sábado, 30 de julho de 2022

A torre de babel na politica acreana

 

Imagem: Torre de Babel https://www.gettyimages.pt/fotos/torre-de-babel



Alguns atores políticos que protagonizam a disputa das eleições no Acre para as eleições 2022, mostram a cara desde o início da legislatura sem nenhum constrangimento, trocaram de partidos, aproveitando a abertura da janela e continuam a enfrentar uma queda de braço usando de artimanhas enganosas, promessas não cumpridas, infidelidades e acordos indo para a vala da vergonha.

 A cabeça do eleitor acreano, se tornou uma verdadeira “torre de babel” na política, visto que as constantes alterações aos espaços majoritários colocaram em xeque este cenário, pois, à luta pelo cargo está maior que o engajamento merecido do povo.

 Então, a toda poderosa, esposa do senador campeão do orçamento secreto, foi convidada para ser vice governadora e tomou uma rasteira. O senador que pediu afastamento para coordenar a campanha de sua esposa, se magoou com a atitude do “amigo”.    Resolveu colocar o nome para concorrer ao governo como retaliação, e com intuito de espatifar o já bagunçado ninho.

Um certo deputado federal que já foi da FPA estava com o nome à disposição para a cadeira do senado pelo partido do poderoso senador enganado, mas foi convidado para compor como vice do atual governador, que já recebeu um recado, esta possibilidade está fora de cogitação. Claro que o aviso foi do político invejoso ferido, e assim, o religioso parlamentar pode retomar a disputa ao senado novamente. Que loucura!

 A deputada federal, Jéssica Sales, orgânica do MDB, estava decidida para o embate pelo assento no senado, no entanto, por problemas de saúde resolveu permanecer na disputa pela reeleição, a parlamentar nas redes sociais disse: “Eu não teria energia suficiente para enfrentar uma campanha majoritária. Uma das minhas bandeiras de luta será contra o câncer. Não foi fácil e não é fácil, mas com Deus o coração você consegue.

 De todos o que surpreendeu foi o deputado estadual pelo PSB que vinha mantendo seu nome para concorrer ao governo, “atende a decisão de filiados e dirigentes” e ainda disse o presidente da sigla, César Messias, que ouvindo os anseios da população, será o pré-candidato do partido ao senado federal, devido às dificuldades em avançar  na composição majoritária “o tempo se esgotou”.

O ex-governador e ex-senador Jorge Viana (PT) que até então, não possuía uma decisão se pleitearia ao governo ou ao senado. Resolveu disputar a cadeira de senador, o líder petista disse que “... As opiniões estavam muito divididas. Muitos falavam para eu ir para o senado, outros para governador. E também muitos dizendo que iam comigo para qualquer cargo...” Vídeo.

 Jorge Viana, no Gazeta Entrevista, falou que ainda aguarda uma aliança com o PSB.

Como na política tudo é possível, e neste contexto, mudar de opinião, faz parte deste cenário de indecisos e confusos para esta eleição, aguardaremos mais algumas surpresas.

terça-feira, 26 de julho de 2022

Senadores da CPI da Covid acionam o STF contra a PGR

 A ação é uma resposta ao pedido da PGR para arquivar sete de dez apurações instauradas na Suprema Corte contra Jair Bolsonaro


Agência Brasil



Publicado em 




Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia de Covid-19 acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (26) contra o procurador-geral da República, Augusto Aras, e a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, por possível crime de prevaricação.

A ação é uma resposta ao pedido da PGR para arquivar sete de dez apurações instauradas na Suprema Corte contra Jair Bolsonaro (PL) e palacianos, que têm como plano de fundo o relatório final da comissão. 

“A atuação da gestão Aras após quase 3 anos deixa evidente o modus operandi da blindagem: abertura de procedimentos preliminares para não envolver a Polícia Federal, que participaria, se houvesse inquérito aberto, e, após o caso esfriar, pedir para arquivar. A conduta sorrateira, sempre ganhando tempo para, após, arquivar, sem JAMAIS (sic) ter sequer aberto um inquérito, deve ser combatida”, diz a petição. 

De acordo com o documento, atuação da PGR foi “claramente política”, a conduta de Aras “sorrateira” e Lindôra Araújo age como “testa de ferro” do seu superior. j

Via/jornalggn.com.br

segunda-feira, 25 de julho de 2022

A redução no preço do combustível não fez efeito nas mercadorias


Os preços desses produtos continuam exorbitante 
Cruzeiro do Sul - Acre


Cruzeiro do Sul – Acre, um dos municípios do país em que o preço do combustível é terrivelmente elevado, consequentemente o custo de vida castiga a população sem dó, fazendo com que os serviços e produtos essenciais sumirem da vida dos mais humildes, apesar do município ser uma área de livre comércio através da Lei nº 8.857/1994as vantagens para os consumidores cruzeirenses são nenhuma.

Através da Lei complementar nº 194/2022 (Projeto de Lei Complementar nº 18/2022), de redução do ICMS dos combustíveis. A gasolina que estava sendo vendida em Cruzeiro do Sul a R$ 8,16 (UM ABUSO), atingiu o valor de R$ 6,95 (CONTINUA UM ABUSURDO) e o óleo diesel presenteado por este governo com o valor maior do que a gasolina, jamais atingindo este patamar, mesmo baixando os preços, (gasolina atingiu 79% de acréscimo nas bombas no governo Bolsonaro) a eficácia não acertou  às prateleiras dos supermercados.

Como os combustíveis ditam as regras do jogo em todos os sentidos. Cada vez dos aumentos sucessivos, os produtos e serviços acompanham os acréscimos com a mesma fugacidade, visto que taxistas, moto taxistas, energia, produtos (todos)  rapidamente são corrigidos, no entanto com a redução, a população de Cruzeiro do Sul não constatou ainda a queda na cesta básica, no transporte, na conta de energia, ou seja, quando uma ação, mesmo com interesse eleitoreiro, criada por desespero, com data marcada para morrer, as dificuldades e desculpas se sobrepõem para uma queda dos valores das mercadorias e serviços.

Importante frisar que este governo já pediu a compreensão dos empresário para segurarem preços dos alimentos, já que não teve competência para criar uma política que beneficiasse as classes menos favorecidas, portanto, neste momento, seria interessante que os bolsonaristas de Cruzeiro do Sul, que não são poucos, fizessem uma campanha para ajudar o presidente, produzindo um movimento implorando que o resultado da redução dos combustíveis cheguem nos comércios, talvez consigam êxitos, governo do Mito agradeceria, visto que fazer arminha atribuiu para outras consequências irreparáveis.



domingo, 10 de julho de 2022

Bolsonarista invade festa de aniversário e assassina petista

 


Imagem: Twitter/Marcelo Arruda, vitima da politica do ódio


 

Líder do Partido dos Trabalhadores e Guarda Municipal, Marcelo Arruda, em sua festa de aniversário de 50 anos, para amigos e familiares na Sede da Associação Esportiva Saúde Física (Aresfi) – Foz do Iguaçu, na madrugada deste domingo (10), foi assassinado por José Jorge da Rocha Guaranho, Agente Penitenciário Federal, que invadiu o espaço e cometeu o primeiro crime político no ano de eleição, gerado pelo ódio e intolerância.

Marcelo Arruda, mesmo atingido por três tiros pelo bolsonarista, revidou e o alvejou na cabeça, (segundo informação o assassino não morreu, está na UTI) contudo, pela monstruosidade em não aceitar a democracia e ódio ao petismo, encantado com um governo autoritário, José Jorge, com certeza teria almejado outros que pensam diferentes, se aniversariante antifascista, não reagisse a tempo.

 A tragédia ocorrida matou Marcelo Arruda, que deixou esposa e quatro filhos, o mais novo, um bebê de 1 mês. É fruto da intolerância cultivada neste governo fascista, que para atingir seus objetivos políticos prega a eliminação dos adversários, pois, através de discursos criminosos, que vão além da liberdade de expressão e não punidos pelas autoridades, o incentivo ao uso da violência física surgem com atos terroristas e assassinato.

Marcelo Arruda, foi candidato a vice-prefeito pelo Partido dos Trabalhadores em 2020, era Diretor do Sindicato dos Servidores de Foz de Iguaçu (SISMUFI), líder partidário, é o primeiro a perder a vida por intolerância política, que faz lembrar as frases de ódios: “Vamos botar ponto final em todos os ativismos no Brasil” e “vamos fuzilar a petralhada”. O assassino invadiu se vangloriando, “é Bolsonaro seus filhos da puta”. O preço da ignorância teve resultado trágico.

 

 

 

 

 

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Vereador Franciney Melo, prefeito interino de Cruzeiro do Sul

 



Próximo de completar dois anos de mandato, na legislatura 2001-2004, o jovem vereador e residente da câmara municipal de Cruzeiro do Sul, Franciney Melo (PP), assume a chefia do poder executivo interinamente pela 2a vez. O presidente da câmara assume automaticamente, quando da ausência do prefeito e vice-prefeito.



O prefeito em exercício, Franciney Melo, na primeira missão do dia, visita a Unidade Básica de Saúde da Vila Laginha e ouve as considerações do Dr. Rodrigo Moura e da Coordenadora, a enfermeira Brenda, quanto as demandas e os procedimentos no Posto de Saúde.

Ainda na terça-feira (5), na abertura dos jogos escolares 2022, fase rural, na Vila Santa Luzia, o chefe do executivo acompanhado da Coordenadora do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino e outras autoridades, prestigiaram a solenidade valorizada pelos estudantes e moradores da comunidade. Com 30 escolas da zona rural envolvidas nos jogos, Santa Luzia e todas as instituições de ensino do município buscam atingir o objetivo principal que é participar da fase estadual. 


O prefeito interino afirma que “os jogos escolares ajudam a promover a verdadeira inclusão social. E o reflexo positivo dessa iniciativa atinge não só o estudante em seu ambiente escolar, mas também o estudante enquanto cidadão, na sua formação de caráter e conduta na sociedade”.




O prefeito, Franciney Melo acompanhou o Secretário de Obras, Josinaldo Batista, vistoriando os serviços na rua 7 de setembro, entre os bairros da Baixa e Cruzeirinho, reivindicação do seu gabinete como vereador que atendeu pedidos dos moradores, e que está sendo executada pelo executivo e teve a oportunidade de acompanhar os serviços como chefe do poder executivo municipal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


segunda-feira, 4 de julho de 2022

Com Jorge Viana sempre


Imagem: Arquivo pessoal Gontran Neto


No dia 1 de julho de 2022, o ex-prefeito de Rio Branco, ex-governador do Acre por dois mandatos e ex-senador Jorge Viana, concedeu uma entrevista ao jornalista, Itaan Arruda, na TV Gazeta, que repercutiu no mundo político acreano e despertou comentários positivos dos admiradores e de quem reconhece o seu trabalho, negativos de adversários que acusaram o golpe, e furiosos, advindos de alguns atores que já foram aliados, mas que não admitem em hipótese alguma, Jorge Viana, forte candidato a qualquer cargo, concorrer ao governo do Acre. 

Como não querer de volta ao governo um político que colocou o Acre nos trilhos, valorizou os servidores públicos, até então humilhados com quatro meses de salários atrasados e conquistaram na gestão petista o direito a receber em dia, retirou o estado das páginas policiais e enfrentou o esquadrão da morte, executou um trabalho de infraestruturas de estradas, portos e aeroporto, além de fortalecer a educação acreana. Acre aqui

Jorge Viana possui uma história que lhe concede o direito de escolha para qual cargo político deve concorrer, não precisa provar para seus adversários seu comprometimento com o povo, diferentemente de alguns que obtiveram o voto de confiança dos acreanos, mas não valorizam, ao contrário, corroboram com a miséria, o desemprego e a inflação e ainda apoiam a vergonha do orçamento secreto, portanto, caminhar com quem sempre teve lado é uma decisão consciente, #TamoJunto.

Expressar o que pensa no ambiente político proporciona mudanças de conceitos celeremente em alguns figurantes que acreditam ser protagonistas, opiniões firmes e transfiguradas, mediante (in) gratidão e (falta) lealdade, dessa maneira fica claro uma identidade que alguns preservam, enquanto outros já surgem com códigos de validades expirados, mas é do jogo, além disso, é sacramentado para estes indivíduos o juízo de valor, visto que os insultos evidenciam a extensão do ódio. 


  ac24horas Carioca avalia com lucidez que, caso o governador Gladson e o Progressistas não tivessem apresentado candidato próprio à Prefeit...