Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

Imagem do Palácio do governo do Acre. Foto: Samuel Moura/Secom
Foto: Mailsa Assis e Zequinha Lima/Editada do https://ac24horas.com/


RUÍDOS DA POLÍTICA
Corre um rumor na região do Juruá sobre a escolha do vice-governador da chapa de Mailsa Assis (PP) para 2026, apontando que a decisão deverá recair sobre um dos prefeitos locais. A seleção será feita pelos próprios gestores, considerando avaliações de desempenho, para determinar quem comporá a chapa.
 
O QUE MAILZA ACHA DISSO
O ambiente político esquenta nos bastidores, e o burburinho já movimenta corredores e rodas de conversa. Nos cafés e reuniões informais, discute-se não apenas nomes, mas também estratégias de fortalecimento regional e alianças que possam garantir maior representatividade para o Juruá.
 
POLÍTICO SEM MANDATO
A maior certeza da política, e que jamais sofre transformação é que ‘a maioria dos políticos sem mandato nem o vento bate nas costas’. Mesmo assim, no cenário atual, muitos atores tradicionais perderam espaço e hoje atuam nos bastidores, com influência reduzida, mas ainda capazes de impactar decisões estratégicas.
 
CUIDADO COM A VOLTA O CIPÓ DE AROEIRA
Enquanto os vereadores de Cruzeiro do Sul estão em recesso, o centro do poder Executivo é marcado por algumas figuras que querem ‘aparecer’ mais do que o prefeito. Portanto, vaidades e falta de preocupação com os outros, contrastando com a humildade e capacidade de diálogo de uma minoria comprometida com o bem-estar da população e retorno político. Dessa forma, a balança não equilibra!
 
TAPA NA CARA
Do ponto de vista jurídico, acredito ser incorreto, pois nada justifica o poder Executivo, por meio de suas secretarias, abrir um processo seletivo temporário para preenchimento de vagas e, após concluído todo o trâmite, simplesmente desconsiderar os resultados, frustrando expectativas legítimas de candidatos e comprometendo a transparência do processo. A livre nomeação do Executivo, em detrimento dos classificados, é um tapa na cara da sociedade.
 
INSEGURANÇA JURÍDICA
São recorrentes as dúvidas e mensagens sobre esse cenário. A orientação é buscar o Ministério Público, pois tal conduta gera insegurança jurídica e aumenta a desconfiança social em relação à seriedade das decisões administrativas. É essencial respeitar a legalidade e a moralidade públicas, garantindo que interesses coletivos prevaleçam sobre os pessoais ou políticos.
 

GREGOS E TROIANOS
No contexto regional do Juruá, destaca-se a existência de uma figura que conseguiu desagradar, além de diferentes grupos políticos, também os “gregos e troianos”, tornando-se alvo de críticas tanto daqueles que tradicionalmente se opunham quanto dos que, em algum momento, foram aliados. Esse cenário peculiar desperta não apenas para o isolamento político dessa liderança, porém a objeção de alguns consanguíneos.
 
QUEDA NO PREÇO DA GASOLINA
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que, nos últimos dois anos, a gasolina ficou 17,5% mais barata nas refinarias e, no mesmo período, o litro do combustível aumentou 21,67% nos postos. Ou seja, o consumidor fica só olhando e “chupando o dedo” e nada, absolutamente nada, é feito pelos órgãos fiscalizadores, pelo menos em Cruzeiro do Sul.
 
PATRIOTA
Ao redor do mundo, enquanto o governo Trump taxa os países, a população reage imediatamente deixando de comprar produtos americanos, ou queimando a bandeira dos EUA e fortalecendo o princípio da reciprocidade.  No Brasil, ainda há patriotas com postura de apoio a taxação do próprio país e acreditam que o governo brasileiro deve obedecer ao americano, como se a soberania brasileira desafiada e ameaçada por Trump não fosse uma aberração.
 
A MÁSCARA DA HIPOCRIA
Quando as palavras não condizem com as ações, leva algumas pessoas a acreditarem que os outros são estúpidos. A apelação feita por Michele Bolsonaro, quando de sua visita ao Acre sugerindo que Lula “hasteie a bandeira do diálogo”, é uma encenação rasteira e uma tentativa de vitimizar toda sua família, culpar e atribuir a Lula o extremismo e responsabilizar alguém pela cadeia que seu marido vai pegar.
 
ENTRE A FALA E A AÇÃO
No fundo, permanece a sensação de que as máscaras da hipocrisia são usadas e retiradas conforme as conveniências do momento. A prova disso é a Sra. Michele Bolsonaro requerer que Lula “baixe as armas”. Ora, quem anda fazendo “arminhas” até em época de pandemia são os seus, e quem declarou que iria “fuzilar os petistas” no Acre foi seu esposo. Portanto, a distância entre a retórica e a prática chega a ser risivel.
 
A SOMBRA DA HIPOCRISIA
O cúmulo da infelicidade, para não dizer de forma mais forte, é a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro ter a petulância de criticar o governo Lula por falta de uma ponte em Rodrigues Alves, mas ela ignora que o “imbrochável, incomível, imorrível e agora inelegível”, o seu amado foi presidente da República e não fez uma cabana de paxiúba coberta de cavaco no Acre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...