Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

ELEITORES DESACREDITADOS
Com um índice de 22,17%, ou seja, aproximadamente 14 mil eleitores se omitiram  para a escolha do prefeito de Cruzeiro do Sul, destes, aproximadamente 2 mil optaram por nulos e brancos, pode-se declarar que aproximadamente 1/4 dos eleitores cruzeirenses estão desacreditados da política e, portanto, para eles, é indiferente quem será o prefeito e o que ele faz, ou deixa de fazer na cidade, infelizmente!   

AINDA SOBRE AS ELEIÇÕES
Os números de votos que "sucumbiram" nesta eleição para vereador em Cruzeiro do Sul, também foram significativos, já não bastasse um pouco mais de 12 mil de abstenção, 459 eleitores resolveram anular seus votos, enquanto 394 pessoas apertaram branco na votação para escolha de vereador, votos que fizeram falta para alguns, haja vista que foram vencidos por uma quantidade mínima de votos.

QUANTO O MUITO VIRA POUCO
O vereador Novo (PSDB), que foi candidato a reeleição (vereador por um período) e obteve a marca de 1.047 votos nestas eleições superou a sua votação de 2020, quando concorreu pelo PROS e ocupou a suplência com 783 votos, vai ser um daqueles candidatos que vai se lamentar, visto que  "o muito virou pouco", pois apesar de sua votação ter sido expressiva, seu partido não atingiu o coeficiente eleitoral, desta forma vai uma opinião, quando houver necessidade de "movimentar as pedras do tabuleiro da política" com objetivo de formar uma chapa competitiva, observe a previsão de votos de todos os componentes da chapa, uma vez que a mexida errada na pedra, pode custas um mandato.

NÃO É VERGONHA TER POUCO VOTOS
Algumas figuras públicas criticaram a votação de PT de Cruzeiro do Sul, no entanto não há necessidade de justificar a quantidade de votos dos oito candidatos petistas, pois cada um deles sentiram na pele as dificuldades enfrentadas, tanto dentro quando fora dos bastidores,  mas não me aprofundarei no mérito, visto que se recebessem o apoio financeiro dos vereadores eleitos da cidade, com certeza teriam uma visibilidade positiva. No entanto, desperta um sentimento de vergonha, de tristeza e de raiva, dado que se tornou injusto concorrer a uma vaga para o parlamento mirim (no caso), somente no campo das ideias e com propostas para melhorar a vida da sociedade, esses conceitos precisam ser parceiros de capital,  muito capital.  Então, se faz necessário, ou melhor é fundamental um basta nessas campanhas milionárias e que chega a ser assustadora para ser vereador em Cruzeiro do Sul, já que aqueles atores que participam do processo sem o mínimo de igualdade são engolidos.

FEZ FALTA
Os 302 votos que os oito candidatos a vereador do Partido dos Trabalhadores conquistaram, não é motivo de desolação, muito pelo contrário, é objeto de grandeza, haja vista que nenhum desses candidatos comprometeram suas rendas, ou deram a passada maior do que a perna, para não dizer outra coisa, além disso, podem se orgulhar que tomaram a atitude correta mostrando dignidade quando foram insultados, humilhados e traídos por um antigos aliados, por pouco esses 302 votos, não fez falta para a chapa vencedora.

TOCO
Vários candidatos a vereador por um partido vitorioso nesta eleição estão indignados, entre outras situações no tocante a conduta dos dirigentes, eles me passaram a informação de que estão sendo cobrados por trabalhadores que exerceram o compromisso de pedir votos nas ruas, mas que ainda não receberam pelo compromisso firmado, quando buscam informações sobre os recursos, dizem que devem procurar uma assessora que manuseou as finanças da chapa vencedora. No entanto, segundo um dos candidatos, ela informa que não tem mais nada a ver com isso, assim sendo, além de perderem a eleição ainda tomaram um toco. É possível?

FATO OU FICTO
Concluída as eleições, a sociedade já sabe quem triunfou e quem perdeu, no entanto surgem relatos do/sobre  meio político de quem venceu que são "cabeludas", e como são contadas por protagonistas e coadjuvantes deste ambiente, resulta em um empasse a cerca do que é verdade ou fictício, no entanto as cifras mencionadas são substanciais e o que vai prevalecer é nada mais nada menos do que a "minguada" prestação de contas, e sobretudo as análises dos "cientistas políticos locais", cada um com sua razão e ponto.

AINDA É DESIGUAL
A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, que é composta por 14 vereadores e terá duas vereadoras, inclusive a campeão de votos, Valéria Lima (PP), no entanto os números entre os candidatos a vereador e vereadora chamou atenção, pois votaram este ano no município 50.597 eleitores, destes 40.665 votos foram direcionados a candidatos do sexo masculino, ou seja mais de 80% dos votos, enquanto as mulheres obtiveram 9.079 votos, ou seja não atingiram 18%. O restante foram de nulos e em brancos. Esses números revelam que ainda falta muita coisa para melhorar nesse embate.

ATÉ QUANDO
Cruzeiro do Sul, conforme o último censo IBGE possui uma população de 98.382, para 62.645 eleitores, e como já mencionado 50.597, o número de votantes em 2024, salientando que 53 concorrentes ao cargo de vereador são do sexo feminino e 95 do sexo masculino. Portanto, 148 candidatas e candidatos que competiram pelas 14 vagas ao parlamento mirim. 

É BIBLICO
Os políticos que apoiaram com unhas, dentes, e cabeçadas o candidato vencedor em Cruzeiro do Sul, acreditam que ainda podem contar com os votos na eleição de 2026 dos eleitores que apoiaram Jéssica Sales, como disse uma eleitora emedebista raiz: "nunca mais na vida terão meu voto e de minha família". Isso me fez lembrar uma passagem bíblica citada em Mateus, Marcos e Lucas, quando Jesus veio para substituir de uma só vez a "veste e o vinho" da época". "Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha, pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho". Cai bem para o senador inútil, o dançarino e o deputado que ganha eleição sem fazer campanha.

Encerro essa coluna de hoje com uma homenagem ao meu amigo Paulo Soriano, que faleceu no dia de ontem (11), ex-vereador, profissional competente, pai e esposo dedicado, irmão com reflexos positivos e um amigo com sentimentos verdadeiros. Descanse em paz, campeão e sua passagem neste mundo de meu Deus, ficou marcada por suas  ações positivas, vai ser bom lembrar de você sempre, amigo!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...