Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

Imagem: Meta AI/editada



SENADOR PETECÃO MULTADO
O senador Sérgio Petecão (PSD), além de ser multado em R$ 5 mil pelos fiscais do ICMBio, foi expulso de uma reserva extrativista no amazonas. Petecão estava acompanhado de seu filho e do assessor Montana Jack, sem autorização para frequentar a área de preservação ambiental. Por ser um senador foge à responsabilidade de respeitar as leis ambientais? Para muitos, sim!
 
TODO MUNDO ARMADO
Petecão justificou para o ac24horas dizendo: “eu vim apenas visitar o seu Éden, nosso amigo há trinta anos e que cuida da reserva. Estávamos nos preparando para pescar no Rio Iquiri quando fomos abordados pelos agentes, afirmando que eu não posso ficar aqui. Todo mundo armado como se fôssemos criminosos”.
 
O PAU QUE DÁ EM CHICO DÁ EM PETECÃO
Apesar de o senador espernear, alegando a truculência dos agentes do ICMBio, Petecão informou também ao ac24horas que vai fazer contato com a ministra Marina Silva para tomar as providências, pois foi tratado como um bandido. Nesse caso, podemos dizer que o pau que dá em Chico dá em Francisco? Ou melhor, dá em Petecão?
 
EXPORTAÇÃO DO MANDI
Há muitos anos, os cruzeirenses e moradores dos municípios vizinhos não desfrutavam de tanto mandi no mercado público e em outros pontos de venda. Dessa forma, a economia local se agiganta, pois, além de gerar renda para os pescadores, o mandi é exportado para outros municípios do Acre e é uma alternativa saborosa de alimentação.
 
ENGARRAFAMENTO DE CANOAS
Outro fator que despertou a atenção da comunidade é a quantidade de pescadores no rio Juruá com tarrafas e o uso ricuca, que é proibido. No entanto, como a piracema do mandi é absurda nesse período, o estrago também é significativo, com muitos peixes miúdos negligenciados.
 
PERÍODO DE REPRODUÇÃO
A piracema é o período em que os peixes nadam contra a correnteza dos rios em busca de um local para reprodução. Vale destacar que existem leis federais e estaduais que protegem a pesca nesse período de reprodução, com regras claras sobre o que pode e o que não pode.
 
PESCA PREDATÓRIO
O que está acontecendo nessa 'safra' do mandi não é novidade: a pesca predatória compromete a segurança alimentar das comunidades que dependem também da pesca artesanal para sua subsistência, as quais estão sendo prejudicadas, enquanto as autoridades só assistem às 'dancinhas' das canoas nos banzeiros do rio Juruá.
 
DEPUTADO FEDERAL
Quem jogou tarrafa e pescou mandi para se alimentar no lazer em uma das praias da cidade foi o deputado federal Zezinho Barbary (PP). A pescaria foi publicada pelo próprio parlamentar em sua rede social, que disse: 'A gente celebra a vida simples, o peixe na rede e a felicidade que vem do que é simples e verdadeiro'. Só não vale pescar quebrando as regras, deputado.
 
NÃO VAI MAIS VIRAR UMA VENEZUELA
O Brasil não vai mais virar uma Venezuela para os pseudopatriotas brasileiros, ou melhor, os traidores da Pátria, pois, apesar de o governo brasileiro ainda não ter sido comunicado, os empresários de Roraima denunciam que o governo venezuelano, imitando o governo americano decide cobrar de 15% a 77% sobre os produtos brasileiros, como arroz, açúcar, farinha, cacau, café, óleo de soja e outros.
 
ACORDO QUEBRADO
Existe um Acordo de Complementação Econômica (ACE) entre Brasil e Venezuela, firmado em 2012. Porém, este acordo (ao que parece) foi quebrado de forma unilateral pelo governo Maduro; portanto, produtos como arroz, açúcar e milho deixaram de ter isenção de taxas. Isso levou alguns cabeças de bagre ao êxtase.
 
O AGRO É POP
Com a taxação de 50% aplicada por Trump sobre os produtos brasileiros que são importados, o que circula no Brasil é a ideia de que os produtores vão deixar as laranjas apodrecerem nos pés, em vez de vendê-las mais barato no comércio nacional. O nome disso é capitalismo selvagem, e o agro faz isso muito bem.
 
NÃO DEU 72 HORAS
O deputado federal Hélio Negão (PL), um ferrenho bolsonarista, armou literalmente uma barraca na frente do STF e se amordaçou para fazer uma greve de silêncio em apoio ao seu ídolo Jair Bolsonaro. No entanto, Alexandre de Moraes determinou ao governador do Distrito Federal a desocupação imediata, fato que aconteceu. Mas dizem que estão aguardando 72 horas para ele retornar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas com Urtigado Juruá

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá