Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

Imagem: Rede Social


 

FISCAIS E POLÍCIA
Em Cruzeiro do Sul, um ambulante que comercializava produtos como frutas, jerimum e outros,  foi removido novamente de seu local habitual de trabalho, pelos fiscais da prefeitura com apoio da polícia militar. Este trabalhador, que dependia do comércio ambulante para sustentar sua família, foi surpreendido pela ação das autoridades municipais, que alegaram a ocupação irregular e obstruir passagem dos pedestres.
 
O DESABAFO DE UM AMBULANTE
O trabalhador fez um desabafo em sua rede social, perguntando ao prefeito se foi para perseguir os pobres que ele foi reeleito, ainda questionou seu voto o qual contribuiu para reelegê-lo, vai rebater a decisão na justiça, uma vez  lhe deixou sem condição de trabalho, questionou ainda se essa intriga é só com ele, pois outros também estão comercializando da mesma forma.
 
DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS
Na realidade existe sim outros ambulantes em locais que prejudicam o acesso e passagem dos pedestres, no entanto transmite a ideia de que a fiscalização parece ser seletiva, pois facilmente encontra-se trabalhadores comercializando nas calçadas da cidade e até na beira da rua, mas há dois pesos e duas medidas.
 
MERCADORES
E os mercadores que utilizam espaço público com construção obstruindo ruas, praça pública no “mercado” ocupada com produtos para ser negociado, e os vendedores em veículos utilizados como balcão de produtos, os empresários que ocupam com tendas e roupas que fecha calçadas, mas o alvo é o vendedor do Aeroporto Velho, dessa forma há de se questionar a equidade e a aplicação das leis municipais, pois desperta um pensamento popular “aos amigos, tudo, aos inimigos, a lei”.
 
JOGO DE INTERESSES
Conjectura-se o que está prevalecendo é um jogo de interesses, e no centro dessa disputa injusta, está um vendedor solitário ambulante, cuja remoção do seu local de trabalho nesta quinta-feira (22) foi preciso usar “a mão pesada do estado”, nesse caso, não é conjectura e sim realidade.
 
PERGUNTAS
As perguntas que não querem calar, houve pressão de algum comerciante da localidade? A concorrência é desleal para quem? Foi constatado alguma desorganização produzida por ele no local? Ou é questão de tributos? Visto que não houve impedimento dos pedestres. É bom lembrar que é dali que o ambulante sobrevive com a família, mas isso não importa na hora que tomaram a decisão.
 
NA MIRA
Há boatos de que novas medidas neste sentido serão tomadas pelo poder público municipal, nesta ocorrência os vendedores de açaí, buriti, bolo, tapioca e cuscuz que ocupam espaço nas paradas de ônibus, mas será que o pau que dá em Chico dá em Francisco? Reiterando: “Aos amigos tudo, aos inimigos, a Lei”. 
 
BATALHA DESIGUAL
“O mundo não capota, ele gira”, o atual prefeito de Cruzeiro do Sul, quando vereador pelo PC do B, conduziu o seu mandato como um “padrinho” dos menos favorecidos, um tutor contra os arbítrios do executivo aos ambulantes e atualmente passa a mensagem de ter esquecido sua postura de outrora, agora como está “por cima” os trabalhadores informais que antes aliados, neste momento encontram-se na linha de frente de uma batalha desigual.
 
BOM SENSO
Ainda como um parlamentar atuante, o ex-comunista foi líder para promover protestos contra o sistema, que é bruto, citando um episódio que causou indignação a sociedade cruzeirense, em especial aos católicos, quando o IBAMA de Cruzeiro do Sul, prendeu toneladas de peixes para que iria ser comercializado na semana santa, foi impedindo  de venda no mercado municipal e deixando os católico só no mungunzá, já que possui a tradição de comer peixe nesse período.
 
BOM SENSO II
O vereador na linha de frente de um protesto contra o IBAMA, articulou com outros vereadores, pescadores e representando do ramo do pescado um diálogo com o gente do órgão à época, colocando com pauta principal o BOM SENSO, para liberar os produtos e ter peixes na semana santa, e a instituição fiscalizadora continuar com o processo contra quem cometeu irregularidades, mas não houve BOM SENSO do gestor do IBAMA, e ainda empurrou de goela a dentro do vereador a seguinte frase do chefe do IBAMA: “nem o governador solta esses peixes”. Portanto, aquele bom senso que ele cobrou quando vereador, está faltando agora como prefeito.
 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...