domingo, 1 de agosto de 2021

Os barbeiros e suas barbearias de ontem e de hoje


Imagem Reproduzida do site www.ping.com
 




As barbearia do passado  eram compostas por pessoas experientes que desempenhavam suas habilidades com os cortes tradicionais, raramente encontrava-se um barbeiro jovem em Cruzeiro do Sul - Acre. 

Seus cortes não eram variados como o da atualidade, e facilmente identificava-se seus instrumentos de trabalho, um pente, uma tesoura e uma máquina para cortar o cabelo estilo recruta zero.

O talento dos senhores barbeiros como contador de histórias encantadoras integrava barbearia e cliente, com isso, o sorriso diante do espelho daquela criança que chegou assustada era contagiante.

Os barbeiros 'guardavam" seus cliente fidedignos, fazendo despertar a paciência para um serviço caprichado e retorno garantido, aquele estralar da tesoura rompendo os finos cabelos, cantarolava para um sujeito elegante no guardar das tesouras.

A riqueza de talentos concentradas nas barbearias da cidade, educados e que tiravam o sustento da família deste honroso trabalho, aguardando crianças, jovens e adultos, pois os valores pagos eram acessíveis a todas as classes sociais e os estilos garantiam a igualdade, um detalhe importante, frequentado somente pelo sexo masculino, raramente uma mulher enfrentava o tabu que perdura até o contemporaneidade. 

No entanto, nesta época de pouca tecnologia, o mundo se desenvolveu de uma forma em que as barbearias se transformam em ambientes luxuosos e a concorrência exigindo sempre a melhor clima, contudo ainda existe guerreiros que ultrapassaram épocas nesta arte atuando.

A rivalidade está exposta nos melhores jovens profissionais, capacitados para atrair os fregueses, pois os salões servem o que é de melhor como Chopp, cappuccino e músicas contribuem para enriquecer o espaço aconchegante enquanto os modernos "barbeiros" ostentam suas técnicas nos mais variados cortes.

Outra mudança são os frequentadores desses espaços, pois para usufruírem de um serviço demorado, caprichado somente os de melhores condições sociais, no passado o ambiente eram democratizados, no entanto o custo de hoje, seleciona quem senta na luxuosa cadeira de algumas barbearia.

Enquanto em outrora a barbearia lhe servia somente o corte do cabelo e da barba, hoje é outro patamar, pois os variados cortes e de transformações radicais, o cliente tem direito a "fazer unhas",  massagem e variadas bebidas como parceira,  com a garantia que o resultado final carimba o retorno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  ac24horas Carioca avalia com lucidez que, caso o governador Gladson e o Progressistas não tivessem apresentado candidato próprio à Prefeit...