domingo, 27 de fevereiro de 2022

A Região do Juruá Carece de cardiologistas para atenderem no Hospital Regional do Juruá, e é URGENTE

Imagem/Gontran Neto




O Acre, assim como outros estados das unidades federativas, e o mundo estão convivendo ainda  com um vírus que já ceifou mais de 649 mil brasileiros, desses, quase 2000 mil são acreanos e um pouco mais de 10% dessas vítimas do Acre, são de Cruzeiro do Sul, que teve ainda mais de 15 mil contaminados, não são só números em que as pessoas já se ambientaram e desprezaram o perigo da pandemia e pós contágio, em vista disso, se faz necessário uma política para investigar e curar as sequelas nas pessoas, que adquiram outros tipos de doenças.

Cruzeiro do Sul tem uma complicação imensa no Hospital do Juruá para ser resolvida, e precisa que os #DeputadosEstadualAcre cobrem do governo estadual,  pois o número de médicos especialistas reduziu na unidade, o oftalmologista e o urologista faleceram, duas cardiologistas não prestam mais serviços no HJ, dessa maneira com um único cardiologista no hospital que atende também na capital do estado, o risco de os pacientes perderem a vida e se complicarem com problemas de coração, é assustador, e ainda, a redução de outros especialistas para atendimento pela Sesacre.

Pacientes que dão entrada no Pronto Socorro de Cruzeiro do Sul precisando de atendimento urgente com problemas cardíacos são atendidos por clínico geral, que desempenham suas funções com eficiência, e buscam respostas do especialista através do telefone ou mensagens quando o cardiologista não se encontra no HJ, nem sempre com êxito. Como fica a UTI sem este especialista? Qual o papel do governo do estado diante deste fato gravíssimo? Até quando vão ficar apreciando este descaso em uma unidade hospitalar que atende toda uma imensa região? O #MP não pode exigir que o estado assuma seu papel e tome uma atitude? e a ANSSAU, gestora do HJ vai ficar observando? 

Depoimento de um médico local “Em terra de cego quem tem um olho é rei, o Hospital do Juruá ficou cego, pois dispunha de dois, agora nenhum, ademais se dois não davam conta, imagina um que não está presente, gravíssimo a situação”.

Outra situação é que as pessoas de baixo poder aquisitivo com sequelas da covid ou não, que precisam de médicos cardiologistas, só tem no consultório particular, mas que na atual conjuntura econômico não é possível para alguns, e impossível para outros.

 o Tratamento Fora de Domicilio não possui poder de resolutividade com todos os problemas acumulados, (a famosa demanda reprimida) muito embora a imprensa não divulga mais a situação caótica, dar a sensação que tudo funciona normalmente, no entanto, desde junho de 2018 na área cardiológica para crianças e adolescentes aguardam consultas e exames com cardiopediatra, ressalte-se que mais de 80 pacientes nesta especialidade foram atendidos em Cruzeiro do Sul por dois especialistas em cardiopediatria com exames e consultas há três anos, e estão aguardando retorno, este é o retrato da Saúde em Cruzeiro do Sul. 


terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

A falta de manutenção na BR-364 deixará a população do Juruá/Tarauacá/Envira isolada neste inverno

Imagem/Rede Social
 


O trecho da BR-364 que liga Cruzeiro do sul a capital acreana está um escangalho, trecho de Tarauacá para Sena Madureira é a cara do país, e as autoridades responsáveis pela manutenção não cumprem com suas obrigações, estampando o resultado do abandono, enquanto isso a população do Juruá pode ficar sem trafegabilidade neste período invernoso.

A população que depende da BR-364 conta com três senadores, maioria absoluta de deputados federais na base de apoio do governo em Brasília, todavia nosso estado virou rascunho para estes senhores, ou seja, os tempos em que a BR-364 elegia políticos enganadores voltou a ser realidade, infelizmente estes representantes são reféns de um governo que aprecia um “orçamento secreto”, e decretar sigilo nos gastos feitos por ele, e para o povo, nem o direito de espernear.  

Visivelmente a apatia dessas autoridades e as fraquezas nos mandatos são vergonhosas, todos se dizem “chegados” do déspota, mas só no discurso, não aguentam um grito do capitão, não esquecendo que falta pulso para o governo do estado para cobrar seus parlamentares aliados, o comodismo trará um resultado desastroso para os municípios neste período de chuvas.

Inserindo no jogo um Jornalista de uma rádio local que no passado, ou seja, nos governos de esquerda usava de sua “neutralidade profissional” para repudiar, acusar, insultar, esculhambar quando a BR 364 apresentava alguns defeitos ou riscos, a mesma cólera não é vista nos dias de hoje, aliás as desculpas e justificativas são patéticas.

Um grupo de empresários se manifestavam furiosamente se a BR-364 não fosse permanentemente uma pista de corrida, pois os danos materiais, os custos com combustíveis em outrora era repulsivo, fato que está acontecendo na atualidade e não se presencia nem uma nota de rota pé sobre a situação crítica da BR 364, ou qualquer outro espetáculo.

Para onde foram os comentários agressivos dos donos/gerentes das empresas de ônibus, do presidente sindicato dos taxistas, dos caminhoneiros e outras categorias que necessitam transitar diariamente pela rodovia e esbarram com situação pior do que alguns ramais.

Tinha deputado estadual com nome de cantor, que não abandonava a tribuna da casa legislativa, dos meios de comunicação e das redes sociais com acusações levianas aos governos por não dar as condições de uma BR dos sonhos e neste momento a impetuosidade findou, ou seja, não importa os acidentes, os perigos, o tempo de viagem, os gastos com combustível, os transtornos o que interessa é a conivência para com o desprezo dos governos.

Ainda querem fazer uma ligação terrestre de Cruzeiro do Sul para o Peru, se não possuem a capacidade de manter a que está aberta, e de mais a mais, vai beneficiar quem mesmo esta ligação? Pois até o momento a cidade se mantém entre as “privilegiadas” com os custos de vida mais elevado do país, mesmo com várias desculpa, pois já se teve transporte fluvial, já foi aberto a BR-364 e inaugurado a ponte do Madeira, e benefícios para o consumidor? só em sonhos. Chega de enganar o povo, vergonha na cara não faz mal a ninguém.


domingo, 6 de fevereiro de 2022

Negacionismo e charlatanismo, é o fim!

 

Imagem: www.bing.com



Mesmo a pandemia prosseguindo e deixando rastros de infeccionados e mortos pelo país, ainda existem aqueles que buscam não seguir as orientações da ciência de forma alguma e continuam a padecerem com as consequências desse ato bestial.

Devido a um obscurantismo sem limite de alguns, um ódio que se encontrava no imo adormecido e foi despertado em outros, uma inépcia estimada e louvada por autoridades sem responsabilização causando uma insegurança na nação e enaltecido por seguidores, assim, as consequências das políticas desastrosas no país não comoveram as famílias do bem, para eles, portanto o lucro sem limites é o paradigma que não deve ser interrompido.

A razão jamais entra nos argumentos dos negacionistas, pois mesmo com um pouco mais de 70% da população brasileira vacinada, os números de mortos e internados tenham reduzidos significativamente, ele, os crânios acreditam na transmissão da aids através da vacina contra Covid-19, propagam que a vacina não salva vidas e que os medicamentos sem eficácias são os remédios de confiança, ou seja verdadeiros alienados.

A leitura que se faz no Acre na atualidade é que os leitos de uti no Into estão todos lotados, o hospital de campanha do Juruá em Cruzeiro do Sul reabriu, os números de contaminados fora de controle, os registros dos  primeiros cinco dias de fevereiro são de 23 óbitos, mas a pirraça de alguns indivíduos em andar sem máscara virou rotina, e o desacato as medidas tomadas pelas autoridades para combater a disseminação do vírus é frequente e abusiva.

 


Rapidinhas com UrtigaDojuruá

 Por: Evilásio Santos Sobre a pesquisa do Instituto Data Control, divulgada nesta sexta-feira, (27) Nesta sexta-feira saiu o resultado de um...