segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Infidelidade partidária sem punição é uma afronta

 

"Fechado com o Prefeito de Mâncio Lima" (Ney Amorim - PP)
Isaac Lima - Prefeito do Partido dos Trabalhadores


“O termo fidelidade partidária, no Direito Eleitoral, trata da obrigação de que um político deve ter para com seu partido...sob pena de perder o mandato”, “infidelidade partidária, caracteriza grave violação a ética partidária”.

O prefeito de Mâncio Lima foi eleito e reeleito pelo Partido dos Trabalhadores, enquanto a Frente Popular do Acre era forte e detinha o poder político no estado, a fidelidade fazia parte do mandato, mas como a política é como uma nuvem, se transforma a cada olhar, as juras de amor acabaram, o que vale é a garantia pelo poder sempre. Aquela máxima de que “eu tenho lado” naufragou, a direção desses aproveitadores de ocasião, foram seduzidas por um sorriso e uma dança.

As perguntas para para a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores não são complicadas: Qual a providência tomada diante desta situação? Por qual razão não aconteceu à expulsão do vira casaca? E o Conselho de Ética? O mandato é ou não do partido? Normalizaram a infidelidade? Que desculpa é essa de vitimização? As provas da falsidade estão estampadas nas redes sociais do candidato ao senado do governo e em outras publicações.

 Ninguém é obrigado a apoiar um candidato que não lhe agrada numa democracia, contudo, um filiado, principalmente com mandato no executivo ou legislativo, deveria ter a hombridade de seguir o que diz o estatuto partidário, visto que ser exemplo de atitudes tóxicas e covardes e cuspir no prato que comeu, cedo ou tarde, a política pune.


sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Lula no Jornal Nacional, um estadista que orgulha sua nação


Reprodução: Rede Social




 O Ex-presidente Lula esteve nesta quinta-feira (25) participando uma sabatina no Jornal Nacional, mediante sorteio com assessores, Lula é o terceiro candidato a presidente na bancada da Rede Globo, como não existe entrevista fácil, Luiz Inácio foi bombardeado com perguntas pelos entrevistadores Willian Bonner e Renata Vasconcelos, contudo tiveram uma aula na área de política, economia, agronegócio, política externa, meio ambiente e como combater a corrupção.

Lula falou para o povo brasileiro mostrando comprometimento com o Brasil e respondeu todas as perguntas com sabedoria e afirmando que se alguém em seu governo cometer ato de corrupção será investigado e não decretado sigilo de 100 anos, disse também com tranquilidade que o maior erro da lava jato foi ultrapassar o limite da investigação e entrou no limite da política, deixou claro que continuará criando mecanismo para investigar qualquer delito e que não quer um procurador em seu governo leal a ele e sim que tenha lealdade ao povo brasileiro.

O Ex-presidente enfatizou com determinação e conhecimento que existe três palavras mágicas para administrar este país, credibilidade, previsibilidade e estabilidade. Dito isto, é de conhecimento no Brasil e exterior que o país perdeu com a política interna e externa implantada nos últimos quatro anos.

Luís Inácio Lula da Silva, aproveitou o espaço para garantir ao povo brasileiro que irá recuperar a economia, que vai acabar com essa história de semipresidencialismo, que governo não ficará refém de orçamento secreto, pois é uma excrescência o que está ocorrendo. Foi enfático e seguro quando disse que o povo precisa voltar a comer um churrasquinho, comer uma picanha e tomar uma cervejinha.

Lula falou em rede nacional com muita propriedade sobre os temas colocado em pauta, e é a primeira vez que fez sua defesa das acusações que lhe foram feitas pela rede globo, foi seguro, inteligente e determinado, expôs que fazer política, é não desejar a morte de ninguém e sim respeitar o contraditório. Deixou os entrevistadores em situação vexatória quando questionado sobre polarização, pois foi direto ao dizer que polarização é saudável no mundo inteiro, politica você tem divergência, mas não é inimigo, não deve estimular ódio.

Portanto, Lula mostrou segurança, conhecimento, esperança de um país melhor, respeito as instituições e a democracia, foi um professor com soluções para os problemas que afligem a população e como disse William Bonner “O senhor não deve nada à justiça”.

domingo, 21 de agosto de 2022

CRUZEIRO DO SUL - ACRE, a campanha eleitoral não chegou na rua ainda

 

Imagem: Rede Social


A campanha da eleição 2022 teve início no dia 16 de agosto no Brasil, os candidatos foram legalmente autorizados a pedir votos nas ruas e nas plataformas da web, e com isso persuadir o eleitor que ele é possui as melhores ideias e propostas para o país.

Contudo, em Cruzeiro do Sul a “água ainda continua morna”, não há movimentação dos candidatos para inflamar a massa. Totalmente diferente da capital do estado, onde está concentrado o maior número de votos, portanto, a disputa é fervorosa, os espaços são ocupados e as cores dos partidos são orgulhosamente esculpidas no meio das multidões com gritos de guerra para excitar instinto de vitória demonstrada pela alegria e confiança que a democracia permite.

Isso não significa que a campanha não aconteça, pois, alguns candidatos colocam em prática seus planejamentos de campanha com visitas e reuniões nas comunidades do vale do Juruá, contatos e acordos no segundo maior colégio eleitoral do estado são realizados, mas como está culturalmente enraizado pelas bandas da província, a campanha com o povão só vai “pegar fogo, mais para frente”, importante é que quem chega primeiro neste embate leva larga vantagem perante os eleitores.

O ambiente na cidade até o momento é calmo, visto que aquela premissa “que depois do novenário a campanha acontece” fica só na teoria. A maioria absoluta dos eleitores ainda não sabem os números e propostas dos candidatos, apesar de a rede social ser o principal instrumento da busca pelo voto e de ‘marketing’, falta o corpo a corpo de candidatos e militância nas ruas da cidade, enquanto não acontece, a militância tem que se manifestar da forma produtiva possível e cativar o eleitor, muitas vezes sem material, porém cada um sabe aonde deseja chegar.

 

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Os recenseadores do IBGE em Cruzeiro do Sul sofrem com a falta de apoio da instituição

 

Imagem reproduzida do site www.indaiatuba.sp.gov.br


Neste mês de agosto de 2022 deu início ao Censo Demográfico no Brasil, o encerramento será no mês de setembro, o serviço está sendo executado pelos recenseadores do IBGE, os quais ingressaram no órgão através de concursos temporários para executar a árdua tarefa de visitar todos os domicílios do país, foram qualificados para aplicação dos questionários e com isso mostrar um retrato do país.

Diante deste expediente, o blog urtigadojurua.blogspot.com recebeu uma denúncia de um recenseador de Cruzeiro do Sul – Acre, quanto as condições de trabalho, haja vista que, falta sensibilidade e humanidade no órgão  

O entrave é desde o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) que apresenta seguidos problemas na hora das entrevistas, é lento, falha no aplicativo e alguns não se conectam, tornando-se um desafio concretizar a missão.

A ajuda de custo para transporte e alimentação dos recenseadores foi cortada, criando com isso uma situação difícil, pois expõem dificuldades as pessoas designadas com as coleta de informações, visto que prejudica a chegada no local da pesquisa para aqueles que não possuem uma condição melhor, como também, uma covardia forçar a retirada de dinheiro do próprio bolso para se alimentar, porque o IBGE deixou de receber os recursos prometidos.

As comunidades são distantes, e para isso a instituição responsável tem a obrigação de cumprir com o que estava garantido, e pela falta de compromisso, alguns recenseadores acabam desistindo do trabalho, pois fizeram o concurso, realizaram treinamentos com a expectativa de um bom trabalho.

O denunciante disse ainda que, o treinamento no mês de julho garantia 40 reais de ajuda de custa, no entanto, até meados do mês de agosto alguns recenseadores não receberam nada e conclui que a bagunça não é só na cidade de Cruzeiro do Sul, alguns recenseadores nos grupo que fazem parte a nível nacional socializam as mesmas informações.

 A indignação desses guerreiros comove, e portanto, buscam ajuda com o intuito que o grito de socorro chegue em alguma autoridade que tenha força e poder de resolutividade e que faça algo de concreto, uma vez que foi constituído tanta burocracia para o trabalho e chegar nesta situação caótica e humilhante para os servidores encarregados deste importante trabalho.






 


quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Cinco cardiologistas estão atendendo no hospital do Juruá, mas realizar os exames solicitados é dificultoso

 




O Hospital Regional de Cruzeiro do Sul construído na época do então governador Jorge Viana, atende uma demanda de várias especialidades na Regional do Juruá, Tarauacá e Envira e ainda, os municípios de Guajará e Ipixuna no amazonas. A procura é bem maior do que a oferta na área de saúde como um todo, pois nem sempre é possível a contratação de especialistas em algumas áreas para residir no munícipio.

Há poucos meses o HJ não contava com cardiologistas para atender a população cardíaca e o pré-operatório, e que não possuem condições de ser assistida pelo particular, como também, socorrer os que se encontravam em situação de urgência, o jeito era aguardar respostas de um médico desta área que reside na capital acreana.

Importante medida realizada pela Secretaria de Saúde em alocar os médicos especialistas em doenças do coração e dos vasos sanguíneos advindo de Rio Branco para suprir as demandas reprimidas da região e das emergências do dia a dia.



Os médicos Dr. Márcio Messias, Dr. Victor Freire, Dr. Rodrigo Gonçalves, Dr. Renato Correia e Dr. Thiago da Costa, todos cardiologistas, são os profissionais encarregados de salvar a vida do nosso povo nesta área que tão.

Nesta quarta (17) o Cardiologista, Dr. Rodrigo Gonçalves atendeu um número significativo de pacientes, do novo ao idoso, ressaltem-se os elogios pela excelente consulta e o carinho com os pacientes, merece o devido reconhecimento.

Contudo, nem tudo são flores, visto que a maior barreira é para agendar os exames solicitados pelos profissionais. O Hospital do Juruá não possui capacidade para realizar serviços como eco cardiograma e teste ergométrico para quem não está internado em tempo aceitável, por exemplo, a demora pode ser fatal.

A reação de uma servidora responsável pelo agendamento de consultas e exames para um paciente foi “vou marcar aqui, mas não tem data para ser atendido, está lotado por  tempo indeterminado, vai ficar na lista de espera”. Ou seja, volte para morrer em casa ou conseguir dinheiro e realizar os exames nos consultórios particulares. O médico faz sua parte, todavia, o sistema derruba.

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Jorge Viana (PT) será o candidato ao governo do Acre com Lula lá

 

Imagem Reproduzida: ac24 horas



O Partido dos Trabalhadores em sua convenção realizada nesta sexta-feira (5) surpreendeu o ambiente político do estado lançando para concorrer ao governo do estado, Jorge Viana com Marcus Alexandre, ambos já foram prefeito de Rio Branco e provaram que são excelentes gestores e para enriquecer mais ainda a chapa majoritária, Nazaré Araújo será a candidata ao senado, nomes construídos com o respeito do povo acreano.

Assim, a federação da esperança composta pelo PT, PCdoB e PV, que demoraram a definir nomes com capilaridade para concorrer ao governo do estado e ao senado, deixou até o último dia das convenções e não se tinha ideia de como superar este entrave, contudo deram uma tacada de mestre ao decidirem o nome de Jorge Viana, Marcus Alexandre e Nazaré Araújo para a chapa majoritária, que sem rasteira nos aliados e com dignidade, mas na hora das dificuldades se conhece os verdadeiros líderes compromissado com o estado.

Política é realizada com razão, mas é necessário emoção para mexer com a massa, e estava escrito que seria um dia de surpresa pela Federação da Esperança, ademais os nomes definidos engrandecem a política do Acre. Insere no jogo da disputa para governador, vice e ao senado uma seleção composta por titulares com habilidades que fizeram um bom lugar desse estado para se morar.

A Federação da Esperança aplicou um nó cego nos adversários, pois eles acreditavam que teriam um campo para disputa sem nomes de peso apresentado pela esquerda, cantaram vitória antes do tempo, a desculpa que “tinha dinheiro e não tinha gestão” não cola mais, o jogo vai ser jogado e os nomes de Jorge Viana, Marcus Alexandre e Nazaré Araújo que são de confiança vai ser difícil de ser vencido, portanto, quem decidirá os caminhos do Acre será o povo. Só para lembrar que tem Lula, Jorge, Marcus Alexandre e Nazaré Araújo de um lado.

 

 


Convenções partidárias, último dia para o eleitor conhecer quem vai com quem, tá difícil!

 



Nesta sexta-feira (5) se encerra em todo o país o prazo para as convenções das legendas partidárias decidirem quem serão os candidatos majoritários, seus vices e suplentes, deputados federal, estadual e distrital.

A expectativa no estado do Acre está voltada para os partidos que compõem a federação PT, PCdoB e PV, visto que na convenção do Partido dos Trabalhadores a dúvida se terá ou não uma chapa com candidatado ao governo e vice para chamar de sua chegará ao fim, e com isso, provar que os partidos aliados não ficaram refém de um político que preferiu pular fora introduzindo seu nome para disputar o senado ou escancarar de vez o fracasso nos argumentos.

Não diferente, a indecisão nos partidos de direita para compor a chapa majoritária revelou para a sociedade acreana que as eleições deste ano estão voltadas primordialmente em satisfazer ego pessoal, visto que engabelar e destituir diretório estadual foram armas utilizadas para mostrar quem é o mais poderoso, à vista disso, “para atingir os objetivos não importam os meios que serão utilizados”.

Portanto, no último dia das convenções, os eleitores acreanos poderão se surpreender com decisões e alianças de última hora. Contudo, devido à forma nada fidedigna implementada nesta eleição no Acre por alguns atores políticos, talvez, este dia seja grifado como a forma nada exemplar de se fazer política com comprometimento. Falta pouco para registrar as escalações para iniciar o jogo.


  ac24horas Carioca avalia com lucidez que, caso o governador Gladson e o Progressistas não tivessem apresentado candidato próprio à Prefeit...