Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas UrtigaDoJuruá

 

                                            Imagem: Notícias do Juruá                            Imagem: Rede Social
 


CORDIALIDADE
O UrtigaDoJuruá publicou em sua coluna na sexta-feira (7), que faltou cordialidade entre o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), para com o presidente da Câmara de Vereadores, Elter Nóbrega (PP), o tratamento que o nobre parlamentar vinha recebendo neste início de mandato não estava à altura de seu cargo e função. Tal comportamento refletiu negativamente, e a sessão da quinta-feira (6), foi uma prova para quem esteva presente na galeria da câmara e os vídeos nas redes sociais, que mostrou o cenário entre executivo e legislativo, o qual direcionava para futuras rupturas.
 
URTIGA TAMBÉM É MEDICINAL
Seguramente a coluna foi fundamental para clarear o ambiente entre os dois atores políticos, pois o prefeito promoveu um encontro na manhã deste sábado (8) e publicou no seu Instagram, “bom dia pessoal! sendo cortes com meu amigo e presidente da câmara @elternobrega”. Só lembrando que a cordialidade do prefeito não deve ser apenas uma resposta a críticas públicas, mas sim uma constante na relação entre os poderes, pois evitaria que um parlamentar mirim da base direcionasse ao prefeito que ele não tem a chave da câmara para fazer o que quiser.
 
NO ALVO
As críticas fizeram o prefeito sentir e evidenciando a necessidade de um comportamento mais diplomático e respeitoso entre os líderes com a volta do diálogo e compromisso com a lealdade e a garantia de não ser colocado regras para os futuros eventos, fez com que Lima dialogasse com Nóbrega, pois foi a falta de apreço do prefeito para com o parlamentar que gerou todo esse desgaste e contribuiu para despertar em outro parlamentar aliado uma rebeldia, visto que está sendo alijado do processo.  
 
VAIS SER PRECISO SER CORTÊS NOVAMENTE
Como o próprio prefeito publicou em sua rede social, que estava sendo “cortês” com Elter Nóbrega, acredito que tal evento de cortesia terá que ser realizado novamente, pois o vereador Keleu “espatifou o ninho da pata” na última sessão na Câmara Municipal, e desafiou os vereadores a agirem com mais independência com seus mandatos.
 
CORDIALIDADE, O DESAFIO DA GESTÃO
Ainda em seu discurso inflamado, João Keleu aliado de longa data do prefeito Zequinha Lima, demonstrou sinal de rebeldia e com propriedade declarou “chega de nós ser empregado do prefeito”, e questionando a si mesmo dizendo está com oito anos de mandato e nunca conseguiu fazer seu papel de vereador. Tal desabafo mostrou que não havia cordialidade entre executivo e legislativo, mas que a Câmara era um puxadinho da prefeitura.
 
ESPERANÇA DE KELEU
Tal insatisfação explicitou-se pelas atitudes e declarações de membros da Câmara Municipal, que começaram a questionar a postura e as ações do Executivo nesse início de mandato, assim sendo, fazendo uso da tribuna, João Keleu, levantou aplausos dos presentes na galeria, quando afirmou que o compromisso dos vereadores é com a população que os elegeram e não com a agenda do prefeito.
 
CABRA MACHO
Como não destacar a manifestação do parlamentar Keleu na tribuna se comprometendo em fazer a sua parte e afirmando que na casa do povo tem “cabra macho”, e para que todos em conjunto consiga tomar as decisões corretas. A pressão por uma atuação mais independente e crítica em relação ao Executivo ecoou nas palavras de Keleu, que clamou por uma postura que priorize as necessidades da população acima de interesses políticos.
 
 
ALAN RICK X MÁRCIO BITTAR
O senador acreano, Alan Rick, atualmente no União Brasil, não é um político que se apega as siglas partidárias, já frequentou outras legendas depois que saiu da Frente Popular do Acre (FPA), no entanto nesse embate com o governador Gladson Cameli (PP), ele sentiu o peso da ingratidão novamente, lembrando que em um passado não tão distante, toda executiva estadual do União Brasil foi destituída e Márcio Bittar indicou os novos membros provisórios.
 
GLADSON X ALAN RICK
Ao ser descartado pelo governador Gladson Cameli, que não teve nenhuma “cerimônia” ao desprezar todo o apoio dado a Cameli com suporte e colaboração em diversas frentes para fortalecer o atual governo do Acre, no entanto essa desconsideração por parte do governador gerou um prejuízo político e financeiro para a família Rick, pois teve mãe e irmã exoneradas do governo. Agora, Alan Rick busca reafirmar sua posição e influência na política local, mesmo diante das adversidades e das prováveis mudanças nas composições partidárias.
 
APOIO DE ALAN RICK A ZEQUINHA LIMA
O apoio do senador Alan Rick (UNIÃO) na reeleição de Zequinha Lima (PP), foi substancial, pois vale destacar que sem o apoio do senador provavelmente o prefeito não seria reeleito, haja vista a margem de votos contra sua adversária ter sido minúscula, mas a pergunta que não quer calar: O governador Gladson vai exigir de Zequinha Lima a exoneração da indicada de Alan Rick como secretária municipal?
 
VEREADORES DO UNIÃO EM CRUZEIRO DO SUL
O partido de Alan Rick e Márcio Bittar, o União Brasil, elegeu dois vereadores em Cruzeiro do Sul, a legenda também foi decisiva para o prefeito eleito não fracassar nas urnas em 2024, dado que essa ruptura na direita acreana que contribuiu com a provável ida do senador Bittar para o PL, os vereadores aliados de Rick, permanecerão apoiando Zequinha Lima, no qual seu partido, o PP, foi “algoz” do senador Alan Rick, humilhado pelo governador Gladson?
 
PREFEITO E GOVERNADOR DO MESMO LADO
Não é preciso pensar muito para definir que Zequinha Lima vai tomar as medidas  que Cameli decidir. Diante das alianças políticas estabelecidas, é evidente que a influência do governador Gladson Cameli sobre as ações de Zequinha Lima é significativa. A relação entre os dois tem sido de cooperação mútua, e é esperado que Zequinha siga as diretrizes traçadas por Cameli, especialmente em momentos de tensão entre os diferentes grupos políticas e o que está em jogo é o governo do Acre.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...