PAPAS NA LINGUA
Um candidato a vereador apoiador da chapa vencedora em Cruzeiro do Sul, disse que não é baú para guardar segredo e soltou o blá blá blá de como ele perdeu e o sucesso do seu aliado para gerir o município. Foi derrotado merecidamente, disse ele, visto que nem os familiares lhe apoiaram e quanto ao triunfo de seu candidato ao cargo de majoritário, em nenhum momento dinheiro foi o problema, ao contrário, foi a solução para a eleição, declarou ainda que, nunca viu um sacolão tão repleto de produtos, daria para passar dois meses.
JOGO BRUTO
Jéssica Sales (MDB) e Tota Filho (PSD), competiram de igual para igual na disputa pelos votos dos eleitores cruzeirenses, porém deixaram de ganhar por uma diferença mínima de votos, uma vergonha para quem agrupou toda a força politica e administrativa do estado e município, sem incluir a classe empresarial. o jogo foi bruto, desigual, e por pouco não perderam. Mas, foram derrotados como grupo politico e o preço que será cobrado vai ser em 2026.
VENDA NOS OLHOS
O abuso do poder econômico foi cristalino, mas a venda nos olhos de quem poderia coibir os excessos, com certeza atrapalhou a visão, e cabe aos derrotados deste pleito em Cruzeiro do Sul, lamentar, reclamar, esculachar e aguardar a punição daqueles que abusaram descaradamente do capital financeiro, no entanto como o choro é livre, não faz vergonha derramar lágrimas tendo a consciência limpa e saber que o município poderia caminhar com mais oportunidades e desenvolvimento.
DEP. CLODOALDO RODRIGUES
É fato que o partido que mais cresceu em Cruzeiro do Sul foi o Partido Progressista, pois obteve o maior número de votos e aumentou sua legenda em mais um vereador, contudo o deputado estadual Clodoaldo rodrigues (REPUBLICANO), é o grande destaque desta eleição, deu uma tacada certeira, e não só elegeu sua esposa, Delcimar Leite vice-prefeita e de quebra, três vereadores. Tornando-se a segunda maior bancada, com certeza mostrou força, assim sua legenda, junto com o PP, são maioria absoluta na câmara municipal, o executivo vai continuar "surfando", aprovando o que lhe interessar e ainda, se quiser, vai alijar as que não forem bem "comportadas".
PARTIDO PODEROSO
O PP é o partido mais poderoso do Acre, com Gladson Cameli, Nicolau Júnior e Zequinha Lima dando as cartas em Cruzeiro do Sul, consequentemente o partido dos poderosos concorreram sem dificuldade alguma com 15 candidaturas, oito mulheres e sete homens. Conseguiram aumentar a legenda na Câmara Municipal para cinco vereadores, a legenda possuía quatro edis.
PP
O PP obteve nesta eleição em Cruzeiro do Sul, 13.613 votos, foi a legenda que facilmente superior as outras, destaca-se a novada Valéria Lima, com 1.994, se tornando a vereadora mais votada da cidade, sem dúvida concorreu como favorita a uma vaga no parlamento mirim, além de ter conseguido destaque como Secretária Municipal Saúde, contou com apoio em massa dos servidores desta instituição, também dispunha da "proteção" de Zequinha Lima, além de ser irmã do presidente e do secretário do PDT de Cruzeiro do Sul, dois excelentes articuladores da política local, tanto que elegeram a irmã em outro legenda e mais dois vereadores do PDT, todos com votação acima de mil votos.
ZEQUINHA LIMA, REELEITO!
O que parecia improvável acontecer em Cruzeiro do Sul, segundo os números apontados e o ambiente político favorável a candidata Jéssica Sales, teve uma reviravolta em menos de 24 horas, Zequinha lima é reeleito com uma diferença de apenas 197 votos, porém uma lembrança chamou atenção, o vídeos publicado na internet mostrando um dos homens fortes da campanha progressista e servidor de confiança comissionado do prefeito, declarou que iriam comprar votos: "vamos jogar dinheiro onde tiver precisão, meu amor. Quem vai ganhar essa eleição é Zequinha Lima". Seu anúncio se concretizou, no entanto o que precisa ser apurado pelos órgãos fiscalizadores é se o modus operandi alardeado pelo assessor em alto e bom som, é crime eleitoral ou não, parece que não!
ZEQUINHA LIMA ELEGE 12 VEREADORES
A coligação Tamo Junto Cruzeiro, composta pelos partidos PP, REPUBLICANOS, PDT, PL, SOLIDARIEDADE, Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA/UNIÃO) e mais, PCdoB e PV, que apesar de compor a Federação Brasil da Esperança, apoiaram a chapa vencedora. É bom destacar que esta coligação elegeu 12 vereadores: Valéria Lima (PP), Elter Nóbrega (PP), Cristiano Rodrigues (PDT), Keleu (PP), Zé Roberto (PP), Franciney (PP), Ten. Coronel Rômulo (REPUBLICANOS), Manan Rural (PDT), Tiago da Milênio (UNIÃO), Anderson Jerimun (REPUBLICANOS), Josafá Vale (UNIÃO), Enfermeira Monelisse (REPUBLICANOS), e dois eleitos pela oposição, Antônio Cosmo e Mazinho da BR, ambos vereadores do MDB, e reeleitos.
A FORÇA DO CAPITAL
A máquina do estado e do município saíram vitoriosos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, os dois maiores colégios eleitorais do Acre continuarão sendo administrados pelos aliados do Governador Gladson Cameli (PP), mas uma situação precisa ser conceituada, o quanto o poder econômico é a mola mestra numa eleição, por mais que as pesquisas apresentem favoritos em seus levantamentos, em algumas cidades esses números são engolidos em poucas horas, a força do capital faz acontecer, e a morosidade da justiça em julgar os crimes eleitorais contribui com estes abusos.
NÃO SUPREENDEU
A renovação da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul foi de 60%, ou seja oito vereadores foram "reprovados" pelos eleitores e seis novos atores políticos estarão pela primeira vez ocupando um cargo no parlamento mirim, desses, somente dois vereadores foram eleitos pela oposição, contudo já foram aliados do prefeito Zequinha Lima, houve uma ruptura pela simples razão do MDB ter candidatura majoritária, a expectativa dos seus eleitores é que cumpram a sua obrigação de fazer uma oposição ferrenha, mas responsável ao prefeito, um fardo difícil de carregar, portanto não será missão fácil.
A SAÚDE SE DESTACA
Em dois extremos da tabela, mas com o mesmo valor, a vereadora mais votada de Cruzeiro do Sul, é a Ex-secretária de Saúde do município, Valéria Lima (PP), com 1.994 votos, e também advinda da saúde, a enfermeira Manelisse (REPUBLICANOS), com 773 votos, ambas serão as representantes femininas no parlamento municipal, um fato expressivo para a politica de Cruzeiro do Sul, que deixa de ser "o clube do bolinha", é o início de uma ruptura no sistema machista local, pois duas candidatas eleitas no mesmo pleito é uma quebra de paradigma na nossa sociedade. Parabéns para as vereadoras eleitas!
UM FIASCO
O PL do Bolsonaro em Cruzeiro do Sul, que tem como dono um senador abaixo da média, que exigiu a expulsão dos partidos de esquerda de apoiar o atual prefeito, diga-se de passagem, o PT, e que prometeu "mundos e fundos" para o candidato eleito Zequinha Lima como apoio, não elegeu nenhum vereador na cidade, o que deixou alguns candidatos derrotados, além de frustrados, indignados com o abandono das candidaturas mirins que foi um fiasco, talvez aprendam que confiar neste político é ilusão pura.
A balsa, segundo o competente jornalista, Chico Gatão, já foi ocupada e como de costume, ele elabora com muito humor e discorre as características dos personagens na viagem para Manacapuru, que desfruta de sindicalistas, advogados, religiosos, militares, vereadores, entre outros. Entretanto, para o itinerário seria estupendo incluir os sonhos e utopias de quem acredita numa Cruzeiro do Sul melhor, mais justa e com menos sugadores do erário, estes, sem dúvida, seriam os passageiros principais da balsa, muitos ficaram felizes, inclusive aliados do prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário