONU repleto de mentiras causa ironias no Brasil e no Mundo.



 


O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como já é tradição na abertura da Assembléia Geral da  ONU ser realizada pelo líder da Republica brasileira, nesta 75 reunião o discurso do presidente envergonhou parte da população brasileira, pois este paraíso vendido para o mundo é pura dissimulação, ou seja uma manifestação repletas de mentiras e com autoelogios do seu governos em seguimentos crucias como a Saúde especificamente na pandemia, ainda em sua fala nesta terça feira (22) passou uma mensagem ao mundo que com muita força de vontade luta contra a perseguição que fazem contra as politicas públicas de seu governo em especial no meio ambiente, o Brasil na Amazônia e no Pantanal se acabando em fogo e ele inventa que vivemos num mundo de mágica, omite a realidade esclarecida pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Groso o total de área queimada no Pantanal é de 1.551.000 ha. Números que aumentam a cada dia, haja vista a devastação não ter controle pelas mão humanas.

Quando em seu momento na ONU Bolsanaro exibe que está cumprindo todas as medidas para conter o avanço da Pandemia e que precisa repor a verdade, pois os compromissos do governo federal para evitar a disseminação do vírus foi elaborada e que por determinação judicial governadores e prefeitos  assumiram a responsabilidade de isolamento e restrição a liberdade realizadas, falou ainda que sente muito pelos óbitos, no entanto economia e pandemia teriam que ser tratadas com a mesma responsabilidade, isto posto houve um desprezo no que se diz a respeito a mais de 137.200 brasileiros mortos e não aconteceu e não há interesse por parte do governo no combate a pandemia, o presidente causa aglomeração e não usa máscara chama quem fica em isolamento de covarde e fraco, acusa professores de preguiçosos por não voltar as aulas, disse que é superdimensionado o vírus, inquiriu com um  E daí? sobre os mortos e que é Jair, mas não é o Messias, repeti em seu discurso na ONU que a parcela da imprensa é responsável pela informação chegar aos cidadão brasileiros, dizendo que "politizou o vírus". Ainda expressou que sobre o lema 'fique em casa a economia a gente ver depois' quase trouxe  o caos social ao país, concluiu que o governo evitou de forma  arrojada um mal maior, ressalte-se que os números de mortos não foi maior ainda devido o controle pelos governos estaduais e municipais com ações de profilaxia.

Dando prosseguimento com seu discurso fantasmagórico em que liberou para 65 milhões de famílias o valor de 1.000 dólares e que estimulou o tratamento precoce da Covid-19 que ele chamou de uma gripezinha no inicio da pandemia, continuou com seus devaneios e trazendo insegurança para o país dizendo que não faltou meios para o combate a doença, esquecendo que em diversos municípios  não detém testes para todos e sucedeu falta de medicamentos, leitos e equipamentos em várias cidades brasileiras, mas nessa linguagem produzida pelo presidente na ONU omitiu que a inflação está de volta, que a cesta básica está absurdamente alta, a carne saiu da mesa de parte dos brasileiros e a miséria arrola 10 milhões de brasileiros, mais de 13 milhões desempregados e o que é mais escandaloso é dizer para os grandes lideres mundiais na ONU envergonhando o nome do Brasil que respeita o meio ambiente e que campanha nada patriótica propagam desinformações, proferiu que nossas florestas são úmidas e não persiste fogo em seu interior e que os incêndios são no mesmo lugar, pois  caboclo e o índio queimam seus roçados em busca de sua sobrevivência.

Para quem abriu a Assembléia da ONU com os representantes das nações soberanas proferindo palavras em que o mundo necessita da verdade para superar seus desafios, em nenhum momento trabalhou com autenticidade das mazelas que o país vem passando, a verdade precisa ser reposta, visto que este olimpo no brasil não existe, não por falta de riquezas naturais e condições técnicas de resolução problemática, mas por falta de politicas compromissadas para evitar a situação em que o país se encontra, dizer que o depois da Reforma da Previdência o país melhorou e com as reformas entregues ao Congresso Nacional como Administrativa e Tributária, reformas que não afetam os abastados do país e sim os desprovidos, contudo proferir ainda que o Brasil se destaca na preservação do meio ambiente, que o óleo que contaminou as praias brasileiras no país veio da Venezuela, que respeita os direitos humanos e liberdade fundamental de todos, exprimir que combate a cristofobia (?) e a liberdade religiosa  num país cristão e conservador. Portanto, de fato, se faz necessário repor a verdade para não sermos taxados de viver em um país de desvario.




 



segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Brasil na Economia um desastre, na Saúde uma calamidade, no Meio ambiente uma Tragédia.

 

Presidente com um grupo de evangélico. Foto: Carolina Antunes/PR



A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o clube dos países mais rico do mundo, sem o Brasil,  prevê um recuo  no mundo de 4,5% e o Brasil com uma contração de 6,5% do Produto Interno Bruto em 2020, a economia já mostrava queda no final do ano passado com números irrisórios e a ameaça do dólar valendo mais de 4,00 reais, o crescimento do Brasil em 2019 foi de 1,1%, ou seja o "Pibinho" do Ministro da Economia já revelava que os brasileiros teriam dificuldades no setor, prejudicando os brasileiros na geração de empregos e renda, o governo do presidente Jair Bolsonaro não possuía um Plano Econômico para o país que trouxesse segurança, mesmo com o discurso de economizar na Reforma da Previdência de 1,13 trilhão de reais em dez anos, nada está sendo concretizado e a pandemia só aumentou a conjuntura econômica conduzindo o Brasil para o Mapa da Fome com 10,3 milhões de pessoas sem ter o que comer pelos dados do IBGE e mais de 13 milhões de desempregados.

O presidente vendeu uma imagem neste sábado (19) para um grupo de evangélico na qual ele faz parte sem atestar a informação que o Brasil na economia se deu bem, não só os números mostram que seu discurso foi mentiroso como a realidade da inflação no País e o aumento do valor da cesta básica é o retrato atual, não foi os três caminhões exportado com abacates para a Argentina no inicio do seus governo que melhorou a situação, além de tudo os dados da OCDE corroboram que o Brasil na pandemia resultou com os números inferiores do que o resto do mundo, números que expõem as condições em que o país se encontra contesta a fala do Presidente para os evangélicos.

Um país que possui um Ministro do Meio Ambiente que discorre em reunião com equipe de governo que tem que aproveitar o momento da pandemia "para passar as boiada" enquanto a imprensa está focada em cobrir com informações relevantes sobre a pandemia, isto posto ainda tem a fala do presidente em agosto de 2020 que a história da floresta amazônia arder em fogo é uma mentira, ou seja o Brasil com impactos negativos nos índices econômicos e a falta de uma conduta de líder de uma nação leva o país ao descrédito no exterior causando prejuízos por falta de investimentos, as cenas fortes divulgadas pela mídia do mundo inteiro no santuário da bio diversidade no pantanal em chamas afetará a relação do país com potencias mundias.

Apresentar uma imagem do Brasil que se saiu bem economicamente no meio da pandemia sem expor as fontes técnicas dessa informação é mais um ato de esconder ao desalentado povo brasileiro, não há expectativa de melhoras no país, todos os índices derrubam seu discurso, e contrasta essa politica neo liberal que está castigando as classes menos favorecidas, o retorno econômico é para quem possui, prova disse é o dono da Havan estréia entre os bilionários brasileiros, que segundo a Forbs cresceu 62% no primeiro semestre deste ano, portanto o Brasil vive um momento em que "o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre" como diz a música, mas quem está dançando com fome é quem não tem oportunidades e ainda tem que ouvir que o Brasil se saiu bem nesta crise de barriga vazia e sem emprego e chorando a morte na pandemia.

 

domingo, 20 de setembro de 2020

Pelos bares da vida em Cruzeiro do Sul-Acre!

 

                            Bar Rodrigues existe desde 1973 em Cruzeiro do Sul — Foto: Adelcimar Carvalho/G1



Cruzeiro do sul-Acre, 116 anos com uma população segundo IBGE 2018 de 87.673, a população rural é de 24.399, em 1986 a população residente de Cruzeiro do sul pelos dados do IBGE era de 59.302. Anos 80 e 90 o município era pacato, no entanto para quem apreciava uma cerveja gelada não faltavam opções de bares a gosto, ambientes tranquilos e que recebia bastante consumidores todos os dias com destaque nos finais de semana, tinha bares que os frequentadores aproveitavam para jogar uma sinuca, outros optavam por dominó e ainda tinha espaço para um carteado, um município que comercializava aos bebidas mais cara do Acre, quiçá do Brasil na época, não havia o menor repeito aos consumidores com relação a valia, no entanto para os apreciadores cruzeirense não dispunha tempo ruim.

Bar do Bigode no ponto central da cidade recebia muitos turistas que visitavam a cidade e recepcionava também os conterrâneos com cerveja estupidamente gelada, Bar do Edimilson que ficava localizado no centro da cidade marcado pela sinceridade e animação do proprietário, o Bar do seu Tescon ficava próximo a antiga escola Craveiro Costa que hoje funciona a UPA, em ambiente que recebia amigos para um dominó com cerveja e a animação contagiante do proprietário, andando mais um pouco tinha a Rinha que era um Bar da noite próximo a entrada da Várzea e despachava uma Vodca hiper gostosa, a comunidade dispunha também do Bar do Tio Nilson no Bairro do alumínio, cerveja, um dominó e sinuca animava a turma do bairro todos os dias, ambiente de muita animação, foba e belas histórias, no bairro ainda tinha o Bar do Pixaim, Bar do Gordo, Bar da dona Alice e o Bar do Régis todos no Bairro do Alumínio, o sobrevivente é o Bar do Dete que existe até hoje com a cerveja mais gelada da cidade e bastante frequentado, Bar do Garrone e suas Antárticas véu de noiva da Travessa Boulevard Thaumaturgo, Bar do Juca na entrada da Lagoa recepcionava quem chegava pelo Rio Juruá.

Um bar bastante frequentado foi criado em 1985/86 o Halley Bar com a enorme imagem de um Chimpanzé desenhado na parede, localizava-se  em frente ao hotel Plínio que foi inaugurado em homenagem ao Cometa Halley visível na terra a olho nu em 1986, um ambiente social bastante frequentado para curtir a noite cruzeirense, na Copacabana a sociedade contava com o Bar do Danguinha muito receptivo e de uma felicidade única, percorrendo a Copacabana chegaríamos no Bar do seu Chico frequentado por muitos amigos das instituições bancárias e funcionários públicos um espaço acalorado de paz e alegria desde a família do seu Chico aos apreciadores de uma bela gelada, ainda no mesmo bairro contemplávamos com o Bar do Pedão remanescente do povoado, no bairro da Cohab Cruzeiro do Sul era presenteado com o Bar do Carlito e suas historias hilárias, não esquecendo do Goiabal bar no Remanso. 

Bar do Neguinho no Cruzeirão um espaço singular e muito frequentado, Neguinho o proprietário do estabelecimento dono de uma risada escandalosa, no entanto tinha predicados para animar o ambiente, o bar da Ieda no Bairro da Baixa recebia os consumidores para um ambiente animado. Bar Rodrigues conhecido por Bar do Seu Alcides 50 anos servindo gerações, um bar de pai para filho.  Como deixar os Bares que servia uma refeição supimpa e tira gosto variados, bebidas trincando os dentes, era o Axé Bar do amigo Cacheado, o Bar da Mangueira com seu espaço arejado, no Morro da Glória o Dom Rêgo Bar, não esquecendo do Cardosinho Bar na Cohab e teve o Bar do Afonso na 25 de Agosto que só resistiu a inauguração, no outro dia fechou, pois não aguentou os abusos.

O Zanzibar era uma casa de música e dança, entretanto um recinto que marcou uma geração em Cruzeiro do Sul com cervejas geladas sempre, drinques, som ao vivo, tira gosto e serviço de restaurante, apontado com o melhor bar de Cruzeiro do sul de todos os tempos. o Zanzibar simboliza uma geração que gostava da noite, de boa música, de uma dança e da noite com uns aperitivos e boa conversa, simboliza o eterno encontro dos amigos verdadeiros e os acontecimentos notáveis de uma massa em um ponto de encontro para argumentar e defender suas idéias, recinto dos jovens casais enamorados e do boêmio que curtia uma solidão tendo como companhia seu drinque e cortando o silencia da madrugada uma linda música exaltada por um dos cantores da terra, Zanzibar e suas lembranças infinitas.




sábado, 19 de setembro de 2020

E se fosse o Lula!


                                                    O ex-presidente Lula - Miguel Shincariol



E se fosse o Lula que expusesse cada frase dessa?  



"O erro da ditadura foi torturar e não matar";

"Pela memória Carlos Alberto Ustra, o pavor de Dilma Rousseff... o meu voto é sim";

"Ele merecia isso: pau-de-arara. Funciona. Eu sou favorável a tortura.Tu sabe disso. E o povo é favorável a isso também" (1999); 

 "Através do Voto você não vai mudar nada desse país, nada, absolutamente nada! Só vai mudar, infelizmente, se um dia nós partirmos para uma guerra cível aqui dentro, e fazendo o trabalho que o regime militar não fez: matando uns trinta mil, começando por FHC, não deixar para fora não, matando! se vai morrer alguns inocentes, tudo bem, tudo quando é guerra morre inocentes" (1999); 

 "A atual Constituição garante a intervenção das Forças Armadas para a manutenção da lei e da ordem. Sou a favor, sim, de uma ditadura, de um regime de exceção, desde que este Congresso dê mais um passo rumo ao abismo, que no meu entender está muito próximo" (1999); 

"Vamos fuzilar a petralhada aqui no Acre. Vou botar esses picaretas pra correr do Acre. Já que gosta tanto da Venezuela, essa turma tem que ir pra lá" (No caso se o Lula dissesse isso com os Bolsonaristas);

 "Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou vão para cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria". (2018);  

"O (policial) entra, resolve o problema e, se matar 10 15 ou 20, com 10 ou 30 tiros cada um, ele tem que ser condecorado, e não processado" (2018);

"Morreram poucos, a PM tinha que ter matado mil" (1992);

"Somos um país cristão. Não existe essa historinha de estado laico, não. O Estado é cristão. Vamos fazer um país para as maiorias. As minorias tem que se curvar as minorias. As minorias se adequam ou simplesmente desaparecem" (2017);  

"Eu jamais ia estuprar você porque você não merece (2003 e 2014);   

"Por isso o cara paga menos para a mulher (porque ela engravida)" (1994);

 "Foram quatro homens. A quinta eu dei uma fraquejada, e veio uma mulher (2017);

"Para mim é a morte. Digo mais: refiro que morro num acidente que apareça com um bigodudo por aí. Para mim ele vai ter morrido mesmo" (2011);    

"O filho começa a ficar assim meio gayzinho, leva um couro, ele muda o comportamento dele. Tá certo!

"90% desses meninos adotados (por um casal gay) vão ser homossexuais e vão ser garotos de programas com toda a certeza" (2012); 

"Não existe homofobia no Brasil. A maioria dos que morrem, 90%  dos homossexuais que morrem, morre em locais de consumos de drogas, em local de prostituição, ou executado pelo próprio parceiro" (2013); 

 "O cara vem pedir dinheiro para mim ajudar os aidéticos. A maioria é por compartilhamento de seringa ou homossexualismo. Não vou ajudar porra nenhuma! vou ajudar o garoto que é decente" (2011);  

"Ele devia ir comer um capim ali fora para manter suas mensagens (índios)" (2008);     

"fui num quilombolas [sic] em Eldorado Paulista. O Afrodescendente mais leve lá pesa sete arrobas. Não fazem nada! acho nem para procriadores servem mais" (2017);     

 "Quem usa cota, no meu entender, está assinando embaixo que é incompetente. Eu não entraria num avião pilotado por um cotista. Nem aceitaria ser operado por um médico cotista" (2011)

   "Isso não pode continuar existindo. Tudo é coitadismo. Coitado do negro, coitado da mulher, coitado do gay, coitado do nordestino, coitado do piauiense. Vamos acabar com isso" (2018);

    "A escória do mundo está chegando ao Brasil como se nós não tivéssemos problemas demais para resolver" (se referia aos Haitianos, MST, Senegaleses, Bolivianos e tudo que é escória do mundo” (2015);

"Se eu chegar lá não vai ter dinheiro para ONG. Esses inúteis vão ter que trabalhar" (2017);  

"Como eu estava solteiro na época, esse dinheiro do auxílio-moradia eu usava para comer gente" (2018); (informações colhidas do site Carta Capital)      


E se fosse o Lula que chamasse os professores de preguiçosos;

E se fosse o Lula que chamasse quem ficou em isolamento social de fracos e covardes;

E se fosse o Lula que dissesse que o Coronavírus é superdimensionado;

E se fosse o Lula que dissesse que o Vírus é uma gripezinha;

E se fosse o Lula que dissesse que vamos todos morrer um dia; 

E se fosse o Lula que dissesse que E daí? pra covid-19;

E se fosse o lula que mandasse cobrar do seu governo sobre o vírus;

E se fosse o Lula que dissesse, não precisa entrar em panico e não fazer nada; 


Todas essas expressões foram mencionadas por Jair Messias Bolsonaro quando Deputado Federal e no mandato de Presidente da República.



sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Bolsonaro repete o que tinha mencionado sobre a Covid-19 e diz que "Ficar em casa é `conversinha mole´ para os fracos'.

 

                                                                                                                                               Foto: Alan Santos/PR 


O presidente Jair Messias Bolsonaro no dia 25 de março de 2020 no momento de fúria em seu cerca particular ofendeu os governadores por tomarem medidas para conter o avanço da Covid-19 e ainda apelou com a população dizendo que "Ação dos governadores é um crime e ficar em casa é atitude de covarde". Não satisfeito ou para ratificar o que disse no passado que tinha 5.812 casos confirmados até o dia 31 de março de 2020 e 202 óbitos, retoma o discurso e diz que ficar em casa é para os "fracos" e "conversinha mole", discurso proferido na zona rural em Mato Grosso.

"Vocês não pararam durante a pandemia. Vocês não entraram naquela conversinha mole de fique em casa e economia a gente vê depois.fique em casa que economia a gente vê depois. Isso é para os fracos. Sobre o vírus, eu sempre disse era uma realidade e que temos que enfrentá-lo. Nada de se acovardar perante aquilo que nós não podemos fugir. Essa região, esse estado, agiram dessa maneira", declarou o presidente. (diariodocentrodomundo) 

Dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES_MT) anunciou até a tarde desta sexta feira 18 de setembro de 2020 80.876 casos confirmados e 2.540 morte pela convid-19, o presidente sem máscara causa tumulto, pega crianças nos braços e ainda diz que eles estavam certos em não serem "fracos e covardes" em desrespeitar o isolamento social, as familias das vitimas são ofendidas quase que diariamente pelo presidente do Brasil com suas colocações desumanas e desrespeitosas, não toma medidas para coibir o avanço da pandemia e das mortes e procura culpado sempre.

No Brasil são mais 4.455.000 casos confirmados e acima de 135 mil mortes e o presidente fala da economia e faz pouco dos que estão em isolamento social e das famílias prejudicadas, não respeita o idoso, o doente, aquele que tem alguma conformidade de saúde e ainda chama de covarde e fraco, não respeita a avó de sua esposa que morreu em um hospital público em brasília, não buscou algo de concreto para combater o coronavírus somente incentivando as pessoa a não usarem máscaras e não ficarem em isolamento social, pra ele a morte teria que está sentado na sala com cada um dos brasileiros.

Por fim, como ele só fala de economia e visivelmente falhou em seus planos, tirando o arroz, o feijão, o ovo e a carne da mesa dos brasileiros, falhou em medidas para gerar empregos se acovardando diante dos números vendendo que a economia tava crescendo, errou com as politicas de segurança alimentar e a fome no Brasil volta a crescer e afeta mais de 10.300.000 pessoas, segundo IBGE e a pergunta que fica. Quem é o fraco? quem é o Covarde? só pra informar caso não saiba, em que lugar fecharam supermercados? um discurso de um líder sem comprometimento com as famílias brasileiras, num dia chama os professores de preguiçosos  no outro intitula quem ficou e está de isolamento social de covarde e fraco, pra ele quanto mais mortos melhor, faz bem a seu ego.

"Para eles está bom ficar em casa" fala do presidente Jair Bolsonaro para os professores se referindo ao isolamento social.

                                                                                                                                       Imagem: Brasil247



Todos os trabalhadores do Brasil são dignos de  respeito pela capacidade de resolução das problemáticas de quem necessita do serviço público, o que emperra o andamento sao burocracias do sistema, no entanto todo esforço e inteligencia dos servidores públicos deveria ter  reconhecimentos de valorização das categorias, especialmente os professores, não para ter privilégios e sim por se identificar com cada aluno educando desde o primário até vida profissional nas universidades, mestrados, doutorados, professores são a alma de uma sociedade justa que busca compreensão que todos necessitam de conhecimentos para buscar espaço no futuro de um mercado tão competitivo e cruel, sem os professores a vida do cidadão é um mero jogo com chance de vitória minima nos dias atuais, contudo a falta de empatia de um presidente pelos professores e sindicatos é de um réu confesso tornando-se risível.

Os professores são nobres, é indispensável reconhecimento por tudo que abdicam na vida para cuidar dos filhos dos outros, inclusive dos filhos do presidente e dele próprio, porém os esforços dos professores não transformaram os conhecimentos salutar  em frutos sadios para a sociedade. Por vezes dando a educação que não recebe na casa dos pais e geralmente muito mal remunerados, essa ausência de afinidade do Presidente da República Jair Bolsonaro pelos professores que ao fazer duras criticas aos mestres afrontando de preguiçosos incentiva a violência dos seus seguidores fanáticos, num país tão violento qualquer situação é motivo da força brutal, ademais o presidente precisa usar a postura do cargo em que ocupa.

Inadmissível um líder da Republica se dirigir aos professores desse país da forma .ais baixa possível, palavras do presidente direcionada aos grupos de professores "Para eles está bom ficar em casa" falou o presidente em sua live se referindo ao isolamento social por razão da covid-19 e uma forma de proteger aluno, pais de alunos,  professores e funcionários, continuou insultando adicionando que "Quase todos os sindicatos do Brasil são de esquerda radical", pois para o presidente a vida não importa o que interessa para é a economia, diga-se de passagem, falhou,  a vida não tem valor, pois 135 mil brasileiros já morreram e não há comoção por parte deste ser que chegou a presidência da República e hoje o Brasil tem mais de 13 milhões de desempregados e 10 milhões passando fome.

Afirmar que ficar em casa para trabalhar menos e que não há risco de contágios nas escolas como divulgam é falta no minimo de conhecimento e enaltecimento da vida, inúmeras famílias esfareladas vitimas desse vírus cruel e para o presidente é preciso entregar os professores e alunos na boca do leão, um presidente que já insultou jornalista e repórter e agora professores, o exemplo que é dado para sua equipe de trabalho, por consequência o ministro da Economia chamou os funcionários públicos de parasitas, a simbiose do presidente e seu estafe é apreciável, na hipótese de usada para fazer o bem e não perseguir com palavras acometidas a uma classe que no mundo todo tem respeito de seus lideres e não sucateiam o serviço público, de maneira oposta o presidente deveria valorizar os esforços de cada professor para aproveitar o ano de forma online;





 

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Brasil, lado a lado com o Mapa da Fome.


Para diretor do Centro de Excelência Contra a Fome no Brasil, apoio ao pequeno agricultor é crucial para combater a insegurança alimentar no país - Foto: Arquivo/Agência Brasil


Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) existe mais de 6 bilhões de pessoas no mundo, das quais 2 bilhões passam fome, ou seja vivem na miséria. Um relatório apresentado pelo representante do fundo do México, Afonso Sandoval, 80% da população do mundo vivem em países do terceiro mundo, portanto somente 20% residem em países desenvolvidos, informação colhida do site boa saúde, no entanto a situação desesperada que vivem os desvalidos no Brasil é horrenda e sem visão de um futuro melhor de um governo sem direção e controle.

Em junho a informação do Banco Mundial é que o Brasil retornou ao Mapa da Fome com estimativa de 5,4 milhões de brasileiros ascendido a extrema pobreza, no dia 17 de setembro de 2020 dados do IBGE cerca de 10,3 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar,  Um país com uma imensidão de riquezas naturais, com áreas imensas de produção vegetal e animal, com grandes produtores da monoculturas e policulturas, um país que mais cobra impostos no mundo, dentre outras fontes de riquezas que se transformam em tributos para o País que não podemos classificar como pobre, torna-se obrigatório cobranças de politicas que transfira as riquezas do país para beneficiar as classes menos favorecidas, não se admite politicas pra tirar de quem não tem para dar aos miseráveis.

LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada. A vista disso e das condições de benefícios que algumas castas usufruem no País em detrimentos dos miseráveis, com isso as politicas priorizadas no país para os abastados e todas as dificuldades a serem superadas são de uma maioria absoluta  que não possui fonte de renda e de cercear a fome, uma categoria na esfera da sociedade que é lembrada somente na hora do voto, pois as medidas tomadas pelo governo é para aumentar a fome no país, tirando o direito a aposentadoria, ao emprego, a direitos trabalhistas e principalmente de ter condições para alimentação e estudo da família e tudo leva a crer que sem flora e fauna e as populações tradicionais.

"Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira" frase dita pelo presidente no dia 19 de Julho de 2019 e critica a transferência de renda, para o presidente passar fome é quando tem pessoa tá na rua esquelética essa é a visão distorcida de passar fome num País onde o presidente gasta quase R$ 4 milhões por mês com cartão corporativo, portanto enquanto não tiver um olhar humano para os miseráveis a tendência é um aumento considerado da fome no país, não por falta de alimentos, de produção e sim por politicas que tenha foco os necessitados e não congelando o salário mínimo, com educação frágil, com saúde debilitada e segurança insegura que vai tirar o País da convulsão em que se encontra. Por fim, a população envelhecendo e não segurança para a juventude com perspectivas de um futuro sustentável e de oportunidades e sim de fome e outras adversidades. 


quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Supremo Tribunal Federal amado e odiado, depende do ângulo da visão.

 


Edifício-sede do Supremo Tribunal Federal. Foto: Gil



O Supremo Tribunal Federal é órgão máximo da justiça brasileira, a ele cabe guardar a Constituição Federal coibindo  desrespeitos e fazendo justiça por ser um tribunal de última instância, contudo as criticas e enaltecimentos a essa instituição convivem lado a lado, pois as decisões tomadas agrada a uma camada da sociedade e desagrada outra, transforma o sentimentos das militâncias politicas a favor e contra suas medidas resolutivas, mantém alguns políticos nos cargos e pede afastamento ou impeachment de outros criando um muro entre o cumprimento da lei e privilégios para os poderosos.

Em tempo algum o brasileiro testemunhava tantos atos democráticos com ausência de ações punitivas contra quem produziu essas posturas, a banalidade contra a corte se tornou rotina por defensores fanáticos e fascistas ameaçando a vida de ministros da suprema corte, houve encenar invasão da maior instancia do poder judiciário por um cabo e um soldado intimidação feita por um dos filhos do presidente, aconteceu incitação de estupro e morte de filhas de ministros da corte, em reunião realizada com o presidente da República ex ministro da educação ameaçando que botava todos na cadeia, ameaças do presidente da República colocando a democracia em risco dizendo que pediu a Deus que não tenha problema na semana, pois chegou ao limite, ainda outra ofensa de um filho do presidente pedindo a volta do AI-5.

Existe o ressentimento de parte da esquerda com o STF desde a época do julgamento do mensalão que deixou para trás o mensalão do PSDB que está próximo de prescrever, ainda o rancor com a prisão do maior líder da esquerda por juiz suspeito, visto que assumiu como ministro da justiça de um presidente beneficiado com a prisão do líder das pesquisas e castigado pela lava jato, cada ação da lava jato sem interferência do STF era oriundas de criticas de  um lado e aplausos de outros, no entanto a esquerda nunca ameaçou a suprema corte como acontece hoje quando as decisões não são do agrado da direita e da ala radical desta mesma inclinação politica para surgir as ameaças nas redes sociais e em movimentos de ruas.

O que impressiona a população é a capacidade de fake news criada em beneficio de uma classe que não tem escrúpulos para conseguir seus objetivos mesmo colocando como alvo os ministros do STF que quando toma atitude vem as criticas dos defensores do autoritarismo que requerem a todo momento o fechamento do STF e impeachment dos ministros da Suprema Corte, portanto os elogios e as criticas aos defensores da constituição são feitas conforme a relevância das pautas favorecidas e em qual direção será seguida, no entanto os propósitos se faz necessário a igualdade vinda da corte, nenhuma decisão pode ser pela emoção e sim pela razão sempre, jamais entender que ameaças físicas e de morte seja sinônimo de liberdade de expressão e garantir o principio do  devido processo legal "ad aeternum". A democracia precisa de instituições fortes e justas não se deixando envolver por grupos políticos, grupos de combate a corrupção só com um endereço, para isso existe o STF pra proteger o que diz a Carta Magna. 

 


terça-feira, 15 de setembro de 2020

Politica, Futebol e Religião - atacá-los ou defendê-los!


Torcedor do Flamengo em cima da marquise do Maracanã I Foto: Divulgação-Esporte Interativo
                                                                                                                                                     
                                                                                                              

Os três assuntos politica, futebol e religião que estão na mesa diariamente dos brasileiros para se debater cada um com a sua razão e seu poder de persuasão, num ano atípico devido a pandemia que está castigando famílias e a economia do país. Politica em fase de convenção partidária, na qual existe criticas por não respeitarem o distanciamento e causando aglomerações pode disseminar o vírus da covid-19, futebol por mais que tenha a volta dos jogos sem torcidas e respeitando todos os protocolos, na análise de muitos não era para retomar as partidas, pois coloca em risco a vida dos jogadores, equipe técnica e funcionários do clube  e religião que exigia a volta dos fiéis as igrejas igualmente com criticas apontada para os responsáveis pela autorização de abertura dos templos. As paixões nacionais com seus militantes, torcedores e fiéis são os protagonistas e coadjuvantes dessas engrenagens que reviram a fé, especialmente.

Em ano de eleição a combinação  de religião e politica se destaca, a busca incansável dos fiéis atrás do que é mais valioso para o politico e que supera todas as adversidades que surjam para as conquistas dos votos chegarem nas urnas, para isso os lideres religiosos se tornam mercadorias valiosas, visto que são muitos os fiéis que mostram fidelidade as pessoas com mais autoridades nas igrejas, são muitos deputados que pertencem as bancadas evangélicas que possuem o domínio dos seus clãs que de forma automática são valorizados no contexto politico  e religioso, pois essa imensidão de pessoas com seus dogmas e crenças abdicam de sua vontade própria e decisão, com o intuito de atender o chamado da igreja e consumar apoio ao escolhido por ela.

Os fiéis mudam de comportamento quando são torcedores, fanatismo assume o lugar do fundamentalismo em alguns ou vários adeptos do futebol, outros são controlados na maneira de torcer, não sofrem com derrotas, contudo na sua maioria absoluta o futebol é emoção pura, atravessa gerações e mantém sempre o mesmo amor pelo time, pode-se definir que praticamente é uma façanha hereditária, haja vista que quando o pai é torcedor de um time geralmente o filho acompanha, ainda consegue ser mais igual do que nas igrejas, pois nem sempre todos mudam de religião ao mesmo tempo, no futebol não se transfere um amor por outro, a paixão é mais carnal em suas derrotas, talvez por isso raramente um torcedor mude de clube.

Com muita intensidade os eleitores, torcedores e fieis se tornam personagens centrais nesta período em que a tomada de decisão na urna é do votante, o torcedor e fiel religioso vira um cidadão que vai contribuir com a democracia, neste jogo tão importante quem vai rezar/orar nos próximos quatro anos será o politico selecionado, no entanto o futuro do país é o que importa, pois a partir de uma escolha acertada surgirá igrejas, futebol e um país mais fortes com compromissos, cada um com seu público alvo e desta maneira a construção de um país independente, livre de interesses de grupos. logo aos que pensam politica, futebol e religião melhor não defendê-los e não atacá-los, se agir assim, seremos reféns sempre do sistema.


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Cruzeiro do sul e suas festas marcantes em outrora.

 

Centro da cidade de Cruzeiro do sul-Acre Foto: almaacreana.blogspot.com


 A cidade de Cruzeiro do Sul-Acre já se destacou por ter as melhores festas do estado, locais propícios para vários bailes, escolas exibindo suas marcas em desfiles, festas juninas, carnaval nos clubes, escola de sambas, marujo, festival de praia, assim era a animação dos cruzeirenses, não se sonhava que a tecnologia proferiria o comportamento da humanidade retirando a criatividade das pessoas para se divertirem, é pra lembrar "ad aeternum" o domingo é dia de show com Mariano Maciel e os festivais da canção Cruzeirense igualmente apresentado por ele, talentos nato eram destacados, festa igual ao novenário de Nossa Senhora da Glória jamais será igual como o de outrora na praça de cima, o famoso leilão, as pessoas andando em circulo, os bares e suas confusões musicais e o destacado correio elegante que fazia sucesso entre os que "paqueravam" naquele período.

O Samambaia Clube era dono das festas badaladas aos sábados e shows aos domingos, sempre casa cheia com muito embalo nas músicas da época, a juventude era o público alvo, festas de gala também eram realizadas nos clubes, mesmo com uma multidão com sede de explosão de alegrias raramente havia confusão, quando de uma briga era no braço sem armas. Carnaval era garantia de sucesso no Samambaia no clube Maloca que era localizado no Bairro do formoso de propriedade do Sr. Magid Almeida numa era impecável, melhor dizendo pecável de alegria com suas folias, logo depois surgiu o clube Magid que marcou gerações com suas festas e carnavais, havia ainda o Ideal e o Centro Operário que conduzia festas boas, o Amba Clube no Bairro o Alumínio era dono de bailes pomposos muito frequentado pelos moradores da região, Toca da Raposa I e II encantavam nas noites de sexta feira.

Quando deu inicio as Associações de Bairros novos locais de festas também originaram como Associação do Telégrafo, João Alves, Cobal, Amba Clube que passou a ser Associação do Bairro do Alumino todas com festas notáveis e eram usadas também para atividades comemorativas e carnaval. Outros locais de destaque para ações sociais dessa natureza eram nas escolas que realizavam festas caipiras e bailes em seus espaços físicos, escola Craveiro Costa com seu auditório chocante e sua quadra que revelou muitos craques locais, Escola São José conhecida como seminários e seu caipira que era invadido pela sociedade, Colégio das Irmãs ou Instituto Santa Terezinha cumpria todo ano a traição de excelente festa caipira, a Escola Técnica ou Professor Flodoardo Cabral mantinha todo ano sua festa caipira bastante movimentada, além do mais os desfiles de 7 e 28 de setembro por essas escolas eram dignas de elogios e muitos aplausos, a Escola que era conhecida na época Ginásio Cruzeirense Craveiro Costa tinha um desfile de gala, um manequim perfeito com aquele torçal cruzando o peito, digna de ouro sempre.

No entanto, não era só nos finais de semanas que acontecia divertimentos, existia os locais proibidos para menores de idade, com suas luzes vermelhas ou misturadas que mantinham festas e funcionavam no decorrer do dia, locais como Balão Mágico, De Quina Pra Lua, Marron Glacê, Asa Branca, 13 de Maio e ainda tinha o Roque Santeiro com boas festas, durante anos funcionaram como válvula de escape de muitos. É importante relatar o futebol Cruzeirense equipes fortes como Nauas, São Cristóvão, América e Juruá suas finais eram dignas como se fossem profissionais proporcionando espetáculos inesquecíveis era uma festa só no estádio O Cruzeirão.

Por fim e mais românticas eram as conhecidas festinhas nas residencias, fato que no finais de semanas reunia muitos jovens para detonar energias nas inocências que o tempo permitia e com isso tudo era belo, os pais ficavam seguros porque os filhos estavam s divertindo numa casa de família com hora para acabar, filhos e filhas amavam pela razão da liberdade sem ter ninguém para controlas sua atitudes, logo tudo se completava e o que valia era o momento único que o tempo acabou advindo da modernidade, no entretanto o que era a festa da natureza o festival de praia era sinônimo de independência na época, momentos de pura viagem nas areias quentes da praia e nas águas mornas do rio Juruá, o que ficou de tudo isso?  a vida vivida como deve ser e não exprimida como é hoje. 


domingo, 13 de setembro de 2020

Um sábado marcado pelas convenções partidárias em Cruzeiro do Sul.




Um sábado de festa pela democracia são as convenções municipais dos partidos políticos que ratificam os nomes indicados pelos partidos com o objetivo de vencerem as eleições para o poder executivo de cada município do Brasil, Cruzeiro do sul  também se inclui nesta celebração com os principais nomes da politica local sendo apresentados neste sábado dia 12 de setembro de 2020 nas convenções municipais os nomes para  disputa a prefeito, MDB e PSDB aprovam os nomes de Fagner Sales (MDB) e Luiz da Papyrus (PSDB) para prefeito e vice respectivamente, O PP e PSD fazem uma grande comemoração para abonarem Zequinha lima (PP) candidato a prefeito e Henrique Afonso (PSD) candidato a vice prefeito, PDT realizou também neste sábado sua convenção apresentando os nomes a vereadores e ratificando apoio a Zequinha Lima (PP) e Henrique Afonso (PSD), o Partido dos Trabalhadores do mesmo modo realizou sua convenção afirmando apoio a Zequinha Lima (PP) e Henrique Afonso (PSD).

A politica é a única forma de contribuir diretamente para a transformação de uma sociedade, para isso o eleitor é dispositivo fundamental nas suas escolhas tanto para o legislativo como para o executivo, se faz necessário uma reflexão com o intuito de decidir pela competência e comprometimento com o município, as convenções decidiram pelos representantes dos partidos com o intuito do embate eleitoral, seus nomes o eleitor é quem transfere a nota final, compreende-se que a nota vermelha é merecimento dos que pensam olhando para o próprio umbigo, o povo precisa de atitude e não de promessas e politicas paternalistas.

A decepção  foi a renuncia do Pré Candidato Marcelo Siqueira do Partido dos Trabalhadores por razões pessoais e claro pelas ausências das lideranças do partido em Cruzeiro do Sul, fragilizando a sigla e seus lideres locais tornando seus filiados e pré candidatos órfãos no tocante ao apoio moral, não obstante a sobrevivência politica do Partido dos Trabalhadores depende somente dos seus filiados e da força da executiva para perdurar, lamentavelmente, mas faz parte do jogo politico o assédio e a cooptação de alguns filiados do PT migraram para outros partidos de direita, nomes que marcaram com suas ausências, incluindo o vereador eleito pelo PT no pleito passado evadiu-se para outra sigla, deixando um vácuo na legenda do partido.

Portanto, praticamente para os partidos que já realizaram as convenções as cartas estão dadas e se inicia o jogo, que seja jogado sem Fake News, sem agressões aos concorrentes, mostrando as propostas para o povo e trabalhando para transformar nosso município em esperança, empregos e segurança, imprescindível de parlamentares atuantes e não subserviente, a festa começou no dia 12 de setembro de 2020, contudo o momento auge do baile será dia 15 de novembro de 2020, mas se você não teclar o número correto pelas propostas e condutas dos candidatos, quem vai dançar em quatro anos é você, eleitor. 




  ac24horas Carioca avalia com lucidez que, caso o governador Gladson e o Progressistas não tivessem apresentado candidato próprio à Prefeit...