Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigadoJuruá




INTERAÇÃO
O deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) está acompanhando o deputado federal Eduardo Veloso (UB) em sua visita a Cruzeiro do Sul. Até aí, tudo tranquilo. É importante essa interação entre os parlamentares, pois ajuda a identificar a privação de investimentos no município. No entanto, essa "paz" está acabando, pois no ano que vem, do pescoço para baixo, é canela.

2026 A BRIGA VAI SER GRANDE  
É interessante frisar que no ano de eleição é praticamente cada um por si e Deus por todos, pois os compromissos fechados não deixa espaço para uma “ajudazinha” a outro postulante por um certo “bem-querer”, pois todo voto é indispensável e a esposa do parlamentar estadual é titular nesse jogo para federal.
 
SÃO FIÉIS
Acompanhei a entrevista dos dois parlamentares na Rádio Integração em Cruzeiro do Sul, e ambos são fiéis à vice-governadora e não deixaram nenhuma lacuna aberta para duvidarem do apoio a Mailza Assis (PP) para o governo do estado. Chance zero de caminharem com Bocalom (PL) ou Alan Rick (UB), portanto, desses não vem fogo amigo."
 
VISITA AO JURUÁ
Bocalom esteve visitando a região do Juruá e não veio vender beleza, isso é fato. No entanto, a sua presença pelas bandas do Juruá acompanhado do senador do PL, Márcio Bittar, é com intuito de se apresentar para uma possível candidatura ao governo do estado. Contudo, para não ser esquecido novamente, ele precisará manter uma presença constante na região.

LAÇO OU NÓ
Estamos a pouco mais de doze meses das eleições de 2026, e assim como Jéssica Sales (MDB) liderou as pesquisas até a véspera das eleições de 2024 para prefeita de Cruzeiro do Sul e perdeu na última hora. Segundo as pesquisas Alan Rick vem liderando esse processo para triunfar como candidato ao governo do estado. Contudo, o peso da máquina é incomensurável; não havida nenhuma.
 
VAZIO
Não tenho essa informação oficial, mas tudo leva a crer que a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) não terá candidaturas para deputado federal em 2026, o que mostra o quão frágil é a esquerda do Acre em termos de nomes de peso. Se estiver equivocado, isso só revela a fragilidade da articulação desses partidos
 
AFINAL, ONDE QUER CHEGAR
A política é um campo complexo, portanto não aceita amadorismo e pune a falta de habilidades. Levando isso em conta, afinal, onde a esquerda do Acre pensa em chegar? Qual é a sua prioridade? Vai ficar observando as articulações políticas esperando que resultados positivo caiam do céu?

LIVRE PARA VOAR
A forma como as coisas estão acontecendo, deixando de fora militantes que um dia foram importantes no processo partidário, deixa livre o caminho para que conversas sejam efetuadas e compromissos sejam selados para as eleições de 2026 por esses atores. Aqueles que foram fritados' e estão sendo ignorados têm todo o direito de procurar um nova rumo.

BELO TRABALHO   
Venho acompanhando o belo trabalho do Incra no estado do Acre. A movimentação para regularização fundiária urbana e rural, assentar e atender às políticas públicas do governo federal oportuniza os produtores e produtoras familiares a garantir seus direitos e acesso a recursos e apoio governamental, promovendo a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável. 

FALTA POLITICA
No entanto, é importante observar que ainda existem desafios a serem superados para atingir os objetivos plenamente, mas o caminho está aberto. Uma ressalva precisa ser feita: é preciso que os representantes do governo Lula no estado consigam transformar essas ações positivas em ganhos políticos para o presidente.
 
MERECE PARABÉNS
Outro que merece parabéns é Cesário Braga, Coordenador do escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre. Ele está sempre onde o povo está, não tem preguiça de andar pelos municípios e desempenha seu papel com seriedade, levando políticas públicas para as comunidades rurais

E SABE FAZER POLÍTICA
É um ator importante para o desenvolvimento da agricultura familiar através do Pronaf no Estado e saber fazer política. 
 
TRAVANCAS
O descaso com crédito rural para agricultura familiar feito pelo governo do Acre na região do Juruá é algo que desperta atenção, pois é desfavorável e prejudicial, considerando o volume de recursos disponíveis pelo governo Lula por meio do PRONAF. 

ESQUECIDOS
Nos últimos anos, o número de financiamentos para os produtores familiares realizado pelo governo Gladson tem sido insignificante, o que resulta na procura por elaboração de projetos junto a particulares.

O QUE FAZER
Embora as secretarias de agricultura dos municípios e do estado, a Emater e os Sindicatos sejam autorizadas oficialmente a registrar os produtores no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), garantindo com isso benefícios de políticas públicas dos governos, é fundamental a retomada da elaboração de crédito rural pelo governo na região. Nada justifica a ausência do Estado nessa área.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...