Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 


Imagens reproduzidas do site oficial da prefeitura de CZS


ENTREGA DE FARDAMENTO
Na manhã desta sexta-feira (23), aconteceu um evento da Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul – AC, que foi a entrega dos kits fardamento para 244 Agentes Comunitários de Saúde – (ACS). A atividade política contou com a presença do secretário de saúde, Dr. Marcelo Siqueira, que ressaltou a importância do fardamento, já que identifica o profissional dentro da comunidade, o que é essencial, principalmente em tempos de violência e desconfiança.
 
AUSÊNCIAS
Nas fotos deste evento da saúde divulgada pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, não deixou de ser notada e comentada a ausência do prefeito Zequinha Lima (PP), com isso deu “pano paga manga” em desfavor da gestão, outro fator também negativo, que apesar de ter sido convidado e é amigo de Marcelo Siqueira, foi o não comparecimento do deputado estadual e pretenso candidato a governador, Nicolau Júnior.
 
DESPRESTÍGIO
Como não especular “onde há fumaça há fogo”, ou sendo mais direto, o que parece suspeito pode ser verdade, pois é inadmissível um evento desta natureza, com um público de relevância, o prefeito da cidade e um parlamentar estadual, presidente da Assembleia Legislativa desprestigiaram não só os ACS, mas o secretário Marcelo Siqueira, que viveu recentemente uma crise com o legislativo.
 
FICOU FEIO
A entrega de fardamentos não só representa um avanço na estrutura de trabalho dos ACS, mas também simboliza o reconhecimento do esforço desses profissionais em sua atuação nas comunidades. Eventos como este deveriam contar com o compromisso conjunto de líderes municipais e estaduais, demonstrando unidade e valorização do serviço público.
 
OS KITS
O auditório do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no bairro do Remanso recebeu o público para entrega dos kits com calça comprida, camiseta e chapéu, estiveram presentes além dos ACS, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, Jairo Benites, destaca-se também que o evento não contou com a presença de nenhum parlamentar mirim.
 
FALTA UNIÃO
Quando um evento com intuito de absorver os louros para a área política é realizado, e poderia ter sido uma oportunidade de fortalecimento político e de união entre os líderes locais, a ausência o prefeito Zequinha Lima, do presidente da Assembleia Legislativa Nicolau Júnior, e dos vereadores da cidade, figuras tão relevantes levantou ainda mais a questão sobre a gestão e o seu alinhamento político no município.
 
JOGO DAS CADEIRAS
Em 5 (cinco) meses da gestão de Zequinha Lima, deu início ao jogo das cadeiras, sai Verônica Vale, e assume o ex-vereador Fábio Filho, o popular Novo, como o Coordenador do Departamento de Limpeza, portanto a pasta da Secretaria de Obras, Mobilidade Urbana e Habitação tem o “privilégio” de contar com dois ex-vereadores, subentende-se que conheçam a problemática da cidade, e com isso, somem forças para resolverem os problemas de sua pasta, pois a cidade está suja, sem planejamento e dar a impressão que virou bagunça. Boa sorte, Novo!
 
CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO
O então coordenador do Centro do Idoso, Nacélio Soares, em 28 de abril de 2025, ficou feliz pelo retorno das atividade para promover qualidade de vida, socialização e bem-estar para os participantes, porém, lá também teve o jogo das cadeiras, e foi anunciado a a Sra. Aparecida Barreto, como a nova gestora para cuidar do espaço e primordialmente fazer com que nossos idosos tenham uma experiência ainda mais rica e significativa. Boa sorte, Aparecida!
 
CARAVANA DOS DEPUTADOS
A caravana pela BR 364 promovida pela Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), de Rio Branco A Cruzeiro do Sul confirmada para o dia 5 de junho de 2025, tem um único objetivo, fazer política contra o governo federal para maquiar a situação do estado, pois se não fossem a política pão circo que o estado e município promovem durante o ano, nada de concreto é feito para melhorar a vida do acreao.
 
OUTROS PROBLEMAS
Mas, vai uma sugestão para que os nobre parlamentares aproveitem a viagem e deem uma parada no Hospital de Feijó, onde um adolescente de 12 anos perdeu a vida por suposta negligência médica e quando chegarem em CZS façam uma visita ao Hospital da Mulher e da Criança (maternidade), onde uma senhora faleceu com sua filha, talvez vocês, autoridades, compreendam que o único problema do povo acreano não é a 364, basta de enganarem o povo.
 
O PAU COMEU
Um episódio que lembra momentos de governos autoritários no Brasil, aconteceu na abertura GCF, refere-se à Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), na Universidade Federal do ACRE (UFAC), quando um grupo de manifestantes gritaram palavras de ordem e facilmente irritou o governo do Acre, como resultado foram expulsos do auditório, como mostra vídeos que circulam nas redes sociais, com murros e pontapés.
 
VIOLÊNCIA
Em um país democrático como o Brasil, em que as manifestações pacíficas são uma expressão legítima da vontade popular e um direito constitucional garantido. Elas permitem que os cidadãos expressem suas opiniões, reivindiquem mudanças e exerçam seu papel ativo na construção de uma sociedade democrática, não foi o que aconteceu na UFAC, nesse encontro do GCF, pessoas foram agredidas por protestar contra a (falta) política ambiental do governador do Acre.
 
VAI PASSAR A BOIADA
O senado federal aprovou o novo marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil, melhor dizendo, este texto libera o carnaval de aprovação de licenças ambientais, sendo mais dramático, quebraram a coluna vertebral da proteção ambiental. Outros posicionamentos vão em direção à insegurança ambiental, favorecendo ações que podem resultar em impactos irreversíveis aos ecossistemas.
 
GLADSON CAMELI, O AMBIENTALISTA
Nesta conjuntura toda em que senadores aprovam o novo licenciamento ambiental permitindo um vale tudo (quem gosta disso são os bolsonaristas), especialistas alertam para as novas regras, ambientalistas são expulsos a porrada do UFAC no Acre, o que mais chama atenção é o bolsonarista Gladson Cameli defender a economia florestal, é de lascar.
 
MÁRCIO BITTAR, ALAN RICK E SÉRGIO PETECÃO
Se o acreano já estava com o pé atrás com a atuação dos senadores acreanos, a aprovação do Projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, o PL 2.159/2021, consolida a posição daqueles que apostam numa mudança brusca nas eleições 2026. Portanto, os senadores do Acre, Márcio Bittar, Alan Rick e Sérgio Petecão, que votaram a favor desse projeto que transverte assustadoramente as regras do licenciamento ambiental, vão sentir o peso do voto do eleitor acreano.
 
RETROCESSO
Especialistas alertam que tal medida não só enfraquece a legislação ambiental, como também ignora os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na proteção do meio ambiente e no combate às mudanças climáticas. É um retrocesso significativo em um momento em que a preservação ambiental deveria ser uma prioridade global.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...