segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

BANCO DOS RÉUS
O governador do Acre, Gladson Cameli, que é réu no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em um processo movido pelo Ministério Público Federal (MPF). Cameli, era para ter sentado no banco dos réus na sexta-feira (25), mas foi adiado para 5 de novembro de 2024, pois foi alegado por meio de sua defesa que não teve acesso a um documento relacionado a denúncia. O governador do Acre, Gladson Cameli, é acusado pela Procuradoria Geral da República (PGR) pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, peculato, dispensa indevida de licitação, corrução ativa e passiva. 

NÃO TEM DIPORONA QUE RESOLVA
Pelo tamanho do problema que Cameli está enfrentando com a justiça para provar sua inocência, não há medicamentos a altura que alivie as fortes dores na moleira, ou melhor, de cabeça, em que ele e outros indivíduos e parentes se  puseram, mas conforme a ação penal em que ele é réu, e que supostamente é líder de uma organização criminosa, ele continua a dar as cartas como Governador do Acre, mesmo a PGR pedindo seu afastamento do cargo, fato que foi negado pelo STJ.

SILÊNCIO ENSURDECEDOR
Efetivamente, não há neutralidade no meio jornalístico e que tudo é um negócio, consequentemente a linha editorial decide a informação que é prioridade para o público, contudo não é nada consistente e muito menos harmonioso silenciar esses episódios para os acreanos, além disso, com objetivo de não se comunicar com a audiência com a mesma soberba realizada em desfavor de outras linhas de pensamentos, é viável para o negócio omitir algumas informações para o público. No entanto, uma "ruma" de profissionais da mídia, infelizmente abdicaram de fazer jornalismo.

ESTRUTURA ROBUSTA, DESPESA PEQUENA
Com o fim da eleição os partidos políticos e candidatos são obrigados a justificarem seus gastos com a prestação de contas junto a Justiça Eleitoral, por sinal se encerra em 5 de novembro de 2024, no entanto aquelas campanhas opulentas apresentadas por alguns partidos, candidatos e candidatas com  o propósito de persuadir os eleitores que eles eram os melhores para representarem os cruzeirenses, e que toda estrutura de campanha, diga-se de passagem, público e notório, passava a sensação de não ser um embate para o parlamento mirim, e na prestação de contas de algumas candidaturas, apesar de estrutura poderosa, foram "muitos competentes", pois as despesas declaradas foram dentro do teto de gastos permitidos. 

2026, É BEM ALI
Um fato em comum entre as candidaturas vencedoras e vencidos do pleito eleitoral , é o sentimento de aleivosia que flui no pós eleição, em alguns candidatos vencidos as emoções são mais graves e garantem desforra, quando a falsidade são daqueles mais íntimos asseguram que não querem mais conversas. E que 2026 é bem ali, direcionado aos que vão precisar de votos como protagonistas. Já os vencedores, mesmo com o sentimento de contentamento, de "missão cumprida", questionam a falta de apoio daqueles que ajudaram a eleger em 2022, e ao provarem desses dissabores, rebatem com a frase "esses covardes, vão me pagar, vai ver! 2026, é bem ali".

CRIME ELEITORAL
Segundo turno das eleições no Brasil chegou ao fim, no entanto a acusação sem provas cometido no dia da eleição teve destaque maior do que a votação no município de São Paulo, pois o ultradireitista governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que segundo a imprensa é um bolsonarista moderado, insinuou sem provas que que o primeiro comando da capital, teria orientado voto ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). o que se pode dizer é que este comportamento nada republicano já virou regra dos extremistas, exceção vai ser se houver punição do tamanho do crime cometido.

VITÓRIA DO BRASIL
A vitória do deputado federal Abílio Brunini (PL-MT), apoiador doente de Bolsonaro, para prefeitura de Cuiabá, é um alívio para o Brasil, haja vista que o comportamento do parlamentar  que integra a tropa de choque bolsonarista na Câmara dos Deputados, e se destacou como parlamentar não por criar projetos que melhore a qualidade de vida dos brasileiros, mas pelas balbúrdias realizadas em seu mandato, posto isto, o deputado federal a partir de 1 de janeiro de 2025, deixará de fazer travessuras no parlamento e passa a ser a esperança dos cuiabanos para os próximos quatro anos.

MORAL MINÚSCULA 
Três integrantes do governo do inelegível Jair Bolsonaro, que foram candidatos a prefeitos nesta eleição, Alexandre Ramagem (PL), ex- diretor da Abin, perdeu no Rio de Janeiro, Marcelo Queiroga (PL), negacionista e ex-ministro da Saúde, foi derrotado em João Pessoa, no segundo turno, e Gilson Machado (PL), foi vencido em Recife, no primeiro turno. Ainda saíram derrotados os deputados federais do PL, Carlos Jody em Niterói, Elder Mauro (PL), em Belém. O apoiador ferrenho bolsonarista, André Fernandes (MDB) , que chegou a "esconder" Bolsonaro em sua campanha, e recebeu apoio de Ciro Gomes, foi derrotado em Fortaleza para um candidato do PT, ou seja seus fieis escudeiros negacionistas estão com a moral minúscula.

O PT PRECISA SE RENOVAR
Figuras do mundo jornalístico, políticos, militantes do próprio partido, argumentam  que há necessidade de renovação da esquerda atuar nas bases, deixar de lado o discurso identitário e se aprofundar  nas pautas que resultem na melhoria de qualidade de vida das pessoas, dá espeço nas decisões para os mais jovens. Somando a isso, e se por algum momento a esquerda deixar de ser inocente e utilizar do mesmo pau que  bate em chico bater em Francisco? Ah, não pode, isso é coisa de quem não tem argumentos. E se a justiça tivesse a mesma agilidade para punir os políticos de direita como condenou os de esquerda? Ah, é preciso respeitar a ampla defesa, o contraditório ou seja, tem que valer a não violação do devido processo legal. Por que a justiça atualmente não condena e não tem o apoio da mídia de massa para julgar por convicção e sem provas com objetivo de desacreditar nomes de esquerda? e por qual motivos para esquerda tudo é regra?... e se... e se... Em suma, acredito que uma renovação será morosa, uma vez que a sequência de ferimentos prosseguem e as  cicatrizes causadas pelos os estragos feitos na esquerda por vários atores têm consequências duradoura e ainda, existe aqueles que abdicam da esquerda para ter "sobrevivência" politica na direita.



sábado, 19 de outubro de 2024

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

FELISMENTE
O ex-presidente inelegível, Jair Bolsonaro, indignado com o presidente do PL, Waldemar da Costa Neto, depois de afirmar que o primeiro da fila para 2026 é Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, contrapôs o dono do PL e disse que é candidato a presidente na próxima eleição, ou do contrário "vai jogar a toalha" e desistir de tudo. Alguém já disse a ele o quanto esse burguesinho está enrolado? E que precisa primeiro prestar conta com a (lenta) justiça brasileira?

LULA E ACRE
O governo brasileiro, Luís Inácio LULA da Silva, transferiu para o estado do Acre, durante este ano de 2024, 9,72 milhões de reais, do Programa Nacional de apoio ao Transporte Escolar (Pnate), estes recursos beneficiam mais de 48 mil estudantes que residem na zona rural do estado. No último ano (2022) do governo do inelegível, o estado recebeu 5,36 milhões. Ressalte-se que Lula ama os acreanos, no entanto a recíproca não é verdadeira.

UM GOVERNO DE PONTOS, MAS SEM VÍRGULAS
Tem coisa mais irritante do que um governo de estado ter diferentes critérios administrativos? um desses parâmetros é quanto ao registro de pontos eletrônicos nas secretarias de estado, uma verdadeira torre de babel,  e mais interessante são figuras nomeadas apadrinhadas e agregadas de alguns políticos, mas não cumprem com seus deveres quanto aos horários, muito menos  registram os pontos, uma casa em que todos são artistas , para eles o horário de trabalho não vale nada. Chegar e sair a hora que bem quer, é normal e "ninguém pega na munheca" e tem "celebridades" moralistas, que hipocritamente tem o discurso pronto, e o PT?

BR-364 
Episódio revoltante acontece no estado do Acre, quando o inelegível era o presidente a estrada que liga Cruzeiro do Sul a Rio Branco tinha se transformado em um ramal, mas o acreano, principalmente os cruzeirenses não presenciaram os deputados estaduais, federais e senadores aliados do déspota queixar-se de que a BR 364 iria fechar por falta de cuidados, no entanto no governo do presidente LULA, a situação é outra, com melhoras significativas, mas  o que espanta são parlamentar da oposição fazendo matérias positivas sobre a 364 como se fosse mérito deles, e não citam o nome do presidente LULA. vergonha na cara que é bom, eles não tem, caía bem um óleo de peroba.

AGRICULTURA FAMILIAR
O Governo Federal tem contribuído diretamente com a geração de renda e melhorando o uso da mão de obra familiar por meio de financiamento, através do Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Ressalte-se que para a safra 2023/2024 foi investido 59,6 bilhões, 12,1%, e 1,68 milhão de contratos de crédito pelo Programa, 16,2% a mais que no período anterior.
 
AGRICULTURA FAILIAR II
Em julho/2024, o presidente LULA anunciou o Plano Safra para Agricultura Familiar 2024/2025, com um valor de R$ 85,7 bilhões com o objetivo de impulsionar a agricultura familiar, deste R$ 6 bilhões para crédito rural.
 
AGRICULTURA FAMILIAR III
Cruzeiro do Sul, tanto o governo do estado quanto a prefeitura municipal, através de estado e município de agricultura são parceiras do Governo Federal na aplicação dos recursos para a compra antecipada dos produtos pela modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pois são elas que desempenham a função para sucesso do programa.
 
AGRICULTURA FAMILIAR IV
Todavia, Secretaria Municipal de Agricultura de Cruzeiro do Sul, em nenhum momento das entregas dos produtos para as entidades cruzeirense que são cadastradas, agradece ao Governo LULA, a forma de exploração transmite a ideia de  ser recursos próprios do município, portanto é decoroso informar que isto é política pública do Governo LULA para fortalecer a agricultura familiar, promover o acesso a alimentação, reduzir a insegurança alimentar e dinamizar a economia local.
 
CRÉDITO RURAL JÁ FOI REALIDADE
Outra situação vergonhosa é relacionada a linha de crédito rural do PRONAF, para os agricultores familiares da região do Juruá, que sem explicações plausíveis a empresa responsável pela elaboração dos projetos de crédito rural, deixou de cumprir com sua responsabilidade para beneficiar o produtor familiar, elaborando projetos  para a linha de crédito rural, causando um prejuízo financeiro enorme e um obstáculo para o desenvolvimento do programa na região.
 
PARTICULAR
Por outro lado, os projetistas particulares são quem desempenham a função de crédito para que o PRONAF chegue na propriedade do produtor familiar, bom destacar, que os profissionais autônomos estão ocupando um espaço vazio e elaboram os projetos de créditos que custam um determinado valor (alto). Contudo, é inadmissível que o governo do estado fique omisso diante de tantos recursos disponíveis para a produção familiar e não cumprem com sua atribuição de aplicar estes recursos pela linha de crédito rural em Cruzeiro do Sul e nos municípios que compõem a regional do Juruá.

NÃO EXISTE NEUTRALIDADE NO JORNALISMO
Quando o prefeito de Cruzeiro do Sul recupera ruas com asfaltamento, quem está construindo é Zequinha Lima. Quando é o governo do estado que asfalta a AC 405, diz-se, Gladson Cameli, no entanto quando o governo federal com os investimentos para o Acre, não divulgam que é o LULA, ou seja, para qualquer ação local e estadual, os protagonistas são Lima e Cameli respectivamente, porém na esfera federal, o ator principal não é o LULA

DEPUTADA ANTÔNIA SALES (MDB)
A deputada emedebista, Antônio Sales, agradeceu os 24.281 votos recebidos por sua filha, Jéssica Sales, em Cruzeiro do Sul, no entanto rasgou o verbo no seu pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, ela fez um desabafo se referindo as supostas irregularidades e perseguições contra a sua filha nestas eleições. Para a deputada, a máquina pública entrou em ação. A deputada manifestou ainda sua insatisfação acusando os três poderes de deslealdade.

INDIGNAÇÃO DE ANTÔNIA SALES
Com indignação a deputada falou "encontraram a falha que eles acham que é um grande pecado e não podia ser prefeita: o lado, a condição sexual dela, a única coisa...Não satisfeitos com isso, chamaram os pastores das igrejas, que muitos combinaram, mas muitos se recusaram a fazer a grande reunião para salvar as famílias de Cruzeiro do Sul. A deputada pergunta "Salvar de que?

TEM O AVAL DO GOVERNADOR?
Que existe servidores nomeados no estado (município também) que não cumprem os horários de expedientes não é mais surpresa para ninguém, e de repente (depois das eleições) chega a informação para o urtiga que  o governo do Acre, disponibiliza e paga o aluguel de um veículo mensalmente para uso pessoal de um servidor assessor. Já virou patifaria, mas quem é corrupto o PT. E ainda oram!

MALDADE
O tratamento de excelência da Caixa Econômica Federal para com seus clientes (pobres) em Cruzeiro do Sul, é, além de desumano, um descaso total, pois a fila que se forma na parte externa da agência, expondo os consumidores a sol e chuva revolta a quem tem um mínimo de empatia, impossível de testemunhar tal humilhação e não se indignar, além disso nenhuma medida para um bom acolhimento dos clientes são tomadas, e fica por isso mesmo, um descaso literalmente em praça pública.

SECRETARIADO
Alguns nomes são especulados para assumirem como os novos secretários da prefeitura de Cruzeiro do Sul, por enquanto tudo dentro do jogo politico da coalizão, contudo tem secretário que se achava intocável, mas não terá mais espaço na gestão municipal. Apesar, das especulações e conforme posição tomada do prefeito de que haverá renovação brusca para os próximos quatro anos, conjectura-se um "pau de peia" dentro da colmeia", pois a ruma de parlamentares e autoridades locais que apoiaram o vencedor não estão nem preocupados que o cobertor é curto.

"Lealdade se paga com lealdade e gratidão com gratidão". Para os mal-agradecidos da vida, principalmente para o governador sem voto!



 

 

sábado, 12 de outubro de 2024

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

ELEITORES DESACREDITADOS
Com um índice de 22,17%, ou seja, aproximadamente 14 mil eleitores se omitiram  para a escolha do prefeito de Cruzeiro do Sul, destes, aproximadamente 2 mil optaram por nulos e brancos, pode-se declarar que aproximadamente 1/4 dos eleitores cruzeirenses estão desacreditados da política e, portanto, para eles, é indiferente quem será o prefeito e o que ele faz, ou deixa de fazer na cidade, infelizmente!   

AINDA SOBRE AS ELEIÇÕES
Os números de votos que "sucumbiram" nesta eleição para vereador em Cruzeiro do Sul, também foram significativos, já não bastasse um pouco mais de 12 mil de abstenção, 459 eleitores resolveram anular seus votos, enquanto 394 pessoas apertaram branco na votação para escolha de vereador, votos que fizeram falta para alguns, haja vista que foram vencidos por uma quantidade mínima de votos.

QUANTO O MUITO VIRA POUCO
O vereador Novo (PSDB), que foi candidato a reeleição (vereador por um período) e obteve a marca de 1.047 votos nestas eleições superou a sua votação de 2020, quando concorreu pelo PROS e ocupou a suplência com 783 votos, vai ser um daqueles candidatos que vai se lamentar, visto que  "o muito virou pouco", pois apesar de sua votação ter sido expressiva, seu partido não atingiu o coeficiente eleitoral, desta forma vai uma opinião, quando houver necessidade de "movimentar as pedras do tabuleiro da política" com objetivo de formar uma chapa competitiva, observe a previsão de votos de todos os componentes da chapa, uma vez que a mexida errada na pedra, pode custas um mandato.

NÃO É VERGONHA TER POUCO VOTOS
Algumas figuras públicas criticaram a votação de PT de Cruzeiro do Sul, no entanto não há necessidade de justificar a quantidade de votos dos oito candidatos petistas, pois cada um deles sentiram na pele as dificuldades enfrentadas, tanto dentro quando fora dos bastidores,  mas não me aprofundarei no mérito, visto que se recebessem o apoio financeiro dos vereadores eleitos da cidade, com certeza teriam uma visibilidade positiva. No entanto, desperta um sentimento de vergonha, de tristeza e de raiva, dado que se tornou injusto concorrer a uma vaga para o parlamento mirim (no caso), somente no campo das ideias e com propostas para melhorar a vida da sociedade, esses conceitos precisam ser parceiros de capital,  muito capital.  Então, se faz necessário, ou melhor é fundamental um basta nessas campanhas milionárias e que chega a ser assustadora para ser vereador em Cruzeiro do Sul, já que aqueles atores que participam do processo sem o mínimo de igualdade são engolidos.

FEZ FALTA
Os 302 votos que os oito candidatos a vereador do Partido dos Trabalhadores conquistaram, não é motivo de desolação, muito pelo contrário, é objeto de grandeza, haja vista que nenhum desses candidatos comprometeram suas rendas, ou deram a passada maior do que a perna, para não dizer outra coisa, além disso, podem se orgulhar que tomaram a atitude correta mostrando dignidade quando foram insultados, humilhados e traídos por um antigos aliados, por pouco esses 302 votos, não fez falta para a chapa vencedora.

TOCO
Vários candidatos a vereador por um partido vitorioso nesta eleição estão indignados, entre outras situações no tocante a conduta dos dirigentes, eles me passaram a informação de que estão sendo cobrados por trabalhadores que exerceram o compromisso de pedir votos nas ruas, mas que ainda não receberam pelo compromisso firmado, quando buscam informações sobre os recursos, dizem que devem procurar uma assessora que manuseou as finanças da chapa vencedora. No entanto, segundo um dos candidatos, ela informa que não tem mais nada a ver com isso, assim sendo, além de perderem a eleição ainda tomaram um toco. É possível?

FATO OU FICTO
Concluída as eleições, a sociedade já sabe quem triunfou e quem perdeu, no entanto surgem relatos do/sobre  meio político de quem venceu que são "cabeludas", e como são contadas por protagonistas e coadjuvantes deste ambiente, resulta em um empasse a cerca do que é verdade ou fictício, no entanto as cifras mencionadas são substanciais e o que vai prevalecer é nada mais nada menos do que a "minguada" prestação de contas, e sobretudo as análises dos "cientistas políticos locais", cada um com sua razão e ponto.

AINDA É DESIGUAL
A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, que é composta por 14 vereadores e terá duas vereadoras, inclusive a campeão de votos, Valéria Lima (PP), no entanto os números entre os candidatos a vereador e vereadora chamou atenção, pois votaram este ano no município 50.597 eleitores, destes 40.665 votos foram direcionados a candidatos do sexo masculino, ou seja mais de 80% dos votos, enquanto as mulheres obtiveram 9.079 votos, ou seja não atingiram 18%. O restante foram de nulos e em brancos. Esses números revelam que ainda falta muita coisa para melhorar nesse embate.

ATÉ QUANDO
Cruzeiro do Sul, conforme o último censo IBGE possui uma população de 98.382, para 62.645 eleitores, e como já mencionado 50.597, o número de votantes em 2024, salientando que 53 concorrentes ao cargo de vereador são do sexo feminino e 95 do sexo masculino. Portanto, 148 candidatas e candidatos que competiram pelas 14 vagas ao parlamento mirim. 

É BIBLICO
Os políticos que apoiaram com unhas, dentes, e cabeçadas o candidato vencedor em Cruzeiro do Sul, acreditam que ainda podem contar com os votos na eleição de 2026 dos eleitores que apoiaram Jéssica Sales, como disse uma eleitora emedebista raiz: "nunca mais na vida terão meu voto e de minha família". Isso me fez lembrar uma passagem bíblica citada em Mateus, Marcos e Lucas, quando Jesus veio para substituir de uma só vez a "veste e o vinho" da época". "Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha, pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho". Cai bem para o senador inútil, o dançarino e o deputado que ganha eleição sem fazer campanha.

Encerro essa coluna de hoje com uma homenagem ao meu amigo Paulo Soriano, que faleceu no dia de ontem (11), ex-vereador, profissional competente, pai e esposo dedicado, irmão com reflexos positivos e um amigo com sentimentos verdadeiros. Descanse em paz, campeão e sua passagem neste mundo de meu Deus, ficou marcada por suas  ações positivas, vai ser bom lembrar de você sempre, amigo!


 

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 

PAPAS NA LINGUA
Um candidato a vereador apoiador da chapa vencedora em Cruzeiro do Sul, disse que não é baú para guardar segredo e soltou o blá blá blá de como ele perdeu e o sucesso do seu  aliado para gerir o município. Foi derrotado merecidamente, disse ele, visto que nem os familiares lhe apoiaram e quanto ao triunfo de seu candidato ao cargo de majoritário, em nenhum momento dinheiro foi o problema, ao contrário, foi a solução para a eleição, declarou ainda que, nunca viu um sacolão tão repleto de produtos, daria para passar dois meses. 

JOGO BRUTO
Jéssica Sales (MDB) e Tota Filho (PSD), competiram de igual para igual na disputa pelos votos dos eleitores cruzeirenses, porém deixaram de ganhar por uma diferença mínima de votos, uma vergonha para quem agrupou toda a força politica e administrativa do estado e município, sem incluir a classe empresarial.  o jogo foi bruto, desigual, e por pouco não perderam. Mas, foram derrotados como grupo politico e o preço que será cobrado vai ser em 2026.

VENDA NOS OLHOS
O abuso do poder econômico foi cristalino, mas a venda nos olhos de quem poderia coibir os excessos, com certeza atrapalhou a visão, e cabe aos derrotados deste pleito em Cruzeiro do Sul, lamentar, reclamar, esculachar e aguardar a punição daqueles que abusaram descaradamente do capital financeiro, no entanto como o choro é livre, não faz vergonha derramar lágrimas tendo a consciência limpa e saber que o município poderia caminhar com mais oportunidades e desenvolvimento. 

DEP. CLODOALDO RODRIGUES
É fato que o partido que mais cresceu em Cruzeiro do Sul foi o Partido Progressista, pois obteve o maior número de votos e aumentou sua legenda em mais um vereador, contudo o deputado estadual Clodoaldo rodrigues (REPUBLICANO), é o grande destaque desta eleição, deu uma tacada certeira, e não só elegeu sua esposa, Delcimar Leite vice-prefeita e de quebra, três vereadores. Tornando-se a segunda maior bancada, com certeza mostrou força, assim sua legenda, junto com o PP,  são maioria absoluta na câmara municipal, o executivo vai continuar "surfando", aprovando o que lhe interessar e ainda, se quiser, vai alijar as que não forem bem "comportadas".

PARTIDO PODEROSO
O PP é o partido mais poderoso do Acre, com Gladson Cameli, Nicolau Júnior e Zequinha Lima dando as cartas em Cruzeiro do Sul, consequentemente o partido dos poderosos concorreram sem dificuldade alguma com 15 candidaturas, oito mulheres e sete homens. Conseguiram aumentar a legenda na Câmara Municipal para cinco vereadores, a legenda possuía quatro edis. 

PP
O PP obteve nesta eleição em Cruzeiro do Sul, 13.613 votos, foi a legenda que facilmente superior as outras, destaca-se a novada Valéria Lima, com 1.994, se tornando a vereadora mais votada da cidade, sem dúvida concorreu como favorita a uma vaga no parlamento mirim, além de ter conseguido destaque como Secretária Municipal Saúde, contou com apoio em massa dos servidores desta instituição, também dispunha da "proteção" de Zequinha Lima, além de ser irmã do presidente e do secretário do PDT de Cruzeiro do Sul, dois excelentes articuladores da política local, tanto que elegeram a irmã em outro legenda e mais dois vereadores do PDT, todos com votação acima de mil votos.  

ZEQUINHA LIMA,  REELEITO!
O que parecia improvável acontecer em Cruzeiro do Sul, segundo os números apontados e o ambiente político favorável a candidata Jéssica Sales, teve uma reviravolta em menos de 24 horas, Zequinha lima é reeleito com uma diferença de apenas 197 votos, porém uma lembrança chamou atenção, o vídeos publicado na internet mostrando um dos homens fortes da campanha progressista e servidor de confiança comissionado do prefeito, declarou que iriam comprar votos: "vamos jogar dinheiro onde tiver precisão, meu amor. Quem vai ganhar essa eleição é Zequinha Lima". Seu anúncio se concretizou, no entanto o que precisa ser apurado pelos órgãos fiscalizadores é se o modus operandi alardeado pelo assessor em alto e bom som, é crime eleitoral ou não, parece que não!

ZEQUINHA LIMA ELEGE 12 VEREADORES
A coligação Tamo Junto Cruzeiro, composta pelos partidos PP, REPUBLICANOS, PDT, PL, SOLIDARIEDADE, Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA/UNIÃO) e mais, PCdoB e PV, que apesar de compor a Federação Brasil da Esperança, apoiaram a chapa vencedora. É bom destacar que esta coligação elegeu 12 vereadores: Valéria Lima (PP), Elter Nóbrega (PP), Cristiano Rodrigues (PDT), Keleu (PP), Zé Roberto (PP), Franciney (PP), Ten. Coronel Rômulo (REPUBLICANOS), Manan Rural (PDT), Tiago da Milênio (UNIÃO), Anderson Jerimun (REPUBLICANOS), Josafá Vale (UNIÃO), Enfermeira Monelisse (REPUBLICANOS), e dois eleitos pela oposição, Antônio Cosmo e Mazinho da BR, ambos vereadores do MDB, e reeleitos.

A FORÇA DO CAPITAL
A máquina do estado e do município saíram vitoriosos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, os dois maiores colégios eleitorais do Acre continuarão sendo administrados pelos aliados do Governador Gladson Cameli (PP), mas uma situação precisa ser conceituada, o quanto o poder econômico é a mola mestra numa eleição, por mais que as pesquisas apresentem favoritos em seus levantamentos, em algumas cidades esses números são engolidos em poucas horas, a força do capital faz acontecer, e a morosidade da justiça em julgar os crimes eleitorais contribui com estes abusos.

NÃO SUPREENDEU
A renovação da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul foi de 60%, ou seja oito vereadores foram "reprovados" pelos eleitores e seis novos atores políticos estarão pela primeira vez ocupando um cargo no parlamento mirim, desses, somente dois vereadores foram eleitos pela oposição, contudo já foram aliados do prefeito Zequinha Lima, houve uma ruptura pela simples razão do MDB ter candidatura majoritária, a expectativa dos seus eleitores é que cumpram a sua obrigação de fazer uma oposição ferrenha, mas responsável ao prefeito, um fardo difícil de carregar, portanto não será missão fácil.

A SAÚDE SE DESTACA
Em dois extremos da tabela, mas com o mesmo valor, a vereadora mais votada de Cruzeiro do Sul, é a Ex-secretária de Saúde do município, Valéria Lima (PP), com 1.994 votos, e também advinda da saúde, a enfermeira Manelisse (REPUBLICANOS), com 773 votos, ambas serão as representantes femininas no parlamento municipal, um fato expressivo para a politica de Cruzeiro do Sul, que deixa de ser "o clube do bolinha", é o início de uma ruptura no sistema machista local, pois duas candidatas eleitas no mesmo pleito é uma quebra de paradigma na nossa sociedade. Parabéns para as vereadoras eleitas!

UM FIASCO
O PL do Bolsonaro em Cruzeiro do Sul, que tem como dono um senador abaixo da média, que exigiu a expulsão dos partidos de esquerda de apoiar o atual prefeito, diga-se de passagem, o PT, e que prometeu "mundos e fundos" para o candidato eleito Zequinha Lima como apoio, não elegeu nenhum vereador na cidade, o que deixou alguns candidatos derrotados, além de frustrados, indignados com o abandono das candidaturas mirins que foi um fiasco, talvez aprendam que confiar neste político é ilusão pura.

A balsa, segundo o competente jornalista, Chico Gatão, já foi ocupada e como de costume, ele elabora com muito humor e discorre as características dos personagens na viagem para Manacapuru, que desfruta de sindicalistas, advogados, religiosos, militares,  vereadores, entre outros. Entretanto, para o itinerário seria estupendo incluir os sonhos e utopias de quem acredita numa Cruzeiro do Sul melhor, mais justa e com menos sugadores do erário, estes, sem dúvida, seriam os passageiros principais da balsa, muitos ficaram felizes, inclusive aliados do prefeito. 

 


 


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá


COMPRA DE VOTO
Um dos coordenadores da campanha  de Zequinha Lima (PP), um servidor de confiança de sua administração, escancara como vão proceder nesses últimos dias para a eleição, e diz em alto e bom som, num conhecido bar da cidade de Cruzeiro do Sul, situado no Bairro do Alumínio, que vão gastar dinheiro onde for necessário para reeleger seu prefeito "Vamos jogar dinheiro onde tiver precisão, meu amor. Quem vai ganhar essa eleição é Zequinha Lima". Uma infração clara de crime eleitoral.

DINHEIRO NO BALDE
O dirigente do PP e coordenador de campanha do atual prefeito, ainda se orgulha de possuírem contas bancárias com mais de 15 mil reais e declara que vão aplicar esses recursos onde for preciso, que a candidata Jéssica Sales, não ganha a eleição, pois não tem dinheiro, expõe ainda que para a adversária do seu candidato sair vitoriosa terá que vender os investimentos da família. Posto isso, o único troco desse "bocado" de dinheiro, é que só é o eleitor e a urna, não adianta ter dinheiro no balde e o voto não cair na urna.

PALANQUE RECHEADO
O palanque do atual prefeito e candidato a reeleição, é recheado de políticos com mandatos, são governador, senador, deputados estaduais e federais, todos envoltos com o ex-comunista, no entanto a probabilidade da candidata a prefeita Jéssica Sales, de "quebrar"" no  meio este tablado é real, vai ser um dos maiores vexames da politica cruzeirense. No entanto, depois dela espatifar esse grupo, vem os discursos "acabou a eleição", agora é nos juntarmos para desenvolver o município, o que é correto. Mas, que vai ser lindo, ah, isso vai!

DESESPERO
A busca desenfreada por um fato novo nas eleições em Cruzeiro do Sul faz com que o candidato a prefeito, que não está bem nas pesquisas, em conjunto com sua equipe de assessores diretos inábeis, crie uma narrativa vergonhosa para desesperadamente tentar mudar o que a população já decidiu, e não vai ser alarmes, ou atitudes intempestivas que vai desgastar a imagem da candidata emedebista, Jéssica Sales, pois o que se vê na cidade, é a consolidação da vitória do 15, no dia 6 de outubro.

COMÍCIOS LOTADOS
A menos de três dias para os resultados finais das eleições 2024, e o que está chamando atenção dos eleitores cruzeirenses são os últimos comícios da candidata a prefeita Jéssica Sales, uma multidão animada invadem esses eventos, a busca por mudança é sentida neste ambiente, sem dúvida alguma será uma vitória que vai estremecer as bases dos políticos que hoje atacam Jéssica Sales, sobretudo um certo senador pedante.

COMÍCIO ESPERADO
Hoje (3), será realizado o grande comício de Encerramento da candidata Jéssica Sales, seu vice Tota Filho e seus aliados, a expectativa é de uma multidão na Avenida Mâncio Lima, em frente ao Diretório do MDB, às 19h. Como diz o seu slogan "ELA CHEGOU PARA RESOLVER", o povão que está confiante que ela fará uma excelente gestão estará presente para passar energias positivas nesses último dias de campanha.

O DEBATE 
O tradicional debate entre os candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul, não vai acontecer, uma decepção para os eleitores cruzeirenses conhecerem um pouco mais suas propostas, habilidades dos candidatos para resolverem os problemas que a cidade enfrenta e  responsabilidade com o erário,  ressalte-se que o motivo de não acontecer o enfrentamento entre Sales e Lima, conforme o que está sendo divulgado na cidade, é que o candidato a reeleição, "ao pé da letra", afinou feio. Uma vergonha esta fuga, mostrou fraqueza e temor dos possíveis questionamentos de sua adversária.

CONVERSA DE BOTECO
No Brasil, quando o tema é futebol, cada brasileiro se mostra um técnico, não perdem as oportunidades de apontarem os erros. Contudo, quando os títulos são conquistados, enxergam também qualidades, mas nem sempre. Na politica, não é diferente, tem eleitor que se impressiona com carreatas, eleitor que se encanta por pesquisas eleitorais e eleitores que não enxergam atributos nos adversários, além de outros argumentos, mas o destaque vai para as "conversas de botequim", ali, rola as apostas, os discursos moderados e irados, quem vai vencer a eleição e produzem até lista dos  futuros 14 vereadores eleitos, são verdadeiros cientistas políticos, com um detalhe, a maioria dessas leituras políticas são feitas com o fígado.

PRESIDENTE DE PARTIDO EUFÓRICO
Falando em leitura politica, um presidente de um partido local está eufórico, além de fazer uma defesa exaltada à reeleição do seu prefeito, aduz que seu partido sairá vitorioso nestas eleições, ou seja fará barba e bigode, já que não tem cabelo, argumenta que o partido elegerá três vereadores. Bom o partidário tomar muito suco de maracujá e que alguém conte para ele que sua decepção vai ser grande, e que tenha cuidado para não despirocar das ideias.

 CANDIDATOS PEDEM MUDANÇA 
Nesta campanha, há momentos que despertam atenção da população de Cruzeiro do Sul, destaca-se que alguns candidatos a vereador da base do atual prefeito empregam um discurso que ratifica o posicionamento da candidata Jéssica Sales e seus seguidores, a mudança. Dito isto, esses candidatos ao parlamento mirim  repetem que chegou a hora da mudança, e concluem pedindo votos para si e para o atual prefeito. Mas, eles também querem mudança!

"O voto lhe dá a possibilidade de se libertar por quatro anos, no entanto pode lhe deixar preso por mais quatro, ou seja, observe os últimos anos do seu município, viva o presente com sabedoria e se atente para o futuro, pois as consequências de um voto mal dado, vai lhe render um atraso que jamais será recuperado, pois o tempo passa e com ele as oportunidades".







 



Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

PEGOS DE SURPRESA Assistentes Sociais e Psicólogos com contratos temporários da Secretária de Saúde, trabalharam durante os 30 dias do mês d...