Pular para o conteúdo principal

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 
REPERCUSSÃO 
A Lei n° 1.004, de 15 de março de 2024 que revogou a lei a qual permitia escolher os subprefeitos das sete Vilas de Cruzeiro do Sul no voto dos moradores, repercutiu negativamente o procedimento do prefeito, além de que a maneira praticamente sigilosa da anulação da lei pela Câmara de Vereadores sem a devida discursão da medida com os cidadãos e lideranças rurais.


NÃO CUMPRIU
A redação da nova Lei que está vigente a respeito dos subprefeitos das Vilas em seu art. 6°, com base na Lei n° 736 de 13 de dezembro de 2016, mantém seus mandatos até o fim da legislatura. No entanto, a realidade é outra, pois o prefeito além de ter alterado as regras do jogo em andamento, exonerou todos os subprefeitos com o fim da sua legislatura e não da legislatura dos subprefeitos, que era de 4 (quatro) anos.


 VEREADOR MAZINHO DA BR
Segundo o vereador Mazinho da BR, o autor do projeto que legalizou as Vilas no seu primeiro mandato, expressou que a nova Lei não autorizou o prefeito a demitir os subprefeitos eleitos em 2021 no final do seu mandato e que para ele o projeto foi muito confuso, mas votou a favor, já que garante ao executivo nomear subprefeitos em outras comunidades que não são vilas ainda, e que é mais produtivo ser cargo de confiança do executivo para representar o prefeito na Vilas.

AINDA DO VEREADOR MAZINHO DA BR
O parlamentar declarou ainda ao UrtigaDoJuruá “sou contra a exoneração dos subprefeitos eleitos com o voto, foi um ato de covardia a demissão deles pelo prefeito, mas concordo em acabar com a eleição, pois é muito ruim ter um prefeito de um lado e subprefeito do outro, é ruim para as Vilas”.

VISÃO EQUIVOCADA
Os subprefeitos dessas comunidades são uma espécie de “vereador”, isso é fato, pois as adversidades enfrentadas pelos moradores leva o subprefeito comunicar imediatamente a demanda para a prefeitura, ou seja, uma ponte direta para resolutividade, portanto é uma visão equivoca pensar que um subprefeito eleito que não seja da cozinha do prefeito é ruim para as Vilas, pelo contrário há mais cobrança e não aceita simplesmente o não como resposta.
 

MANDADO DE SEGURANÇA
Informação que os subprefeitos das Vilas Santa Luzia e Liberdade impetraram um mandado de segurança para retomarem os cargo e cumprir a legislação que lhes garantem quatro anos de mandato, pois claramente seus direitos conseguidos legalmente nas urnas foram alterados e as regras modificadas para prejudicar quem estava no mandado e violados por atos ilegais ou abusivos de autoridades públicas.

PARLAMENTARES DESCONHECIDOS
Sem a menor dúvida se algum Instituto de Pesquisa no Acre realizar um levantamento com os eleitores acreanos  para saberem se conhecem, nem que seja por nome, todos os parlamentares de mandato no Acre desta legislatura, acredito que o número de não saber e não conhecer será significativo, pois cada bolha pesquisa sobre o “seu” parlamentar, cada um dentro do seu quadrado e ponto final.

FEDERAÇÃO
Já existe no Brasil a aliança de partidos políticos por federação, com duração mínima de quatro anos, essas legendas têm afinidades programáticas, mas nem sempre caminham conforme a legislação, acontece do partido está na federação e, contudo dirigentes e militantes confrontam o regulamento e se “abraçam” a outros candidaturas, como se fosse uma coligação, tudo por interesses próprios, o jogo está sendo desleal, pois alguns partidos sobrevivem politicamente da federação, mas não na hora de caminhar de braços dados desembestam em outra direção.

O DIABO É O PAI DA MENTIRA
O inesquecível cantor Raul Seixas, com a letra Rock do diabo, cantou o diabo é pai do rock, porém não preciso cantarolar que o diabo é pai da mentira, pois para quem é religioso este enunciado está registrado na Bíblia Sagrada, um pecado grave no cristianismo, mas o que o Brasil testemunha atualmente são fundamentalistas religiosos e outros “seguidores” plantarem e disseminarem mentiras, verdadeiros impostores da fé, para ser mais enfáticos: “fariseus hipócritas”.

TÁ TUDO JÓIA
A Polícia Federal (PF) enviou ao STF com imagens e depoimentos colhidos nos Estados Unidos da América sobre a situação das joias sauditas doadas ao governo brasileiro e que foram negociadas fora do país na época de Bolsonaro. Vem mais dor de cabeça para o inelegível. Aguardemos os próximos passos da Procuradoria Geral da República (PGR).
 

PÉROLAS DO JURUÁ
Já teve época na Câmara de Vereadores de um dos municípios do Juruá que apresentava um cenário político bastante acalorado, bons embates, mas isso é passado, vamos a pérola: ‘Um nobre edil estava usando tribuna para cobrar do legislativo mais responsabilidades com os gastos te poder, e sugeriu que o presidente estava ‘prevaricando’ em não tomar as devidas providencias. Quando o presidente rebateu: “vereador, o senhor me respeite, pois sou um homem casado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observe seu deputado federal acreano que votou a favor de retirar 16 bi do Fundeb para a educação privada.

Imagem/g1.globo A Câmara Federal aprovou o projeto de Regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o projeto foi concluído na madrugada de Sexta feira (11) que seguirá para votação no Senado. Os parlamentares aplicaram um nocaute no Fundeb e aprovaram para retirar R$ 16 bilhões para instituições filantrópicas comunitárias (Cooperativas sem fins lucrativos), confessionais (ligadas as igrejas) e profissionalizantes (Sistema S). A região Norte com essa aberração irá perder mais de R$ 1 bilhão, a votação foi de 311 votos de deputados favoráveis e de 131 deputados que votaram contra e ainda uma abstenção. A confirmação da oficialização dessa medita despropositada ainda será votada pelo Senado Federal, no entanto trechos que retira 16 bilhões das escola públicas é suprimido pelo senado e retifica a irresponsabilidade causada pelos deputados aliados do governo federal, dentre eles cinco deputados federais d...

Morador de Marechal Thaumaturgo morre na UTI de Cruzeiro do Sul, depois de implorar por ajuda.

  Sr, Aladir Prachedes Brandão - Marechal Thaumaturgo A s consequências da interdição da pista do Município de Marechal Thaumaturgo tem causado imensos transtornos  e aflição para a comunidade e, pelas informações que chegam do município, não há previsão de liberação da pista, outro fator importante que foi denunciado e que merece providencias do governo do estado é relacionado a saúde que encontra-se em condições de "UTI", ainda de acordo com a revelação de um morador indignado do município, não existe médicos  e  alimentação na Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo e nem nas UBS, ou seja, o cenário é desolador. O Agricultor aposentado e morador do município, Aladir Prachedes Brandão, sofreu um princípio de infarto e recebeu os primeiros socorros no hospital do município através da enfermeira plantonista, conforme depoimento de um membro da família foi realizado exame de eletrocardiograma, por sinal uma imagem ruim para leitura, devido a ausência de serviços aéreo o...

Professora Carla Maciel, a educação e a luta pela vida.

  No retorno do Hospital Sara Kubitschek-Brasília Ela, Professora Carla Simone Alves Maciel formada em Pedagógia e Letras pela Ufac-Acre, Núcleo de Cruzeiro do Sul filha do professor José Siqueira Maciel e de Maria Lúcia Alves Maciel, completam a família oito sete irmãos, ela e o Professor Marcondes Maciel seguiram os caminhos dos pais na educação. A vida da professora Carla sempre foi voltada para a educação, lecionou durante um período longo no Instituto Santa Terezinha e na Escola de  1 0  Grau Craveiro Costa que dispunha como diretor da escola nada mais nada menos do que o seu pai, relação de profissional e ídolo pelo modo como mantinha o controle da forma em que planejava, organizava, dirigia e controlava a escola. Professora Carla matinha a dedicação e atenção para o trabalho esqueceu que tinha que ter o comando também da saúde do coração e não só dos alunos, a dedicação era para superar seus próprios limites em busca da perfeição e de um aprendizado em que proporci...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Gontran Neto jornalista BOMBA  Prefeitura de Cruzeiro do Sul, não efetua pagamento de sua equipe de confiança, o caixa está vazio, o que houve? PREFEITURA SEM DINHEIRO Uma informação de última hora, vinda dos bastidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul, acendeu um forte sinal de alerta. Segundo relatos, o pagamento dos salários dos principais cargos da administração municipal, incluindo prefeito, vice-prefeita, secretários, adjuntos, Assessorias Especiais e alguns comissionados, não receberam salários nessa terça-feira (30)   PREOCUPAÇÃO A notícia causa enorme preocupação na comunidade cruzeirense, visto que a prática de atraso salarial é um fantasma que há muito tempo não assombrava a gestão pública local. Segundo outra fonte tem comissionado prejudicado que está literalmente "puxando os cabelos". As contas não esperam!   PREJUÍZO IMINENTE Ainda que a medida, por ora, atinja apenas o alto escalão e alguns de confiança, o prejuízo político é iminente. Caso a situação pers...

Empresário é absolvido por Estupro Culposo (sem intenção de estuprar, não existe no código penal) pelo Juiz Rudson da 3ª vara criminal de Florianópolis

André de Camargo Aranha absolvido do crime  de estupro com a sentença Estupro Culposo No dia 15 de dezembro de 2018 a influenciadora Mariana Ferrer denuncia que foi dopada e estrupada no local em que trabalhava pelo empresário André de Camargo Aranha, empresário de Florianópolis cidade de Santa Catarina, Mariana declara que sua virgindade foi roubada junto com seus sonhos. Dopada e violentada, os exames acusam sêmen na calcinha de Ferrer, exstem prova como vídeos, conversas, exames tudo que prova que ela foi estrupada, segundo Débora Aladim também influenciadora. O Intercept Brasil publicou uma matéria hoje (03) mostrando a audiência do caso. O promotor de justiça alegou E stupro Culposo , pois o empresário não sabia que Mariana estava sem condições de permitir o sexo, por esses argumento o juiz acatou que o empresário cometeu Crime Culposo, sem intenção de cometer o estupro, crime que não consta no código penal. Além dessa absolvição vergonhosa do violentador, Mariana foi humilhad...